Nome do Projeto
Relações Internacionais e mercado de trabalho - Preparando o corpo discente para o futuro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/05/2021 - 31/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Trabalho
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Em 2021, o curso de Relações Internacionais da UFPel completa 11 anos de sua criação e sua implementação na cidade de Pelotas. Diante desse momento e dos desafios existentes do mercado de trabalho atual, é importante fomentar ao corpo discente um espaço de diálogo, de intercâmbio e troca de experiências com profissionais que atuam no dia a dia com a temática internacional, nos mais variados setores como: Diplomacia, Paradiplomacia, Comércio Exterior, Organismos Internacionais, Universidades, Assessoria e Consultoria dentre outros.

Objetivo Geral

Propiciar um espaço de diálogo e intercâmbio entre o corpo discente do curso de Relações Internacionais da UFPel e profissionais da área internacional em diversos setores, a fim de mostrar aos alunos os desafios do mercado de trabalho, bem como prepará-los para o futuro.

Justificativa

As Relações Internacionais no Brasil possuem um perfil disciplinar bastante específico e um campo de trabalho bem diversificado, porém ainda pouco explorado nacionalmente.
O perfil de um bom profissional de Relações Internacionais seria: um especialista em compreender os fenômenos internacionais, agindo sobre eles a partir do conhecimento e da elaboração de um planejamento sobre os problemas externos do país. Ele visa a realização direcionada e autônoma de políticas adequadas ao interesse nacional do Estado ou de qualquer agente afetado pelo sistema internacional e que precise atuar dentro deste sistema para a busca de objetivos, de sua expansão ou mesmo a sua autopreservação.
O profissional de Relações Internacionais coloca-se de maneira propositiva, antecipando as transformações ou provocando-as, gerenciando crises e possibilidades de forma dinâmica e ousada. Ele deve ser um profissional que trafega entre as mais diversas áreas da sociedade, do público ao privado, sabendo trabalhar em parceria, adaptando-se aos desafios e mudanças em jogo (PECEQUILO, 2004, p.23-33).
Dessa forma, o campo profissional é cada vez mais amplo e desafiador, ao mesmo tempo é bastante concorrido com atualmente mais de 100 cursos de graduação estabelecidos no país (INEP: 2015), o que provoca uma corrida pelos melhores postos de trabalho.

Metodologia

1) Realizar reuniões semanais ou quinzenais com os alunos voluntários para compartilhamento das ações previstas no projeto; 2) Elaborar arte visual do projeto; 3) Preparar material de divulgação para o corpo discente da UFPel; 3) Orientar os alunos com relação ás suas responsabilidades do projeto; 4) Manter contato com os profissionais convidados para participar das conversas virtuais; 5) Elaborar lista de participantes das conversas virtuais; 5) Realizar encontro virtuais com profissionais de diferentes áreas de RI; 6) Identificar possíveis falhas na execução do projeto e propor mudanças.

Indicadores, Metas e Resultados

Resultados esperados:
- Interação entre profissionais da área de RI e estudantes;
- Contribuição para definição do melhor caminho profissional para o discente;
- Promoção do curso de Relações Internacionais da UFPel perante os setores público, privado e não-governamental.
- Aumento da presença de egressos da UFPel no mercado de trabalho no âmbito nacional, regional, estadual e municipal.
Indicadores:
- Números de participantes das lives.
- Número de interações das lives.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA HELENA GEREVINI AVILA
BRUNA TOLFO DE AZEVEDO
BRUNO RICARDO VIANA SADECK DOS SANTOS12
CAIO MENEZES DOS SANTOS
GUSTAVO FERREIRA FELISBERTO

Página gerada em 28/03/2024 23:31:06 (consulta levou 0.223697s)