Nome do Projeto
Leituras em Física II
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2021 - 30/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto consiste na leitura e discussão de obras de cientistas e filósofos e suas biografias, possibilitando uma melhor compreensão de conceitos
importantes da física e da ciência de forma geral, através da história do seu desenvolvimento. Um cronograma de leitura será formulado com os
participantes, e nas reuniões serão discutidos os assuntos lidos. Embora o ojeto seja aberto à comunidade em geral, espera-se que seja útil
principalmente para alunos de graduação.
Objetivo Geral
Adquirir um maior conhecimento da história da ciência, particularmente da física, através da leitura e discussão de livros específicos sobre o
assunto, bem como uma melhor compreensão das teorias físicas estudadas nos cursos de graduação de ciências exatas. Espera-se uma melhor
compreensão dos conceitos envolvidos na formulação matemática desses conteúdos, através da história do seu desenvolvimento e do estudo da
biografia de alguns autores.
assunto, bem como uma melhor compreensão das teorias físicas estudadas nos cursos de graduação de ciências exatas. Espera-se uma melhor
compreensão dos conceitos envolvidos na formulação matemática desses conteúdos, através da história do seu desenvolvimento e do estudo da
biografia de alguns autores.
Justificativa
Auxiliar a compreender melhor temas de ciência, em especial da física, ampliando a visão que temos do nosso conhecimento. Pode ser algo útil
para alunos e professores da comunidade em geral, não apenas universitária.
A formação de físicos e engenheiros, principalmente, é bastante técnica, como é preciso devido ao grande número de disciplinas e assuntos a
serem estudados, em um espaço de tempo curto como um curso de graduação. Não há nada errado nisso, mas um projeto como esse permite que
alunos de graduação, alunos do ensino médio, professores e membros da comunidade em geral, possam ler e aprender sobre aspectos históricos
do desenvolvimento do conhecimento científico.
para alunos e professores da comunidade em geral, não apenas universitária.
A formação de físicos e engenheiros, principalmente, é bastante técnica, como é preciso devido ao grande número de disciplinas e assuntos a
serem estudados, em um espaço de tempo curto como um curso de graduação. Não há nada errado nisso, mas um projeto como esse permite que
alunos de graduação, alunos do ensino médio, professores e membros da comunidade em geral, possam ler e aprender sobre aspectos históricos
do desenvolvimento do conhecimento científico.
Metodologia
A metodologia consiste em leitura e discussão de livros de história e filosofia da ciência, principalmente da física. Obras de filósofos e cientistas
podem ser lidas, como alguns da coleção Os Pensadores, por exemplo. Especificamente, pretendemos começar com a seguinte bibliografia:
Coleção Os Pensadores, Nova Cultural, 1996:
Descartes, Galileu e Newton.
Thomas S. Kuhn, A Estrutura das Revoluções Científicas, Perspectiva, 2013.
Durante a execução do projeto, no entanto, outras referências podem ser estudadas, como alguma sugestão dos participantes, por exemplo.
podem ser lidas, como alguns da coleção Os Pensadores, por exemplo. Especificamente, pretendemos começar com a seguinte bibliografia:
Coleção Os Pensadores, Nova Cultural, 1996:
Descartes, Galileu e Newton.
Thomas S. Kuhn, A Estrutura das Revoluções Científicas, Perspectiva, 2013.
Durante a execução do projeto, no entanto, outras referências podem ser estudadas, como alguma sugestão dos participantes, por exemplo.
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados serão discutidos e avaliados ao longo da execução do projeto, principalmente devido à contribuição dos participantes. Além das
obras básicas citadas acima, outras devem ser acrescentadas durante a execução do projeto, de modo que um número significativo de referências
seja estudado.
obras básicas citadas acima, outras devem ser acrescentadas durante a execução do projeto, de modo que um número significativo de referências
seja estudado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE VARGAS ILHA | |||
ANDERSON RICARDO DA SILVA FERREIRA | |||
ANDREW SANTOS CORREIA | |||
BERNARDO PINTO SILVEIRA | |||
Beatriz Rodrigues de Oliveira | |||
GUSTAVO ADOLFO SCHWANTZ OLIVEIRA | |||
JONATHAN RIBEIRO AVILA | |||
JOÃO VITOR DIAS CAMPANI | |||
JULIA PACHECO NUNEZ | |||
LAINE BENGO SOARES ROSALES | |||
Luís Felipe Eslabão Maescki | |||
Milena Costa Guidotti | |||
NOELY ROSA MARIA PEREZ BRITO | |||
PATRICK RITTER | |||
PAULO SERGIO KUHN | 8 | ||
Pietra Forli Braz | |||
RENNAN PEREIRA DE SOUZA | |||
THIAGO KURZ PEDRA | |||
VINICIUS FERRUCCI TAVEIROS | |||
VITOR MATEUS CONZATTI | |||
ÁGATA ACHTERBERG SANCHOTENE PACHECO |