Nome do Projeto
PSYCHÉ: Grupo de estudos e revisão de textos de saúde mental
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/07/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O setor editoral na área de saúde mental, no Brasil, apresenta-se bastante prolífero. Verifica-se que o conjunto formado pelas produções acadêmica (teses, dissertações a artigos científicos) e comercial (livros, testes psicológicos e outros instrumentos) incorpora novos títulos com muita rapidez, dia após dia. Nesse universo, obras de cunho técnico, destinados a profissionais da saúde mental, coexistem ao lado de outros produtos que visam a levar conhecimentos ao público em geral, seja com o propósito de promover psicoeducação ou de popularizar as várias ciências que lidam com questões comportamentais (psicologia, psiquiatria, psicanálise e neurociências). Ainda que destinada a públicos distintos, que leem com objetivos diferentes e a partir de diversos backgrounds, a literatura em saúde mental, em seu conjunto, afirma um compromisso com a ciência e, portanto, a transmissão dos saberes que veicula necessita estar assentada nos princípios da clareza, da objetividade, da precisão e da ética. Nesse sentido, os profissionais envolvidos nas etapas de preparação e revisão textual — co-responsáveis por verificar e aperfeiçoar a legibilidade e a compreensibilidade do material — também tomam parte nesse compromisso. Saber reconhecer a diversidade e as especificidades dos textos das áreas da psicologia, da psiquiatria e da psicanálise consiste em um importante diferencial para um revisor de texto que deseja atuar de modo competente no campo editorial relativo a essas disciplinas. A proposição deste projeto leva em conta a necessidade de trabalhar junto aos estudantes as especificidades temáticas, metodológicas e léxico-gramaticais que caracterizam os textos das áreas de saúde mental, de modo a formar revisores para atuarem com competência na revisão de tais textos. Um segundo objetivo deste projeto é oferecer à comunidade acadêmica da UFPel um espaço para a revisão da produção intelectual nas referidas áreas. Desse modo, os integrantes do projeto se beneficiarão com a experiência de revisar textos científicos, e a comunidade acadêmica passará a contar com um núcleo de apoio à qualificação da sua produção intelectual.

Objetivo Geral

Oportunizar aos alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras que tenham interesse em desenvolver-se como profissionais do texto um espaço para o aprendizado e o exercício da revisão textual.

Justificativa

A necessidade de um ambiente para o exercício de práticas de revisão textual constitui a principal justificativa deste projeto.

Metodologia

Os textos a serem selecionados para a revisão serão recebidos por meio de acordo entre os solicitantes do trabalho de revisão e a coordenação do Grupo PSYCHÉ. Como contrapartida do trabalho de revisão, os solicitantes precisarão ofertar ao grupo alguma ação formativa com ênfase nas especificidades da escrita, preparação ou interpretação de textos da área de ciências da saúde.

Indicadores, Metas e Resultados

- Somar-se a outras iniciativas já existentes no CLC concernentes à oferta de atividades práticas voltadas a atender aos alunos de graduação em Letras.
- Oportunizar um espaço para pensar a revisão textual como um campo de estudos, por meio de atividades de análise das especificidades dos gêneros textuais aos quais o grupo visa atender.
- Ofertar à comunidade acadêmica, em um primeiro momento, e à comunidade extramuros, em etapa posterior, um centro de atendimento voltado para a qualificação da produção escrita.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDIO RANIERE DA SILVA2
FRANCINE BRANDT CARDOSO
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI
LUCAS RÖPKE DA SILVA
LUCIANE SILVA DE SOUZA
MÔNICA FERREIRA CASSANA7
SAVANA DE ANDRADE MUNSBERG
TAIS BOPP DA SILVA7

Página gerada em 29/03/2024 08:32:37 (consulta levou 0.149637s)