Nome do Projeto
Ensino da prática sustentável de vermicompostagem no tratamento de resíduos sólidos orgânicos em escolas de ensino fundamental.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2017 - 27/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Resíduos sólidos
Resumo
O projeto intitulado “Ensino da prática sustentável de vermicompostagem no tratamento de resíduos sólidos orgânicos em escolas de ensino fundamental” visa ensinar, em escolas de ensino fundamental, a técnica de vermicompostagem para o tratamento adequado dos resíduos sólidos orgânicos. O projeto será desenvolvido junto aos alunos dos últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas do município de Pelotas. Neste projeto, serão elaborados materiais educativos, ministrado cursos teórico e prático sobre a prática de vermicompostagem.
Objetivo Geral
Ensinar, em escolas de ensino fundamental, a prática da separação, coleta, destino e o tratamento adequado dos resíduos domésticos através da técnica de vermicompostagem dos resíduos sólidos orgânicos.
Justificativa
O projeto proposto visa contribuir no processo de conscientização ambiental quanto a importância do correto gerenciamento dos resíduos gerados e promover o ensino de práticas sustentáveis no gerenciamento e tratamento dos resíduos sólidos gerados pela população, através de cursos e oficinas sobre vermicompostagem visando a reciclagem de resíduos orgânicos. O ensino destas práticas se faz de extrema importância e necessidade visto que em 2010, foi promulgada a Lei Federal n.12.305, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual prevê uma série de ações que buscam solucionar o problema do manejo dos resíduos sólidos no Brasil. A adoção de todas as práticas estabelecidas se torna difícil se depender somente por parte da municipalidade. Neste contexto, a universidade tem papel importante no auxílio ao alcance deste objetivo. A inserção de alunos junto a comunidade traz inúmeros benefícios para ambos. A universidade tem papel importante na difusão de conhecimento. Com a execução do projeto os alunos poderão aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promover a busca por novos conhecimentos de forma interdisciplinar através de suas ações, promover a integração universidade-comunidade, promover a difusão de conhecimento à comunidade, e fortalecer a sua formação cidadã e profissional através do enriquecimento da vida acadêmica, ampliação do horizonte científico, aperfeiçoamento do espírito crítico e reflexivo e integração universidade-comunidade. O conhecimento da forma correta de gerenciamento dos resíduos sólidos gerados é importante de ser aplicado nas escolas por ajudar o educando a perceber que suas atitudes diárias fazem a diferença para o lugar onde moramos e que ao separar os resíduos e fazer a vermicompostagem estará contribuindo para diminuir o impacto ambiental provocado pelos lixões. Os projetos de extensão oportunizam aos graduandos prestarem serviços que beneficiam as comunidades, promovem a sua reflexão sobre os problemas sociais existentes e preparação profissional para o mercado. Como consequência, a realização de projetos de extensão fortalecem o curso de graduação visto que contribuem de forma significativa na formação e capacitação do aluno, que aprimora de forma significativa os conhecimentos adquiridos em sala de aula além de promover crescimento pessoal.
Metodologia
Os bolsistas irão desenvolver material técnico a respeito da gestão dos resíduos sólidos; elaborar e ministrar palestras de manejo correto dos resíduos com ênfase na separação; ministrar palestras ensinando a fazer a vermicompostagem na escola e em casa; realizar a manutenção dos minhocários, realizar palestra expondo os resultados do trabalho para a comunidade escolar; aplicar questionário com os alunos com o objetivo de fazer um levantamento do conhecimento adquirido por eles.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto propõe trabalhar com alunos do sexto e sétimo ano de escolas públicas, atingindo aproximadamente 200 alunos.
Este projeto pretende possibilitar aos estudantes universitários aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promover a busca por novos conhecimentos de forma interdisciplinar através de suas ações, promover a integração universidade-comunidade, promover a difusão de conhecimento à comunidade, conscientizar os alunos da importância do correto gerenciamento dos resíduos sólidos e fortalecer a sua formação cidadã e profissional através do enriquecimento da vida acadêmica, ampliação do horizonte científico, e integração universidade-comunidade.
Os resultados do projeto serão avaliados quanto ao grau de aprendizagem dos alunos os quais serão avaliados através de debates e questionários.
Este projeto pretende possibilitar aos estudantes universitários aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promover a busca por novos conhecimentos de forma interdisciplinar através de suas ações, promover a integração universidade-comunidade, promover a difusão de conhecimento à comunidade, conscientizar os alunos da importância do correto gerenciamento dos resíduos sólidos e fortalecer a sua formação cidadã e profissional através do enriquecimento da vida acadêmica, ampliação do horizonte científico, e integração universidade-comunidade.
Os resultados do projeto serão avaliados quanto ao grau de aprendizagem dos alunos os quais serão avaliados através de debates e questionários.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA GONCALVES DA SILVA MANETTI | 2 | ||
AMANDA PACHECO | |||
CAROLINA MORAES DE SOUZA | |||
DANIELA CERBARO | |||
DANIELA MEDEIROS DA ROSA | |||
GABRIELA TOMBINI PONZI | |||
GABRIELLE PEDROSO SEVEZYNSKI | |||
HELENA JUNG ADAMOLI | |||
MARCELO FERREIRA PEDRA JUNIOR | |||
MARIA DAISI DA FONSECA PRIETSCH | |||
SAMUEL IPIRANGA DE MELLO | |||
VANESSA SACRAMENTO CERQUEIRA | 4 |