Nome do Projeto
Caracterização de atividades imunomoduladoras e antivirais de biocompostos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
13/06/2021 - 13/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Esse projeto pretende avaliar propriedades antivirais e imunomoduladoras de compostos biológicos naturais, com vistas a possibilidades de uso como adjuvantes, em profilaxia ou terapia.

Objetivo Geral

Caracterizar possibilidades de atividades antioxidante, e ou de estimulação de respostas Th1, Th2 Th17 e ou T reguladora. Imunomoduladores são moléculas com capacidade de atuar nos mecanismos de resposta imune visando estimular a resposta natural e ou específica e moderar a resposta hiperativa. Linfócitos TCD4+ (células TH) podem diferenciar-se em fenótipos denominados TH1, TH2, TH17 e TH regulador (Treg), distinguidos em função das diferentes citocinas sintetizadas. TH1 produzem citocinas envolvidas na estimulação de proliferação e ativação de linfócitos T e células NK, importantes efetoras da imunidade celular. TH2 secreta citocinas (IL-4, IL-5, IL-10 and IL-13) que auxiliam os linfócitos B para o desenvolvimento da imunidade humoral. LTH 17 tem importante papel no combate a infecções bacterianas, e está associado a doenças inflamatórias crônicas. Os linfócitos T reguladores são uma população de linfócitos T que agem para suprimir a ativação do sistema imune, mantendo-o em homeostase e tolerante a antígenos próprios. Os imunomodulares atuam principalmente na diferenciação desses linfócitos, modificando o tipo e nível de citocina secretada. Imunomoduladores naturais incluem alguns compostos nutricionais, moléculas extraídas de plantas, extratos vegetais, própolis, probióticos, ou até mesmo peptídeos antimicrobianos. Os imunomoduladores podem ser classificados quanto a função como: imunossupressores ou imunoestimulantes. Alguns deles podem ter ambas propriedades, dependendo do contexto. Embora existam muitas investigações sendo conduzidas a respeito de imunomoduladores naturais são escassos os estudos conduzidos em animais, principalmente cães e gatos. O presente projeto pretende avaliar o efeito imunomodulador de diferentes compostos naturais em macrófagos e linfócitos. Outro objetivo é avaliação de atividades antivirais,

Justificativa

Há escassez de dados sobre imunomoduladores para uso em animais. Há escassez de antivirais em uso.

Metodologia

As células serão cultivadas e a citotoxicidade será avaliada. Após estabilização das células, serão estimuladas ou não e tratadas com os compostos a serem avaliados, em diferentes concentrações. Após incubação de 6-8 horas as células serão congeladas a -80°C para posterior extração de RNA. cDNAs serão submetidos a qPCR para avaliação da expressão gênica das citocinas IL-2, IL-4, IL-10, IL-12, IFN tipo I, IFNɣ, TNFβ, IL-17, e outras utilizando primers específicos. As reações serão realizadas em aparelho StepOne PLus®. Os dados serão comparados utilizando-se o método 2-Δ ΔCT e a significância analisada por método estatístico teste t. Também será avaliado produção de óxido nítrico pelo método e Griess, após 24horas de tratamento e índices de fagocitose. Ensaios antiviaris serão conduzidos para vírus de diversas famílias, por metodologias tradicionais.

Indicadores, Metas e Resultados

O presente trabalho avaliará compostos de diferentes origens. Espera-se que os diferentes compostos apresentem excelente atividade moduladora do sistema imune, visando novas perspectivas de compostos para uso antimicrobiano e para controle de infecções virais ou novas perspectivas terapêuticas das enfermidades. Com a proposta de projeto espera-se participar de atualizações sobre estudos na área de compostos naturais. Além disso, propõe divulgar os resultados através de artigos em revistas indexadas da área de estudo e eventos, como congressos e simpósios.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA DE ASSIS SCARIOT
CLOE SCHIAVON PICH1
GEFERSON FISCHER1
LEONARDO CLASEN RIBEIRO
MARCELO DE LIMA1
MATHEUS IURI FRUHAUF
NADÁLIN YANDRA BOTTON
PAULO RICARDO CENTENO RODRIGUES1
RENATA MARQUES PIEROBOM GRESSLER
RENATA NOBRE DA FONSECA
SILVIA DE OLIVEIRA HUBNER2
WINNIE DE OLIVEIRA DOS SANTOS

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 5.000,00Coordenador

Página gerada em 26/04/2024 08:24:01 (consulta levou 0.178226s)