Nome do Projeto
NÚCLEO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Com a pandemia de coronavírus e a interrupção das atividades presenciais em praticamente todo o globo, entre elas as atividades relacionadas à educação, as universidades tiveram que se adaptar para a continuidade de suas ações. Apesar de ter suspendido as atividades em março de 2020, na UFPel, essa suspensão não se estendeu por muito tempo. Buscando reduzir os danos pedagógicos, a universidade tomou uma série de medidas para garantir a manutenção de uma educação em nível superior de qualidade e segura, incluindo a criação do Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE). Neste momento, que já se vislumbra um possível retorno ao ensino presencial, onde muitos especialistas indicam que deverá ocorrer em um formato híbrido, a UFPel constitui um núcleo permanente em sua estrutura para já organizar, por meio de suporte e definição de políticas institucionais, uma educação a distância e um ensino presencial com uso intensivo de tecnologias digitais que considere as aprendizagens que ocorreram ao longo do período de ensino ensino remoto durante a pandemia. Constitui-se, desta forma, o Núcleo de Políticas de Educação a Distância da UFPel, o NUPED, que incorpora atividades do NATE e da Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED).

Objetivo Geral

O Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, tem como objetivo geral “Proposição e implementação de políticas institucionais, metodologias pedagógicas e suporte tecnológico para o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no âmbito educacional englobando o ensino, a pesquisa e a extensão”.

Justificativa

A justificativa inicial para a criação do NATE foi a necessidade de suporte tecnológico e pedagógico para o ensino remoto durante o período de pandemia causado pela da COVID-19. Neste período o núcleo desenvolveu diversas ações, tais como: a. Criação da Rede NATE - um espaço de formação, colaboração e trocas, na plataforma Moodle, para atender as necessidades de suporte ao e-AULA durante o período previsto para o Calendário Alternativo. b. Criação de canais de comunicação com a comunidade acadêmica - para tanto foi desenvolvida uma fanpage na rede social Facebook, um site no sistema institucional WordPress, elaboração de matérias e reportagens para publicização das ações do NATE no portal da universidade, assim como a criação de spots e conteúdos em áudio para a rádio Federal FM. Foi também nos primeiros meses de trabalho que foi realizado o desenvolvimento da marca visual do núcleo. c. Ações de formação/capacitação para docentes e suporte para ambientação no Moodle - ao longo de um ano foram realizadas diversas ações de capacitação para docentes, discentes e monitores virtuais. d. Produção de materiais didáticos/orientadores - diversos materiais foram produzidos com, por exemplo, o Guia Docente, o Guia Discente, um manual para utilização da webconf, um checklist para criação de disciplinas no e-AULA, um manual para orientar ações de resgate ao estudante, intitulado de Manual de Permanência, playlist de vídeos orientadores para docentes e discentes, dentre outros materiais. e. Realização de pesquisas para avaliação dos calendários acadêmicos implementados durante a pandemia - procurou-se identificar como o NATE/UFPel poderia contribuir para qualificar suas ações e agir em tempo hábil para prover alternativas de auxílio a professores/as e estudantes nesse período de calendário remoto. f. Atendimento ao usuário - foi estruturado e está em pleno funcionamento um serviço de atendimento ao usuário, em geral professores e alunos, para tirar dúvidas sobre o funcionamento das plataformas digitais de ensino-aprendizagem. A partir de agora, com a perspectiva de uma volta gradual ao ensino presencial onde, inicialmente, deve ocorrer o ensino híbrido, continua necessário que o NUPED dê suporte à comunidade universitária. Para além do ensino híbrido, o núcleo incorporou a unidade institucional de suporte a Educação a Distância, a Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED). Nesta perspectiva, de uma unidade que não mais atende apenas ao ensino remoto (emergencial) e presta também suporte ao ensino híbrido, que combina momentos presenciais e on-line, é preciso contar com uma equipe de servidores e bolsistas que estejam capacitados para dar esse todo esse atendimento.

Metodologia

O NATE, e agora o NUPED, disponibiliza, durante o período da pandemia, diversos serviços que possuem naturezas distintas. Para cada um é possível estabelecer uma metodologia diferente. Em geral procura-se planejar as atividades, implementar, avaliar e redesenhar a proposta.

Indicadores, Metas e Resultados

- quantidade de tickets atendidos;
- Tempo de resposta no atendimento;
- quantidade de formações ofertadas (oficinas, Moocs, etc);
- feedback das formações;
- quantidade de projetos educacionais apoiados (disciplinas, cursos, etc);
- templates cocriados;
- métodos cocriados;
- material no repositório;
- quantidade de políticas institucionais sobre EaD propostas e implementadas;
- quantidade de referenciais e outros instrumentos (rubrica, checklists) de qualidade propostos e implementados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE E SOUZA HENRIQUES
BRUNA IRIGONHE RAMOS
CARLOS EDUARDO AVILA BAUER
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA20
FABIANO DA SILVA DOS ANJOS
GABRIEL JULIANI LOPES
JONAS MACHADO RODEGHIERO
Janise Ignacio dos Santos
LAURA BARELA PEREIRA
LUCIA HELENA FIALHO PEREIRA DA SILVEIRA
MANOELA MOREDA NEVES VERGARA
MARIA LUIZA ROSSANO GARCIA
MARIBEL DA ROSA ANDRADE
MAYCOL PAIXAO BASTOS
MIGUEL MARTINS DOS SANTOS
PEDRO DA SILVA VERGARA
RAUL SALOMÃO DE SOUZA
RENAN GOMES LEMOS

Página gerada em 25/04/2024 19:40:34 (consulta levou 0.145750s)