Nome do Projeto
NÚCLEO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Com a pandemia de coronavírus e a interrupção das atividades presenciais em praticamente todo o globo, entre elas as atividades relacionadas à educação, as universidades tiveram que se adaptar para a continuidade de suas ações. Apesar de ter suspendido as atividades em março de 2020, na UFPel, essa suspensão não se estendeu por muito tempo. Buscando reduzir os danos pedagógicos, a universidade tomou uma série de medidas para garantir a manutenção de uma educação em nível superior de qualidade e segura, incluindo a criação do Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE). Neste momento, que já se vislumbra um possível retorno ao ensino presencial, onde muitos especialistas indicam que deverá ocorrer em um formato híbrido, a UFPel constitui um núcleo permanente em sua estrutura para já organizar, por meio de suporte e definição de políticas institucionais, uma educação a distância e um ensino presencial com uso intensivo de tecnologias digitais que considere as aprendizagens que ocorreram ao longo do período de ensino ensino remoto durante a pandemia. Constitui-se, desta forma, o Núcleo de Políticas de Educação a Distância da UFPel, o NUPED, que incorpora atividades do NATE e da Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED).
Objetivo Geral
O Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, tem como objetivo geral “Proposição e implementação de políticas institucionais, metodologias pedagógicas e suporte tecnológico para o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no âmbito educacional englobando o ensino, a pesquisa e a extensão”.
Justificativa
A justificativa inicial para a criação do NATE foi a necessidade de suporte tecnológico e pedagógico para o ensino remoto durante o período de pandemia causado pela da COVID-19. Neste período o núcleo desenvolveu diversas ações, tais como: a. Criação da Rede NATE - um espaço de formação, colaboração e trocas, na plataforma Moodle, para atender as necessidades de suporte ao e-AULA durante o período previsto para o Calendário Alternativo. b. Criação de canais de comunicação com a comunidade acadêmica - para tanto foi desenvolvida uma fanpage na rede social Facebook, um site no sistema institucional WordPress, elaboração de matérias e reportagens para publicização das ações do NATE no portal da universidade, assim como a criação de spots e conteúdos em áudio para a rádio Federal FM. Foi também nos primeiros meses de trabalho que foi realizado o desenvolvimento da marca visual do núcleo. c. Ações de formação/capacitação para docentes e suporte para ambientação no Moodle - ao longo de um ano foram realizadas diversas ações de capacitação para docentes, discentes e monitores virtuais. d. Produção de materiais didáticos/orientadores - diversos materiais foram produzidos com, por exemplo, o Guia Docente, o Guia Discente, um manual para utilização da webconf, um checklist para criação de disciplinas no e-AULA, um manual para orientar ações de resgate ao estudante, intitulado de Manual de Permanência, playlist de vídeos orientadores para docentes e discentes, dentre outros materiais. e. Realização de pesquisas para avaliação dos calendários acadêmicos implementados durante a pandemia - procurou-se identificar como o NATE/UFPel poderia contribuir para qualificar suas ações e agir em tempo hábil para prover alternativas de auxílio a professores/as e estudantes nesse período de calendário remoto. f. Atendimento ao usuário - foi estruturado e está em pleno funcionamento um serviço de atendimento ao usuário, em geral professores e alunos, para tirar dúvidas sobre o funcionamento das plataformas digitais de ensino-aprendizagem. A partir de agora, com a perspectiva de uma volta gradual ao ensino presencial onde, inicialmente, deve ocorrer o ensino híbrido, continua necessário que o NUPED dê suporte à comunidade universitária. Para além do ensino híbrido, o núcleo incorporou a unidade institucional de suporte a Educação a Distância, a Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED). Nesta perspectiva, de uma unidade que não mais atende apenas ao ensino remoto (emergencial) e presta também suporte ao ensino híbrido, que combina momentos presenciais e on-line, é preciso contar com uma equipe de servidores e bolsistas que estejam capacitados para dar esse todo esse atendimento.
Metodologia
O NATE, e agora o NUPED, disponibiliza, durante o período da pandemia, diversos serviços que possuem naturezas distintas. Para cada um é possível estabelecer uma metodologia diferente. Em geral procura-se planejar as atividades, implementar, avaliar e redesenhar a proposta.
Indicadores, Metas e Resultados
- quantidade de tickets atendidos;
- Tempo de resposta no atendimento;
- quantidade de formações ofertadas (oficinas, Moocs, etc);
- feedback das formações;
- quantidade de projetos educacionais apoiados (disciplinas, cursos, etc);
- templates cocriados;
- métodos cocriados;
- material no repositório;
- quantidade de políticas institucionais sobre EaD propostas e implementadas;
- quantidade de referenciais e outros instrumentos (rubrica, checklists) de qualidade propostos e implementados.
- Tempo de resposta no atendimento;
- quantidade de formações ofertadas (oficinas, Moocs, etc);
- feedback das formações;
- quantidade de projetos educacionais apoiados (disciplinas, cursos, etc);
- templates cocriados;
- métodos cocriados;
- material no repositório;
- quantidade de políticas institucionais sobre EaD propostas e implementadas;
- quantidade de referenciais e outros instrumentos (rubrica, checklists) de qualidade propostos e implementados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE E SOUZA HENRIQUES | |||
BRUNA IRIGONHE RAMOS | |||
CARLOS EDUARDO AVILA BAUER | |||
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA | 20 | ||
FABIANO DA SILVA DOS ANJOS | |||
GABRIEL JULIANI LOPES | |||
JONAS MACHADO RODEGHIERO | |||
Janise Ignacio dos Santos | |||
LAURA BARELA PEREIRA | |||
LUCIA HELENA FIALHO PEREIRA DA SILVEIRA | |||
MANOELA MOREDA NEVES VERGARA | |||
MARIA LUIZA ROSSANO GARCIA | |||
MARIBEL DA ROSA ANDRADE | |||
MAYCOL PAIXAO BASTOS | |||
MIGUEL MARTINS DOS SANTOS | |||
PEDRO DA SILVA VERGARA | |||
RAUL SALOMÃO DE SOUZA | |||
RENAN GOMES LEMOS |