Nome do Projeto
Sucesso do tratamento endodôntico em pacientes HIV positivos. Uma revisão sistemática e Meta-análise
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
17/05/2021 - 31/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Este estudo foi desenvolvido de acordo com o checklist PRISMA (MOHERet al., 2009) e focado na seguinte questão: "Em pacientes HIV positivos tratados endodonticamente, a presença do vírus influencia na regressão da lesão periapical e nas taxas de sucesso do tratamento?" As bases de dados MEDLINE-Pubmed, Scopus, Web of Science, EMBASE e Lilacs foram pesquisadas até 10 de setembro de 2020 para encontrar estudos relevantes que avaliaram a regressão da lesão periapical e taxa de sucesso em pacientes HIV+ após tratamento endodôntico em comparação ou não com pacientes HIV-. Para serem incluídos os estudos deveriam apresentar as seguintes características: estudos observacionais (transversais, caso-controle e coorte) ou estudos clínicos comparando pacientes adultos HIV+ e controles HIV-; estudos envolvendo tratamento endodôntico em pacientes HIV+ que realizaram acompanhamento radiográfico ou outros exames de imagem; estudos que reportaram a taxa de sucesso ou falha após um mínimo de três meses do tratamento endodôntico em pacientes HIV+. As listas de referências de cada estudo selecionado foram recuperadas manualmente para elegibilidade. Além disso, uma adaptação da estratégia de busca foi adotada para a base de dados Google Scholar para detectar a literatura cinzenta. Não houve imposição de idioma ou dados de publicação. A seleção dos estudos foi realizada de forma independente por dois pesquisadores (CFS e SRX) na plataforma para revisões sistemáticas Rayyan (OUZZANI et al., 2016), quando um consenso não foi possível, um terceiro revisor foi envolvido neste processo (NMP). A extração de dados foi realizada da mesma forma utilizando uma planilha do Excel desenvolvida especificamente para este estudo. A análise do risco de viés de cada estudo selecionado também foi avaliado de forma independente por dois revisores (CFS e SRX), e um terceiro revisor (NMP) foi envolvido apenas quando um consenso não foi possível.

Objetivo Geral

O objetivo deste trabalho é determinar se em pacientes HIV positivos tratados endodonticamente, a presença do vírus influencia na regressão da lesão periapical e nas taxas de sucesso do tratamento

Justificativa

Não há na literatura evidências científicas suficientes a respeito do real papel do vírus do HIV na ocorrência e regressão de lesões periapicais.

Metodologia

Este estudo foi desenvolvido de acordo com o checklist PRISMA (MOHERet al., 2009) e focado na seguinte questão: "Em pacientes HIV positivos tratados endodonticamente, a presença do vírus influencia na regressão da lesão periapical e nas taxas de sucesso do tratamento?" As bases de dados MEDLINE-Pubmed, Scopus, Web of Science, EMBASE e Lilacs foram pesquisadas até 10 de setembro
de 2020 para encontrar estudos relevantes que avaliaram a regressão da lesão periapical e taxa de sucesso em pacientes HIV+ após tratamento endodôntico em comparação ou não com pacientes HIV-.
Para serem incluídos os estudos deveriam apresentar as seguintes
características: estudos observacionais (transversais, caso-controle e coorte) ou estudos clínicos comparando pacientes adultos HIV+ e controles HIV-; estudos envolvendo tratamento endodôntico em pacientes HIV+ que realizaram acompanhamento radiográfico ou outros exames de imagem; estudos que reportaram a taxa de sucesso ou falha após um mínimo de três meses do tratamento endodôntico em pacientes HIV+. As listas de referências de cada estudo
selecionado foram recuperadas manualmente para elegibilidade. Além disso, uma adaptação da estratégia de busca foi adotada para a base de dados Google Scholar para detectar a literatura cinzenta. Não houve imposição de idioma ou dados de publicação.
A seleção dos estudos foi realizada de forma independente por dois
pesquisadores (CFS e SRX) na plataforma para revisões sistemáticas Rayyan (OUZZANI et al., 2016), quando um consenso não foi possível, um terceiro revisor foi envolvido neste processo (NMP). A extração de dados foi realizada da mesma forma utilizando uma planilha do Excel desenvolvida especificamente para este estudo. A análise do risco de viés de cada estudo selecionado também foi avaliado de forma independente por dois revisores (CFS e SRX), e um terceiro revisor (NMP) foi envolvido apenas quando um consenso não foi possível.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se determinar se pacientes HIV positivos apresentam menores taxas de sucesso do tratamento endodôntico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE FERNANDES E SILVA
FERNANDA GERALDO PAPPEN2
NATALIA MARCUMINI POLA2
SAMANTHA RODRIGUES XAVIER

Página gerada em 28/03/2024 07:05:13 (consulta levou 0.133135s)