Nome do Projeto
ENDO Z
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2017 - 18/02/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O projeto de Extensão Endo Z tem caráter prático e visa o atendimento a pacientes de baixa renda com necessidade de tratamento endodôntico e cirurgia parendodôntica,bem como a capacitação com treinamento,aperfeiçoamento e atualização de alunos e profissionais da área de odontologia.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Atendimento de pacientes de comunidade de baixa renda com necessidade de tratamento endodôntico e cirurgia parendodôntica complementando o ensino, extensão e pesquisa na FO-UFPEL. O projeto, com caráter prático, também proporciona a capacitação com treinamento, atualização e o aperfeiçoamento de estudantes e profissionais de odontologia. Objetivos específicos: Atendimento semanal de pacientes com necessidade de tratamento endodôntico e cirurgia parendodôntica. Os casos clínicos a serem contemplados serão selecionados de acordo com a sua complexidade endodôntica. Os atendimentos serão realizados por alunos e profissionais da área de Odontologia com supervisão de docentes e especialistas/preceptores. O projeto também tem o objetivo de oferecer cursos de capacitação de pré-clínica e clínica na área de Endodontia para alunos e profissionais de Odontologia. Assim o projeto tem como finalidade: I - aprimoramento discente; II - preparação profissional; III - atendimento odontológico especializado para a comunidade. São objetivos do Projeto: I - Oportunizar ao acadêmico um contato mais direto e sistemático com a realidade profissional, visando à concretização dos pressupostos teóricos, associados a prática específica; II - Capacitar o extensionista para atividades de investigação, análise e intervenção na realidade profissional específica; III - Possibilitar ao estudante e profissional a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso; IV - Proporcionar ao aluno o contato com novas alternativas de trabalho e de produção; V - Viabilizar a aquisição de experiências em situações concretas, relacionadas com a área de conhecimento do curso; VI - Possibilitar ao acadêmico a construção de suas próprias condutas (afetivas, cognitivas e técnicas) a partir da situação em que se encontra, frente a um futuro desempenho profissional; VII - Levar à comunidade os resultados obtidos nas atividades, tendo em vista o papel da universidade, no sentido da disseminação do conhecimento produzido. VIII - Levar à comunidade atendimento clínico-odontológico especializado.

Justificativa

O Projeto de Extensão Endo Z, foi criado no intuito de suprir a demanda da necessidade de tratamento endodôntico e cirurgia parendodôntica da comunidade, adjunto a maior e melhor capacitação de alunos da Faculdade de Odontologia e profissionais da saúde na área de Odontologia. É composto por estudantes do curso de Odontologia da UFPel, entre o 6° e 10° semestre de graduação, sendo estes selecionados por avaliação curricular e supervisionados por professores da área. Este possui um prontuário próprio, sob Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que deve ser assinado pelo paciente antes do inicio do tratamento. É executado às quartas feiras, das 18h às 22h na clínica sul da Faculdade de Odontologia.

Metodologia

O Projeto Endo Z é composto por estudantes do curso de Odontologia da UFPel, entre o 6° e 10° semestre de graduação, sendo estes selecionados por avaliação curricular e supervisionados por professores e pós graduandos da área. O projeto apresenta um prontuário próprio, sob Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que deve ser assinado pelo paciente antes do inicio do tratamento. Pacientes, com necessidade de tratamento endodôntico e cirurgia parendodôntica, são atendidos na clínica Sul da Faculdade de Odontologia. Dessa forma existem os alunos auxiliares, alunos operadores e supervisão por professores e pós graduandos. O projeto é executado às quartas feiras, das 18h às 22h na clínica sul da Faculdade de Odontologia.

Indicadores, Metas e Resultados

Resultados buscados e esperados do projeto são que a comunidade seja beneficiada com atendimento odontológico especializado na área de Endodontia bem como oportunidade de capacitação dos alunos e profissionais da área de odontologia.As ações de extensão desenvolvidas geraram concretamente: Novas linhas de pesquisa. Novos grupos de pesquisa. Propostas de continuidade para o ano seguinte. Outras ações de extensão vinculadas. Apropriação de créditos curriculares para cursos. Apropriação de créditos curriculares para estudantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DE LIMA HARTER
AMANDA DOS SANTOS MACIEL
ANA KAROLINA HAMMES DE AMORIM
ANA LUIZA CARDOSO PIRES
ANDRÉ AVELINO VEIGA RODRIGUES
ARTHUR DIAS GALARÇA
ARTHUR ZAMPIRON DA SILVA
BRENDA CRISTINA ALBINO
BRUNA CAVALCANTE CHAVES
BRUNA OLIVEIRA SOUZA
BRUNA VIEIRA DA SILVA VICTÓRIA
CAMILA MOREIRA MARQUES
CAMILLA HÜBNER BIELAVSKI
CAROLINA SCHUSTER OURIQUES
CLARISSA DE AGUIAR DIAS
DANIELE FERNANDES DA COSTA
DIEGO SANTONI MESSINA
EDUARDA CARDOSO DE OLIVEIRA
EDUARDA CARRERA MALHÃO
EDUARDO MELO FERREIRA
EDUARDO TROTA CHAVES
ELISA KORTE FORTES
EUGÊNIA CARRERA MALHÃO
EZILMARA LEONOR ROLIM DE SOUSA5
FELIPE FURTADO KWECKO
FELIPE IMMICH
GABRIEL SCHMITT DA CRUZ
GABRIELA KRAEMER
GUILHERME DA LUZ SILVA
GUILHERME ESPINOSA DUTRA
HELENA LIMA CASTRO
HELOISA GREHS E SILVA
HENRIQUE FREITAS JALIL
HINGRIDIS SGNAULIN
ISABELA ROCHA STEIMBRUCH
ISABELLE KUNRATH
JAQUELINE DE MEDEIROS LORENZET
JENIFFER LAMBRECHT
JULIA SILVA GOMES DE ARAUJO
JÚLIA CORRÊA CENTENO
JÚLIA MACHADO SAPORITI
KAROLINY RECKZIEGEL DA VEIGA
KATARINE LEVIEN MARTINS
KIMBERLLY TIMM RUTZ
LARISSA HARTER LOPES
LARISSA MOREIRA PINTO
LARISSA WULFF OLIVEIRA
LAURA BARRETO MORENO
LAURA CAMPANHARO MARANS
LEONARDO BLANK WEYMAR
LETÍCIA SALOMÃO HIRSCH
LUCAS DIAS DE CARVALHO
LUCAS PEIXOTO DE ARAÚJO
LUCAS PINTO CARPENA
LUCAS TEIXEIRA UARTH
LUCIÉLI ANDRÉIA ZAJKOWSKI
LUIZ ALEXANDRE CHISINI
LUIZ ANTÔNIO SOARES FALSON
LUIZ ANTÔNIO SOARES FALSON
LUIZ FERNANDO AZZOLIN BRAGA
LUIZ PAULO NIKRASZEWICZ DE SOUZA
MARIA FERNANDA BORGES GAMBORGI
MARIA JOSÉ MAYARA OLIVEIRA SOARES
MARIANA CAVALHEIRO COSTA
MARIANA PIRES LEMOS
MARÍLIA HELFENSTEIN KAPLAN
MAURO CORRÊA MIRAPALHETE
MAURÍCIO DALMASO LEMOS
NADIA DE SOUZA FERREIRA4
NADINE BARBOSA FERREIRA
NATÁLIA SCARLET SLOMP
OTÁVIO DA SILVA SPOSITO
RAFAEL ACOSTA GARRIDO
SABRINA MACHADO MARQUES
SAMILLE BIASI MIRANDA
STÉFFANI SERPA
THAINA DIAS SCHOLANTE
THALES SCHIAVON SANTIN
THAÍS GIODA NORONHA
TIAGO MARTINS FEIJÓ MIGUELIS
VAGNER MORALES MACHADO JUNIOR
VERÔNICA DE FREITAS BECKER
VÍCTOR DE ORNELAS PERAÇA
WAGNER DA SILVA NOLASCO
ZEAD MAHMUD CARVALHO SALEH FILHO
ÉDSON VARGAS NUNES

Página gerada em 19/04/2024 03:19:03 (consulta levou 0.221709s)