Nome do Projeto
Musicalização para bebês
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/05/2017 - 28/06/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
As crianças têm imenso interesse em interagir e conhecer o mundo sonoro tal como ele é, e também de brincar com este mundo da forma como ele não é. A criança tem necessidade de interagir com o mundo sonoro real para estruturar suas possibilidades vocais e realizar trocas musicais, necessárias ao seu desenvolvimento cognitivo musical. os bebês são ouvintes competentes e que a música é importante para o seu desenvolvimento e estas competências musicais infantis começam a ser exploradas nos programas de ensino de música para bebês. Segundo Feres (1998), as aulas de musicalização tem vários objetivos, tanto musicais quanto de socialização, estímulo à fala, ligação afetiva entre as crianças e seus responsáveis, entre outros. Segundo Brito (2003), o processo de musicalização começa espontaneamente e de forma intuitiva por meio de contatos com sons cotidianos, incluindo sons musicais.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos da graduação em Música oportunidades guiadas de
ensino de musicalização infantil;
- Despertar e desenvolver a percepção e a produção musical das crianças da
comunidade;
- Transmitir o conhecimento musical através do canto, jogos musicais,
movimentos, improvisação e execução musical;
- Desenvolver a percepção musical das crianças, bem como instigar a criação
espontânea.

Justificativa

Os bebês interagem em seu meio através de sons vocais: ao acordar, ao comer, ao brincar, ao passear. Segundo Pearce (1982, p.123):”[...] novos padrões para organização sensorial e a ações corporais só se formam quando a criança interage com o mundo por meio do corpo. São necessárias atividades musicais desde a infância para que sejam desenvolvidas a musicalidade e criatividade, através de atividades vocais e corporais.

Metodologia

São aulas semanais de 30 a 35 minutos. Essas aulas consistem na sensibilização musical através de atividades práticas envolvendo canto, movimento, improvisação, execução musical, jogos e brincadeiras, resgatando o nosso patrimônio cultural através de rimas, lendas, parlendas, cantigas folclóricas, canções de ninar e de várias partes do mundo, obras de música erudita e canções inventadas, respeitando sempre o quadro de desenvolvimento físico, motor e cognitivo-musical das crianças em questão.

Indicadores, Metas e Resultados

No Brasil, ainda há uma certa carência de programas de musicalização infantil para bebês e são poucas as crianças que têm o privilégio de participar desses programas. A maior parte das crianças brasileiras aprende música em casa e com aqueles que as rodeiam. Embora haja algumas iniciativas de ensino e pesquisa, ainda são poucos os programas específicos de formação de professores de música para esta faixa etária.
A necessidade de um curso de musicalização de bebês se faz mais do que necessária no
âmbito da universidade brasileira, sobretudo naquelas que possuem cursos de formação de
professores de música, como é o caso da UFPel. Projetos como este podem despertar o interesse de estudantes de licenciatura em Música, além de fomentar discussões sobre o assunto, gerando assim um aperfeiçoamento dos mesmos e conseqüentemente da educação musical infantil no Brasil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANANDA SILVEIRA RIBEIRO
ANDRIA PAULA COSTA RODRIGUES
ANDRÉIA CRISTINA DE SOUZA LANG VILELA
CAMILA BARBOZA CASTRO
CARLOS GUILHERME XAVIER DA ROCHA
DANIELA GAZIS
DIOCELENA DOS SANTOS MIRANDA
ELVIS DA LUZ BARBOZA
GABRIELA CINTRA DOS SANTOS
LEIDIANE BORBA DE SOUZA FEIJÓ
LUANA MEDINA DE BARROS
MARCO ANTÔNIO NUNES LOURO
REGIANA BLANK WILLE10
ROSALIA GARCIA HERNANDEZ
TAMIÊ PAGES CAMARGO

Página gerada em 18/04/2024 03:35:41 (consulta levou 0.133848s)