Nome do Projeto
A Justiça na doutrina soteriológica de Anselmo de Aosta no Cur Deus Homo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 31/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Em sua importante obra 'Cur Deus homo', Anselmo de Aosta (1033-1109) apresenta, apoiado em rigorosa argumentação racional sua doutrina soteriolótica, consoante a qual a encarnação do verbo é necessária para a superação do mal humano, advindo da queda adâmica. Em que pese o caráter teológico do problema, a argumentação e os pressupostos são filosóficos. O estudo que vamos empreender busca elucidar as categorias éticas utilizadas por Anselmo, sobretudo sua percepção de justiça, a fim de verificar se procede a crítica consoante a qual a doutrina anselmiana deixaria transparecer os ideais de justiça do feudalismo vigente em seu tempo.

Objetivo Geral

Analisar a doutrina soteriológica de Anselmo de Aosta, presente no Cur Deus homo, a fim de elucidar os seus pressupostos, fundamentos e consequências éticas.

Justificativa

Anselmo é um autor relevante na história da filosofia medieval. O objeto da pesquisa, em que pese tratar de questão eminentemente teológica, é abordado numa perspectiva filosófica. O tema reveste-se de importância também pelo papel que exerce na formação da consciência moral no ocidente cristão.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que terá em conta a bibliografia fonte, bem como o estudos dos mais importantes intérpretes da obra anselmiana e da temática, em geral.

Indicadores, Metas e Resultados

Produção de, ao menos dois artigos relacionados ao tema. O objeto da pesquisa será também tema de disciplina ofertada no PPG Filosofia da UFPel, além de disciplina optativa nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOUGLAS CHAVES DE SOUZA
MANOEL LUIS CARDOSO VASCONCELLOS8
MARCOS VINÍCIUS MADRUGA VAZ

Página gerada em 19/04/2024 05:31:53 (consulta levou 0.282547s)