Nome do Projeto
Relações Internacionais e mercado de trabalho - Preparando o corpo discente para o futuro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/05/2021 - 31/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Trabalho
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Em 2021, o curso de Relações Internacionais da UFPel completa 11 anos de sua criação e sua implementação na cidade de Pelotas. Diante desse momento e dos desafios existentes do mercado de trabalho atual, é importante fomentar ao corpo discente um espaço de diálogo, de intercâmbio e troca de experiências com profissionais que atuam no dia a dia com a temática internacional, nos mais variados setores como: Diplomacia, Paradiplomacia, Comércio Exterior, Organismos Internacionais, Universidades, Assessoria e Consultoria dentre outros.
Objetivo Geral
Propiciar um espaço de diálogo e intercâmbio entre o corpo discente do curso de Relações Internacionais da UFPel e profissionais da área internacional em diversos setores, a fim de mostrar aos alunos os desafios do mercado de trabalho, bem como prepará-los para o futuro.
Justificativa
As Relações Internacionais no Brasil possuem um perfil disciplinar bastante específico e um campo de trabalho bem diversificado, porém ainda pouco explorado nacionalmente.
O perfil de um bom profissional de Relações Internacionais seria: um especialista em compreender os fenômenos internacionais, agindo sobre eles a partir do conhecimento e da elaboração de um planejamento sobre os problemas externos do país. Ele visa a realização direcionada e autônoma de políticas adequadas ao interesse nacional do Estado ou de qualquer agente afetado pelo sistema internacional e que precise atuar dentro deste sistema para a busca de objetivos, de sua expansão ou mesmo a sua autopreservação.
O profissional de Relações Internacionais coloca-se de maneira propositiva, antecipando as transformações ou provocando-as, gerenciando crises e possibilidades de forma dinâmica e ousada. Ele deve ser um profissional que trafega entre as mais diversas áreas da sociedade, do público ao privado, sabendo trabalhar em parceria, adaptando-se aos desafios e mudanças em jogo (PECEQUILO, 2004, p.23-33).
Dessa forma, o campo profissional é cada vez mais amplo e desafiador, ao mesmo tempo é bastante concorrido com atualmente mais de 100 cursos de graduação estabelecidos no país (INEP: 2015), o que provoca uma corrida pelos melhores postos de trabalho.
O perfil de um bom profissional de Relações Internacionais seria: um especialista em compreender os fenômenos internacionais, agindo sobre eles a partir do conhecimento e da elaboração de um planejamento sobre os problemas externos do país. Ele visa a realização direcionada e autônoma de políticas adequadas ao interesse nacional do Estado ou de qualquer agente afetado pelo sistema internacional e que precise atuar dentro deste sistema para a busca de objetivos, de sua expansão ou mesmo a sua autopreservação.
O profissional de Relações Internacionais coloca-se de maneira propositiva, antecipando as transformações ou provocando-as, gerenciando crises e possibilidades de forma dinâmica e ousada. Ele deve ser um profissional que trafega entre as mais diversas áreas da sociedade, do público ao privado, sabendo trabalhar em parceria, adaptando-se aos desafios e mudanças em jogo (PECEQUILO, 2004, p.23-33).
Dessa forma, o campo profissional é cada vez mais amplo e desafiador, ao mesmo tempo é bastante concorrido com atualmente mais de 100 cursos de graduação estabelecidos no país (INEP: 2015), o que provoca uma corrida pelos melhores postos de trabalho.
Metodologia
1) Realizar reuniões semanais ou quinzenais com os alunos voluntários para compartilhamento das ações previstas no projeto; 2) Elaborar arte visual do projeto; 3) Preparar material de divulgação para o corpo discente da UFPel; 3) Orientar os alunos com relação ás suas responsabilidades do projeto; 4) Manter contato com os profissionais convidados para participar das conversas virtuais; 5) Elaborar lista de participantes das conversas virtuais; 5) Realizar encontro virtuais com profissionais de diferentes áreas de RI; 6) Identificar possíveis falhas na execução do projeto e propor mudanças.
Indicadores, Metas e Resultados
Resultados esperados:
- Interação entre profissionais da área de RI e estudantes;
- Contribuição para definição do melhor caminho profissional para o discente;
- Promoção do curso de Relações Internacionais da UFPel perante os setores público, privado e não-governamental.
- Aumento da presença de egressos da UFPel no mercado de trabalho no âmbito nacional, regional, estadual e municipal.
Indicadores:
- Números de participantes das lives.
- Número de interações das lives.
- Interação entre profissionais da área de RI e estudantes;
- Contribuição para definição do melhor caminho profissional para o discente;
- Promoção do curso de Relações Internacionais da UFPel perante os setores público, privado e não-governamental.
- Aumento da presença de egressos da UFPel no mercado de trabalho no âmbito nacional, regional, estadual e municipal.
Indicadores:
- Números de participantes das lives.
- Número de interações das lives.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Ana Helena Gerevini Avila | |||
BRUNO RICARDO VIANA SADECK DOS SANTOS | 12 | ||
Bruna Tolfo de Azevedo | |||
CAIO MENEZES DOS SANTOS | |||
GUSTAVO FERREIRA FELISBERTO |