Nome do Projeto
Teleconsultoria em Ginecologia e Obstetrícia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2021 - 01/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A telemedicina é uma área médica que tomou impulso mais recentemente, embora seus antecedentes tenham sido criados ao longo do tempo, paralelo aos desenvolvimentos tecnológicos mais importantes. Já neste curto período propiciou facilidades e melhorias no cotidiano médico, e oportunidades únicas de diagnóstico e tratamento a muitos pacientes. O ensino médico da mesma forma beneficiou-se significativamente não só com todo as oportunidades oferecidas pelo “e-learning”, mas com a interação entre vários serviços médicos e acadêmicos. O ensino a distância, em muitas circunstâncias, como forma complementar de aprendizado médico, aproximou mais o aluno do conhecimento e da orientação docente. Portanto o presente projeto visa discutir, rediscutir, avaliar e orientar casos clínicos em ginecologia e obstetrícia em forma de teleconsultoria, utilizando os meios digitais e as tecnologias de ensino a distancia aumentando a interação aluno-médico-professores-especialistas.

Objetivo Geral

Discutir, rediscutir, avaliar e orientar casos clínicos em ginecologia e obstetrícia em forma de teleconsultoria, utilizando os meios digitais e as tecnologias de ensino a distancia aumentando a interação aluno-médico-professores-especialistas.

Justificativa

Propiciar que alunos da graduação em medicina, médicos residentes em ginecologia e obstetrícia e de outras clinicas, médicos preceptores do sistema FAMED/UFPEL, médicos egressos da FAMED/UFPEL; Professores FAMED/UFPEL tenham um fácil acesso a uma consultoria na área de ginecologia e obstetricia e indiretamente beneficiando o atendimento de pacientes nesta área.

Metodologia

O aluno ou médico que queira discutir, rediscutir, avaliar ou receber orientação de algum caso de paciente com problema ginecológico ou obstétrico, ou mesmo discutir algum assunto específico nesta área, enviará um e-mail para jose_ribeiro@ufpel.com.br informando esta necessidade e, se desejar, já passando informações sobre o caso. Ele posteriormente receberá o retorno com dados do dia e hora, bem como o link pela Webconf/UFPel, onde estará recebendo a consultoria. Nesta conferência interativa poderá também passar informações complementares e detalhadas do caso pra serem devidamente discutidas. A vídeo-conferência acontecera em horário agendado de segunda a sexta-feira das 19 as 21 horas. O professor Jose Augusto será o coordenador da reunião e havendo necessidade irá convidar algum professor/médico do departamento ou até outro especialista na área especifica do caso para promoção da devida discussão e orientação.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta a ser alncançada é da devida orientação e ensino a alunos e médicos que necessitarem de uma consultoria de fácil acesso na área de ginecologia e obstetrícia e, através disso, indiretamente poder beneficiar pacientes com problemas tocoginecológicos.

Página gerada em 24/04/2024 00:43:00 (consulta levou 0.218701s)