Nome do Projeto
Leituras em Física II
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2021 - 30/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto consiste na leitura e discussão de obras de cientistas e filósofos e suas biografias, possibilitando uma melhor compreensão de conceitos importantes da física e da ciência de forma geral, através da história do seu desenvolvimento. Um cronograma de leitura será formulado com os participantes, e nas reuniões serão discutidos os assuntos lidos. Embora o ojeto seja aberto à comunidade em geral, espera-se que seja útil principalmente para alunos de graduação.

Objetivo Geral

Adquirir um maior conhecimento da história da ciência, particularmente da física, através da leitura e discussão de livros específicos sobre o
assunto, bem como uma melhor compreensão das teorias físicas estudadas nos cursos de graduação de ciências exatas. Espera-se uma melhor
compreensão dos conceitos envolvidos na formulação matemática desses conteúdos, através da história do seu desenvolvimento e do estudo da
biografia de alguns autores.

Justificativa

Auxiliar a compreender melhor temas de ciência, em especial da física, ampliando a visão que temos do nosso conhecimento. Pode ser algo útil
para alunos e professores da comunidade em geral, não apenas universitária.
A formação de físicos e engenheiros, principalmente, é bastante técnica, como é preciso devido ao grande número de disciplinas e assuntos a
serem estudados, em um espaço de tempo curto como um curso de graduação. Não há nada errado nisso, mas um projeto como esse permite que
alunos de graduação, alunos do ensino médio, professores e membros da comunidade em geral, possam ler e aprender sobre aspectos históricos
do desenvolvimento do conhecimento científico.

Metodologia

A metodologia consiste em leitura e discussão de livros de história e filosofia da ciência, principalmente da física. Obras de filósofos e cientistas
podem ser lidas, como alguns da coleção Os Pensadores, por exemplo. Especificamente, pretendemos começar com a seguinte bibliografia:
Coleção Os Pensadores, Nova Cultural, 1996:
Descartes, Galileu e Newton.
Thomas S. Kuhn, A Estrutura das Revoluções Científicas, Perspectiva, 2013.
Durante a execução do projeto, no entanto, outras referências podem ser estudadas, como alguma sugestão dos participantes, por exemplo.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados serão discutidos e avaliados ao longo da execução do projeto, principalmente devido à contribuição dos participantes. Além das
obras básicas citadas acima, outras devem ser acrescentadas durante a execução do projeto, de modo que um número significativo de referências
seja estudado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE VARGAS ILHA
ANDERSON RICARDO DA SILVA FERREIRA
ANDREW SANTOS CORREIA
BERNARDO PINTO SILVEIRA
Beatriz Rodrigues de Oliveira
GUSTAVO ADOLFO SCHWANTZ OLIVEIRA
JONATHAN RIBEIRO AVILA
JOÃO VITOR DIAS CAMPANI
JULIA PACHECO NUNEZ
LAINE BENGO SOARES ROSALES
Luís Felipe Eslabão Maescki
Milena Costa Guidotti
NOELY ROSA MARIA PEREZ BRITO
PATRICK RITTER
PAULO SERGIO KUHN8
Pietra Forli Braz
RENNAN PEREIRA DE SOUZA
THIAGO KURZ PEDRA
VINICIUS FERRUCCI TAVEIROS
VITOR MATEUS CONZATTI
ÁGATA ACHTERBERG SANCHOTENE PACHECO

Página gerada em 22/12/2024 04:20:20 (consulta levou 0.108448s)