Pesquisa documental, de abordagem qualitativa, inserida no campo dos Estudos Culturais. O cenário da pesquisa será as mídias sociais Instagram® e Facebook. A população do estudo constitui-se de perfis dessas mídias que abordem a morte ou os cuidados paliativos. Dentre os quais, compõe a amostra, os que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os critérios de inclusão são: perfis com modo de visualização público, de profissionais, instituições de saúde, sociedades de conhecimento, associações, projetos de ensino, de pesquisa ou de extensão, Ligas acadêmicas ou pacientes que compartilham publicamente suas experiências de adoecimento; com publicações em português, inglês ou espanhol, com publicações ativas em 2020. Os critérios de exclusão são: perfis sem imagem de identificação, perfis que não tenham descrição na biografia. A coleta de dados iniciou em Outubro de 2020, de maneira online, por acadêmicas de enfermagem diretamente na rede social Instagram acessando a ferramenta “buscar”, inserindo individualmente os termos em português, inglês e espanhol, respectivamente: cuidados paliativos, paliativos, paliativas, morte, morrer, final de vida, luto, palliative care, palliative, death, deathcafe, dying, end-of-life, muerte, morir. Além disso, inseriu-se a expressão “pallium”. Após inserir o termo no item de busca, foi aplicado o filtro “contas”, de modo a identificar os perfis, excluindo publicações aleatórias associadas aos termos com marcações específicas. Destaca-se que após a organização e análise de dados da mídia social Instagram, o mesmo processo será desenvolvido no Facebook. A coleta de dados online apresenta como benefício o acesso a grandes amostras, de diferentes lugares. Entretanto, pode haver uma chance maior de viés na escolha de documentos ou pessoas elegidas para constituir a amostra dos estudos (13).
Inicialmente, é realizado o levantamento das páginas existentes somente pelo título ou identificação. Posteriormente, foram adentrados os perfis para uma primeira verificação geral sobre os assuntos abordados. Além disso, foram consultados os perfis de modo a identificar outras páginas que pudessem abordar os assuntos investigados, mas que não foram encontradas na busca inicial utilizando os termos. Após, os perfis mantidos para a composição do material empírico de análise serão novamente consultados para a extração de dados específicos.
Dos perfis que integrarão o material de análise foram extraídas as seguintes informações: título da página, assunto abordado na biografia, se é uma página verificada ou não, o tipo de página (pessoal, profissional, institucional, projeto, etc), o país, número de publicações na página, número de seguidores, perfis seguidos, quantas fotos, quantos vídeos, o tempo de duração dos vídeos caso publique, os conteúdos publicados, descrição da foto e/ou vídeo mais curtido e descrição textual que acompanha tais fotos e/ou vídeos.
Essas informações foram extraídas em formulário online elaborado no programa Google Forms. Além disso, as fotos mais curtidas serão arquivadas em pasta para conferência da descrição com a imagem. Mas o conteúdo visual enquanto imagem não integrará os resultados do estudo.
Os dados foram organizados em planilha do Programa Excel, gerada pelo Google Forms. Os dados qualitativos referentes às descrições das imagens e dos vídeos estão em processo de organização no programa Atlas. ti, versão de demonstração e de estudante
Os dados referentes à caracterização serão analisados por meio de frequência absoluta e porcentagem. Os dados qualitativos serão submetidos a análise de discurso de inspiração foucaultiana. Para o autor, discursos não podem ser compreendidos como um conjunto de signos, mas práticas que formam os objetos dos quais ele emerge (11). Nesse tipo de análise, busca-se dar visibilidade às relações históricas de práticas discursivas (textos, falas, imagens) e não discursivas (gestos, hábitos, disposição de objetos, arquiteturas), as quais constituem um discurso. Além disso, situar as posições de sujeito, multiplicá-las, e descrever as relações de poder entre quem os evoca (12). É detalhar como “eles circulam, como lhes é atribuído este e não aquele valor de verdade, de que modo os diferentes grupos e culturas deles se apropriam”(12):51.
Como os dados são de domínio público este projeto não precisa ser submetido à apreciação por Comitê de ética em Pesquisa. Entretanto, serão respeitados os princípios éticos em relação ao uso das imagens.