Nome do Projeto
O desenvolvimento do pensamento abstrato e o uso das formas verbais no subjuntivo: um estudo com adolescentes
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 31/08/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Os estudos que focalizam a aquisição da morfologia, em geral, se debruçam sobre a população formada por crianças. No entanto, o processo de aquisição se estende para além da infância, sendo também condicionado pela maturação da inteligência geral, do letramento e de aspectos sociais. A pesquisa que ora propomos visa examinar o uso de formas verbais do modo subjuntivo por adolescentes, verificando se existe alguma associação entre o uso de tais formas e o desenvolvimento do raciocínio verbal abstrato. Para isso, serão recrutados 60 escolares provenientes do sétimo e do oitavo anos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Pelotas, que serão convidados a realizar (a) uma testagem para verificar seu nível de desenvolvimento de raciocínio verbal abstrato e (b) uma tarefa que irá demostrar o uso de formas verbais relacionadas ao modo subjuntivo neste grupo. Os dados obtidos serão analisados quantitativamente. Com esta proposta, visamos (a) preencher uma lacuna no campo da psicolinguística representada pela escassez de estudos sobre o desenvolvimento linguístico na adolescência e (b) buscar evidências sobre a relação do pensamento hipotético-abstrato e a aquisição e uso de estruturas do modo subjuntivo.
Objetivo Geral
Investigar a relação entre o uso de formas verbais do modo subjuntivo e o grau de desenvolvimento do raciocínio verbal abstrato entre adolescentes de uma escola pública de Pelotas.