Nome do Projeto
Fenomenologia Crítica: construindo investigações situadas e corporificadas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/06/2021 - 31/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A articulação entre a Fenomenologia, enquanto corrente filosófica, e a Psicologia, enquanto ciência humana voltada à pesquisa e à intervenção, permanece sendo objeto de indagação de inúmeros pensadores contemporâneos. Elucidar a apropriação metodológica dessa corrente pelo campo mostra-se fundamental para a formação do/a graduando/a de psicologia, começando com a compreensão de pessoa e de conhecimento veiculadas pela proposta. A lógica que perpassa a pesquisa-intervenção fenomenológica contraria, tanto o senso comum, quanto o positivismo e a metafísica, exigindo um esforço de explicitação constante. Para isso, além do recurso aos textos clássicos desse movimento filosófico, como as obras de Edmund Husserl, Merleau-Ponty e Hannah Arendt, será fundamental o aporte das discussões contemporâneas trazidas pela Fenomenologia Crítica, que articula a visada original de forma interseccional a discussões interdisciplinares com pesquisadores/as voltados às questões de raça, classe, gênero entre outros marcadores sociais.

Objetivo Geral

O objetivo do presente projeto é promover a sistematização metodológica da pesquisa fenomenológica, tanto teórica, quanto empírica, mapeando os fundamentos principais dessa perspectiva. A partir daí, o projeto visa mapear e aprofundar a proposta contemporânea da Fenomenologia Crítica, especificando sua prática e suas consequências ético-políticas. O projeto unificado busca ser um campo articulador de saberes que dialoguem de maneira ampla com outras ações de pesquisa e extensão.

Justificativa

A articulação constante entre processos individuais e sociais, sob uma ótica interseccional exigem novos aportes teórico-metodológicos, capazes de romper o pensamento dicotômico, racional e linear, que aplicado a fenômenos humanos complexos tende a se tornar redutivo. No âmbito da graduação, a metodologia fenomenológica instiga discentes e gera dúvidas, as quais só podem ser sanadas através da prática de pesquisa, no campo, promovendo um diálogo entre conceitos e mundo vivido. Por este motivo, este projeto articula o saber filosófico a diferentes linguagem, teorias e contextos nos quais a perspectiva fenomenológica possa potencializar a ação da psicologia.

Metodologia

A pesquisa vai articular os projetos individuais de discentes com a proposta mais ampla do projeto, visando proporcionar uma sólida fundamentação metodológica que possa sustentar análises críticas e situadas diante da complexa realidade contemporânea. Haverá a indicação de um material-base para a pesquisa teórica, com autores/as previamente escolhidos/as para discutir as implicações na condução da metodologia. Em encontros semanais, com duas horas de duração, serão aplicadas referências como Amadeo Giorgi, Yolanda Forghieri, Dulce Critelli, Gale Salamon e outras, sistematizando as etapas da produção de conhecimento nessa proposta. O aprofundamento dos temas abordados será potencializado pela metodologia da Versão de Sentido, criada por Mauro Amatuzzi, já utilizada com sucesso em projetos anteriores, de forma a instigar os/as discentes a contatarem a própria experiência, articulando-a com a escrita a partir de sua perspectiva singular. Dessa forma, busca-se integrar objetividade e subjetividade, evitando dicotomias e convidando a uma construção dialética do conhecimento, produzido em primeira pessoa. Para ampliar o caráter crítico da proposta, autores da Fenomenologia Crítica serão colocados em diálogo com expoentes de temáticas contemporâneas como Patricia Hills Collins, Audre Lorde, Grada Kilomba, e Donna Haraway, entre outros/as, de forma a construir um olhar verdadeiramente interseccional para os projetos dos/as estudantes em seus processos de iniciação científica, construção de TCC e demais interlocuções acadêmicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Almeja-se possibilitar a execução de pesquisas em diferentes temáticas e territórios, promovendo uma pluralidade de olhares e saberes, contribuindo para a formação de discentes críticos e atentos à complexidade da realidade no contexto atual. A partir dos encontros grupais, espera-se produzir material escrito, como artigos científicos, bem como apresentações em congressos da área. Pretende-se também sistematizar as metodologias em curso, através de eventos, capacitações e encontros dentro do curso de Psicologia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA HARTWIG DE HARTWIG
BÁRBARA MEDINA PERES
GABRIEL TIMM DE OLIVEIRA
GIOVANA FAGUNDES LUCZINSKI2
JULIANA ROPKE DUARTE
KIZZY LESSA COUTINHO VITORIA
LUISA LISLIE BOTH GRIEBLER
PAULINIA LEAL DO AMARAL
STHEFANY LACERDA DA SILVA
THAIS SILVA DE OLIVEIRA DIAS

Página gerada em 16/04/2024 11:44:39 (consulta levou 0.169052s)