Nome do Projeto
Análise discursiva de gêneros: das marcas linguísticas às marcas enunciativas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2021 - 31/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Esta pesquisa trabalha com o gênero discursivo numa perspectiva de análise que combine o trabalho com a língua e o texto, do ponto de vista da linguística da enunciação, e o trabalho com a situação de enunciação dos gêneros, a fim de se analisarem exemplares de gênero tanto de acordo com as condições sociais e históricas em que os gêneros são produzidos e recebidos e em que circulam e o tipo de locutor que os produz para quais interlocutores, como de acordo com as características textuais dos exemplares de gêneros, enfatizando a relação entre marcas linguísticas e marcas enunciativas. Trata-se da continuação de um projeto que teve início em 2017.

Objetivo Geral

Esta pesquisa tem como objetivo principal propor uma metodologia de análise de gêneros discursivos considerando as condições sociais e históricas em que eles são produzidos e recebidos e as suas características linguístico- textuais. Também se objetiva verificar as relações enunciativas que se estabelecem entre entre ois interlocutores a partir da distinção entre marca linguísticas e marcas enunciativas, evidenciando os sentidos criados na enunciação

Justificativa

Esta pesquisa se justifica em função da necessidade de tratar as questões discursivas nas análises de gêneros, muitas vezes reduzidas ao tratamento dos aspectos textuais. A confusão entre as perspectivas textual e discursiva está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo, que recorre ao referencial teórico pra o trabalho com os gêneros na escola dos postulados do Círculo de Bakhtin, mas define como objeto de ensino/aprendizagem o texto. Do mesmo modo, muitas das pesquisas em linguística aplicada, que têm o discurso como objeto, reduzem o gênero a uma forma textual. É preciso, portanto, que esses aspectos linguísticos-textuais sejam tratados a partir da forma arquitetônica do texto/enunciado.

Metodologia

Esta pesquisa compreende as seguintes fases:
- leitura das obras do Círculo de Bakhtin e de autores que teorizam seus conceitos;
- análise de gêneros de diferentes esferas de uso da linguagem com ênfase em aspectos fundamentais para p tratamento discursivo dos textos: dialogismo, diálogo, enunciado concreto, valoração, ideologia, gênero etc;
- socialização dos resultados da pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, como resultado dessa pesquisa, a veiculação de trabalhos de análises de gêneros discursivo a partir de uma metodologia que articule as marcas linguísticas às marcas enunciativas, tomando o projeto enunciativo como o ponto organizador do texto/enunciado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA MOLINA DOS SANTOS
ANA CLÁUDIA PORTO
CAMILA FRANZ MARQUEZ
CARLA OLIVEIRA BÖHM CARDOSO
CAROLINE SIAS GARCIA DO ROSARIO
EDUARDO SOARES DA CUNHA
GIZELE GARCES DO AMARAL CARDOSO
Gabriele Valim Vargas
KARINA GIACOMELLI8
LUANA DURANTE OLIVEIRA
Letícia Garcia Silva
NESSANA DE OLIVEIRA PEREIRA
NIKOLAS CORRÊA SOUZA
YASMIN DE OLIVEIRA GUIDOTTI

Página gerada em 26/04/2024 16:38:10 (consulta levou 0.134449s)