Nome do Projeto
Atuação multidisciplinar no futebol de alto rendimento: Intervenção da UFPel nas categorias de base do G.E.Brasil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/06/2021 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
***Este projeto é uma continuação do projeto cód. código 1724, por motivo de troca de unidade do servidor coordenador*** O futebol é uma modalidade esportiva popular que, no alto rendimento, pode oferecer amplas possibilidades de trabalho, de estudos e de envolvimento social. Atualmente, na cidade de Pelotas, o Grêmio Esportivo Brasil disputa a série B do Campeonato Brasileiro e a primeira divisão do Campeonato Gaúcho. Recentemente o clube retomou as atividades das categorias de base, com equipes nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Se tratando de um esporte de alto rendimento, e a formação de atletas na base para o desenvolvimento ao longo prazo, o acompanhamento nas áreas fisiológica, neuromotora, nutricional, odontológica, fisioterapeutica e psicológica é essencial e abre espaço para intervenções envolvendo o processo de ensino-aprendizagem. A Universidade tem o papel de formação e do desenvolvimento humano, além do dever e necessidade de aproximar o conhecimento teórico à aplicação prática, apresentando resultados efetivos para a comunidade que esta inserida. A inserção de acadêmicos de universidades públicas na prática cotidiana de esportes de alto rendimento não é muito frequente, principalmente pela logística e oportunidade, visto que a maior parte das equipes que disputam os principais campeonatos no país estão nos grandes centros ou próximas as grande metrópoles. Neste contexto, sendo a Universidade Federal de Pelotas uma das maiores do Rio Grande do Sul e o Grêmio Esportivo Brasil um clube profissional de expressão nacional, surgiu a possibilidade de interação entre estas duas instituições. No ano de 2018, iniciou-se um projeto de extensão, denominado “Projeto Futebol: Alto Rendimento”, registrado na Universidade no Cobalto com código 999, o qual oportuniza a atuação dos acadêmicos de Educação Física nas avaliações e re-avaliações antropométricas, neuromusculares e fisiológicas dos atletas profissionais e das categorias de base do G.E.Brasil ao longo do ano competitivo, além de incluir o acompanhamento da temporada e protocolos de intervenções para treinamento de força muscular nos atletas da categoria sub-20, vivência esta que colabora com a formação dos estudantes. Em 2019 houve a primeira versão deste projeto (código 1724), como os resultados desta interação têm sido positivos tanto para Universidade como para o Clube, este projeto visa ampliar o vínculo entre as duas instituições, possibilitando a vivência de acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento no planejamento, organização, avaliação, execução e acompanhamento de ações, e tomadas de decisões nas categorias de base de um clube de futebol de alto rendimento. Assim, o presente projeto unificado busca manter uma cooperação para viabilização de execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas categorias de base de uma equipe de futebol de alto rendimento, nas áreas de Educação Física, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia e Psicologia dos Cursos da UFPel.

Objetivo Geral

- Realizar uma cooperação mútua de atuação junto ao Grêmio Esportivo Brasil, clube de futebol profissional, com acesso e trocas de experiências nas atividades das categorias de base.
- Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Educação Física, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia e Psicologia, oportunizando aos acadêmicos vivência no âmbito do esporte de alto rendimento, auxiliando na formação acadêmica e formação dos atletas das categorias de base.
- Disponibilizar os resultados identificados nas ações ao Clube, com intuito de crescimento e aproximação do
conhecimento científico à aplicação prática, inserindo o conhecimento universitário no esporte de alto rendimento.

Justificativa

Este projeto justifica-se pois possibilita a atuação de estudantes de diferentes áreas nas categorias de formação no esporte de alto rendimento, com desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de oferecer ao clube de futebol profissional um acompanhamento acadêmico e cientificamente embasado, para evidenciar tomadas de decisões nos níveis de treinamentos físico, técnico-tático, nutricional, psicológico e odontológico. Torna-se um projeto colaborativo, pois propicia vivências dos acadêmicos no contexto de preparação na pré-temporada e durante período de competição, aplicando conhecimentos teóricos na prática, auxiliando muito no processo de ensino-aprendizagem, e o clube, o qual recebe estas atividades, se beneficia da atuação e do conhecimento gerado pela Universidade.

Metodologia

Este projeto é unificado e tem predominância no âmbito de Extensão, porém atividades de Ensino e Pesquisa também estão previstas. Após contato entre os representantes do Clube e da Universidade, surgiu a iniciativa de renovar a cooperação recíproca, para que atividades multiprofissionais executadas pela Universidade continuem a ser realizadas no G.E.Brasil.
Convênio
Esta parceria será renovada por meio de um convênio entre as duas instituições, delimitando responsabilidades de ambas as partes. Esta colaboração não envolve trocas financeiras, sendo a contrapartida do Grêmio Esportivo Brasil relacionadas à disponibilização de sua estrutura e equipes das categorias de base para que sejam executados projetos de ensino, pesquisa e extensão, respeitando as condições éticas e previamente aprovadas por ambas as partes, nas área de Educação Física, Nutrição,
Psicologia, Fisioterapia e Odontologia. Já a UFPel, fica responsável por desenvolver projetos multidisciplinares, nas áreas supracitadas, com acompanhamento durante a temporada e com atuação e troca do conhecimento gerado com a gestão e comissão técnica do clube.
Formação da equipe de trabalho
Após contato inicial com o representante do Grêmio Esportivo Brasil, foram definidas as área de atuação
multidisciplinar, e então realizado contato com os o docentes específicos de cada curso da UFPel (Educação Física, Nutrição, Psiciologia, fisioterapia e Odontologia). Após o aceite de docentes de todas as áreas, foi marcada uma reunião para trocar experiências, avaliar o último período de convênio e planejar a atuação multidisciplinar (atividades de ensino, pesquisa e extensão), com seleção e treinamento de estudantes
participantes.
Atividades de pesquisa
Para gerar conhecimento são necessárias pesquisas bem elaborados, levando em consideração aspectos éticos de sigilo e consentimento de ambas as partes. Para caracterizar o grupo de atletas, diagnosticar pontos fortes e fracos em cada área, e elaborar intervenções com intuito de gerar benefícios, serão planejados projetos de pesquisa que poderão estar relacionados a trabalhos de conclusão de curso e de pós-graduação.
Atividades de extensão
Todo conhecimento gerado e acompanhamento técnico relacionados ao ensino das diferentes áreas serão
disponibilizados e aplicados ao Clube, o qual terá como benefício a atuação e auxílio de profissionais qualificados, além de base científica para novos planejamentos ao longo da temporada.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a colaboração com as categorias de base do G.E.Brasil, possa continuar auxiliando no desenvolvimento do Clube, com atuação multiprofissional embasada e controlada para manter o patamar de alto rendimento. Além disso, que possibilite espaço de atuação da comunidade da UFPel com o esporte competitivo, permitindo formação continuada dos acadêmicos envolvidos com intervenções de ensino e extensão, além de gerar novos conhecimentos para divulgação no âmbito da pesquisa científica.
Outro ponto importante, espera-se que as diferentes áreas envolvidas no projeto consigam trabalhar em conjunto, trocando informações e experiências, possibilitando a atuação e planejamento de tarefas interdisciplinares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUSTAVO DIAS FERREIRA2

Página gerada em 24/04/2024 19:24:18 (consulta levou 0.127808s)