Nome do Projeto
Fenomenologia Crítica: construindo investigações situadas e corporificadas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/06/2021 - 31/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A articulação entre a Fenomenologia, enquanto corrente filosófica, e a Psicologia, enquanto ciência humana voltada à pesquisa e à intervenção, permanece sendo objeto de indagação de inúmeros pensadores contemporâneos. Elucidar a apropriação metodológica dessa corrente pelo campo mostra-se fundamental para a formação do/a graduando/a de psicologia, começando com a compreensão de pessoa e de conhecimento veiculadas pela proposta. A lógica que perpassa a pesquisa-intervenção fenomenológica contraria, tanto o senso comum, quanto o positivismo e a metafísica, exigindo um esforço de explicitação constante. Para isso, além do recurso aos textos clássicos desse movimento filosófico, como as obras de Edmund Husserl, Merleau-Ponty e Hannah Arendt, será fundamental o aporte das discussões contemporâneas trazidas pela Fenomenologia Crítica, que articula a visada original de forma interseccional a discussões interdisciplinares com pesquisadores/as voltados às questões de raça, classe, gênero entre outros marcadores sociais.
Objetivo Geral
O objetivo do presente projeto é promover a sistematização metodológica da pesquisa fenomenológica, tanto teórica, quanto empírica, mapeando os fundamentos principais dessa perspectiva. A partir daí, o projeto visa mapear e aprofundar a proposta contemporânea da Fenomenologia Crítica, especificando sua prática e suas consequências ético-políticas. O projeto unificado busca ser um campo articulador de saberes que dialoguem de maneira ampla com outras ações de pesquisa e extensão.
Justificativa
A articulação constante entre processos individuais e sociais, sob uma ótica interseccional exigem novos aportes teórico-metodológicos, capazes de romper o pensamento dicotômico, racional e linear, que aplicado a fenômenos humanos complexos tende a se tornar redutivo. No âmbito da graduação, a metodologia fenomenológica instiga discentes e gera dúvidas, as quais só podem ser sanadas através da prática de pesquisa, no campo, promovendo um diálogo entre conceitos e mundo vivido. Por este motivo, este projeto articula o saber filosófico a diferentes linguagem, teorias e contextos nos quais a perspectiva fenomenológica possa potencializar a ação da psicologia.
Metodologia
A pesquisa vai articular os projetos individuais de discentes com a proposta mais ampla do projeto, visando proporcionar uma sólida fundamentação metodológica que possa sustentar análises críticas e situadas diante da complexa realidade contemporânea. Haverá a indicação de um material-base para a pesquisa teórica, com autores/as previamente escolhidos/as para discutir as implicações na condução da metodologia. Em encontros semanais, com duas horas de duração, serão aplicadas referências como Amadeo Giorgi, Yolanda Forghieri, Dulce Critelli, Gale Salamon e outras, sistematizando as etapas da produção de conhecimento nessa proposta. O aprofundamento dos temas abordados será potencializado pela metodologia da Versão de Sentido, criada por Mauro Amatuzzi, já utilizada com sucesso em projetos anteriores, de forma a instigar os/as discentes a contatarem a própria experiência, articulando-a com a escrita a partir de sua perspectiva singular. Dessa forma, busca-se integrar objetividade e subjetividade, evitando dicotomias e convidando a uma construção dialética do conhecimento, produzido em primeira pessoa. Para ampliar o caráter crítico da proposta, autores da Fenomenologia Crítica serão colocados em diálogo com expoentes de temáticas contemporâneas como Patricia Hills Collins, Audre Lorde, Grada Kilomba, e Donna Haraway, entre outros/as, de forma a construir um olhar verdadeiramente interseccional para os projetos dos/as estudantes em seus processos de iniciação científica, construção de TCC e demais interlocuções acadêmicas.
Indicadores, Metas e Resultados
Almeja-se possibilitar a execução de pesquisas em diferentes temáticas e territórios, promovendo uma pluralidade de olhares e saberes, contribuindo para a formação de discentes críticos e atentos à complexidade da realidade no contexto atual. A partir dos encontros grupais, espera-se produzir material escrito, como artigos científicos, bem como apresentações em congressos da área. Pretende-se também sistematizar as metodologias em curso, através de eventos, capacitações e encontros dentro do curso de Psicologia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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AMANDA HARTWIG DE HARTWIG | |||
BARBARA MEDINA PERES | |||
GABRIEL TIMM DE OLIVEIRA | |||
GIOVANA FAGUNDES LUCZINSKI | 2 | ||
JULIANA ROPKE DUARTE | |||
KIZZY LESSA COUTINHO VITORIA | |||
LUISA LISLIE BOTH GRIEBLER | |||
PAULINIA LEAL DO AMARAL | |||
STHEFANY LACERDA DA SILVA | |||
THAIS SILVA DE OLIVEIRA DIAS |