Nome do Projeto
O desenvolvimento do pensamento abstrato e o uso das formas verbais no subjuntivo: um estudo com adolescentes
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 31/08/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Os estudos que focalizam a aquisição da morfologia, em geral, se debruçam sobre a população formada por crianças. No entanto, o processo de aquisição se estende para além da infância, sendo também condicionado pela maturação da inteligência geral, do letramento e de aspectos sociais. A pesquisa que ora propomos visa examinar o uso de formas verbais do modo subjuntivo por adolescentes, verificando se existe alguma associação entre o uso de tais formas e o desenvolvimento do raciocínio verbal abstrato. Para isso, serão recrutados 60 escolares provenientes do sétimo e do oitavo anos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Pelotas, que serão convidados a realizar (a) uma testagem para verificar seu nível de desenvolvimento de raciocínio verbal abstrato e (b) uma tarefa que irá demostrar o uso de formas verbais relacionadas ao modo subjuntivo neste grupo. Os dados obtidos serão analisados quantitativamente. Com esta proposta, visamos (a) preencher uma lacuna no campo da psicolinguística representada pela escassez de estudos sobre o desenvolvimento linguístico na adolescência e (b) buscar evidências sobre a relação do pensamento hipotético-abstrato e a aquisição e uso de estruturas do modo subjuntivo.

Objetivo Geral

Investigar a relação entre o uso de formas verbais do modo subjuntivo e o grau de desenvolvimento do raciocínio verbal abstrato entre adolescentes de uma escola pública de Pelotas.

Justificativa

Com esta proposta, visamos preencher uma lacuna no campo de estudos psicolinguísticos, de modo geral, e na área de aquisição e desenvolvimento da linguagem, em específico, representada pela escassez de estudos sobre a etapa da adolescência. Além disso, ao compararmos resultados sobre o uso de determinadas formas linguísticas com medidas de funções cognitivas gerais, é possível investigar se existe alguma interdependência entre os dois construtos analisados. Isso porque tanto linguagem quanto funções cognitivas gerais se desenvolvem em etapas, e a maturação de um domínio da cognição pode representar condição necessária para o desenvolvimento de outro. Isso é especialmente relevante quando se pensa no período do início da adolescência. Segundo Newcombe (1999), não apenas as mudanças físicas são as mais notáveis nesta fase; as mudanças cognitivas observadas nessa etapa do ciclo vital também assumem dimensões importantes. A passagem da infância para a adolescência não torna os indivíduos apenas mais inteligentes, mas uma mudança qualitativa da inteligência se opera.

Metodologia

1. Grupo estudado:
Serão recrutados 60 estudantes provenientes do sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Pelotas.

2. Coleta de dados:
Considerando as restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus, a coleta de dados presencial deste estudo está condicionada ao avanço da vacinação e de protocolos que garantam a volta às aulas presencial das escolas. Observadas as condições, os dados serão coletados por meio de uma entrevista individual com o participante, para medir o desenvolvimento do pensamento abstrato, e da aplicação coletiva da tarefa para verificação do uso das formas verbais.

3. Recrutamento dos participantes:
Os participantes do estudo serão recrutados em sala de aula, através de convite feito em visita da pesquisadora nas turmas designadas pela equipe pedagógica. A direção da escola deverá fornecer concordância com a realização do estudo com seus alunos, e com o acesso da equipe de pesquisa em suas dependências. Após anuência da escola e aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, na Universidade, terá início o recrutamento dos participantes. Como condição para participar do estudo, os adolescentes deverão apresentar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aos pais, que deverão ler e consentir com a participação de seus filhos. Somente os participantes que devolverem o TCLE assinado pelos pais serão incluídos na amostra.

4. Critérios de inclusão e exclusão:
Além da apresentação do TCLE assinado pelos pais, os critérios de inclusão no estudo será a pertinência às series e as idades etárias correspondentes a estas. apresentarem idade de dezoito anos ou mais. Dentre estes, serão excluídos do estudo os escolares que não completarem as tarefas requeridas nos procedimentos de coleta de dados, bem como aqueles que evidenciarem notável falta de compreensão das atividades propostas. No entanto, uma vez iniciado o processo com um estudante que apresentar baixo rendimento, as tarefas serão levada a termo, a fim de que o participante não se sinta rebaixado ou excluído.

5. Instrumentos:
Subtestes verbais “Vocabulário” e “Semelhanças" da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI): instrumento psicométrico, adaptado para a população brasileira (Trentini et al., 2014). Avalia crianças a partir de 06 anos, utilizando um espaço curto de tempo. Para aplicação do teste, é necessário o kit completo original do instrumento, composto por manual técnico, livro de estímulos, caixa com cubos e protocolos de registro.
Teste de cloze: procedimento “que consiste em eliminar aleatória ou sistematicamente as palavras de um texto para que o indivíduo tente a reprodução das mesmas enquanto lê, apoiado no contexto das palavras restantes” (KIRST, 1992, p. 101). Para verificar o uso de formas verbais relacionadas ao modo subjuntivo, o teste será construído com base em um texto que expresse conteúdo relacionado a esse modo verbal.

6. Análise dos dados
Os dados deste estudo serão analisados quantitativamente, por meio da plataforma R, que apresentará resultados descritivos e de testes de inferências.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto pretende fornecer dados resultados sobre:
- aquisição da morfologia verbal
- desenvolvimento linguístico na adolescência
- o surgimento do raciocínio abstrato
- a relação entre o desenvolvimento linguístico e o desenvolvimento cognitivo.
Além disso, esperamos que os achados advindos deste estudo possam impactar em:
- maior compreensão sobre o desenvolvimento do pensamento crítico
- planejamento de ações pedagógicas adequadas a diferentes faixas etárias
- elaboração de intervenções psicológicas, neuropsicológicas e psicopedagógicas para crianças e adolescentes com déficit cognitivo e/ ou linguístico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI
TAIS BOPP DA SILVA5

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