Nome do Projeto
Avaliação Psicológica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/08/2021 - 20/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A avaliação psicológica de crianças é uma demanda frequentemente presente na prática profissional do psicólogo, especialmente nos contextos clínico e educacional. Para além do aspecto diagnóstico, a avaliação infantil pode ter um caráter preventivo importante, uma vez que possibilita a identificação precoce de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida. Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por aquisições, evoluções e desenvolvimentos extremamente rápidos. É possível de um mês para o outro, os pais perceberem novas competências e isto pode gerar grande inquietude para descobrir como é o seu filho e como ele será no futuro. Na maioria dos casos pequenos atrasos no desenvolvimento ou simplesmente uma certa lentificação do desenvolvimento de algumas competências pode gerar forte ansiedade nos pais que temem que o seu filho “não esteja se desenvolvendo dentro do esperado”. A psicologia infantil é uma área da psicologia que possui profundos e sólidos conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e o psicólogo pode, mediante técnicas e instrumentos específicos voltados ao atendimento infantil, perceber se o seu desenvolvimento está dentro dos parâmetros esperados, se está lentificado ou acelerado. Para além dos problemas de desenvolvimento há outras dificuldades que as crianças podem apresentar, estas devem ser alvo de atenção dos pais e professores, pois em determinados casos será necessário intervenção psicoterápica, ou seja, Problemas relacionados com a aquisição da linguagem (escrita ou oral) ou da marcha; Lutos (morte de familiares ou pessoas queridas); Perdas (separação dos pais); Problemas relacionados ao sono – pesadelos noturnos, insônias, medo de dormir sozinha; Problemas relacionados com o desempenho escolar; Problemas de comportamento – agressividade, violência, comportamento opositor; Medos (fobias); Ansiedade; Depressão Infantil - tristeza, apatia e indiferença e Problemas de integração em grupos.
Objetivo Geral
Reduzir a alta demanda recorrente de solicitações de avaliação psicológica nos pacientes atendidos pelo serviço de neuroologia e pediatria da UFPel e dar os possíveis encaminhamentos decorrentes dessas avaliações.