Nome do Projeto
Sport Education Model: um estudo de intervenção com alunos do ensino médio
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/06/2021 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O esporte é um fenômeno cultural bastante presente nas aulas de educação física. Contudo, apesar dos avanços científicos na área da pedagogia do esporte, recentes estudos no Brasil indicam que o modelo convencional de ensino do esporte ainda é o mais utilizado. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo verificar o efeito do Sport Education Model (SEM) e do Método Tradicional (MET) no ensino do esporte nas aulas de educação física nos seguintes aspectos: (a) cultura esportiva; (b) competência esportiva; (c) entusiasmo esportivo. Para isso, será realizado um estudo experimental com grupos randomizados com testes pré e pós intervenção. A amostra será composta por turmas do ensino médio das diferentes redes de ensino (Estadual, Particular e Federal) da cidade de Pelotas-RS. Três turmas serão submetidas a um programa de 20 semanas utilizando o SEM como modelo de ensino para os esportes de invasão. O grupo MET, formado também por outras três turmas, será submetido ao mesmo período de tempo e conteúdo. Serão utilizados três instrumentos para a recolha de dados. Para analisar a variável cultura esportiva será construído e validado um teste de acordo com o que será desenvolvido nas aulas. O Game Performance Assessment Instrument (GPAI) (Oslin, 1998) será usado para avaliar a variável competência esportiva. Para avaliar o entusiasmo esportivo será utilizado o Intrinsic Motivation Inventory (IMI) (Ryan, 1982), reformulado para uso em contexto esportivo por McAuley, Duncan e Tammen (1989). Para realizar a análise dos dados da intervenção será utilizado o teste Anova two-way para medidas repetidas. Espera-se que o SEM apresente efeito superior ao MET no ensino do esporte para os três aspectos analisados.
Objetivo Geral
verificar o efeito do Sport Education Model (SEM) e do Método Tradicional (MET) no ensino do esporte nas aulas de educação física nos seguintes aspectos: (a) cultura esportiva; (b) competência esportiva; (c) entusiasmo esportivo.
Justificativa
O esporte é um fenômeno cultural bastante presente nas aulas de educação física. Contudo, apesar dos avanços científicos na área da pedagogia do esporte, recentes estudos no Brasil indicam que o modelo convencional de ensino do esporte ainda é o mais utilizado. Desta forma, é importante que outros modelos de ensino do esporte no contexto escolar sejam testados.
Metodologia
Este estudo experimental será realizado com grupos randomizados com testes pré e pós intervenção. A amostra será composta por turmas do ensino médio das diferentes redes de ensino (Estadual, Particular e Federal) da cidade de Pelotas-RS. Três turmas serão submetidas a um programa de 20 semanas utilizando o Sport Education Model como modelo de ensino para os esportes de invasão. O grupo Método Tradicional, formado também por outras três turmas, será submetido ao mesmo período de tempo e conteúdo. Serão utilizados três instrumentos para a recolha de dados. Para analisar a variável cultura esportiva será construído e validado um teste de acordo com o que será desenvolvido nas aulas. O Game Performance Assessment Instrument (GPAI) (Oslin, 1998) será usado para avaliar a variável competência esportiva. Para avaliar o entusiasmo esportivo será utilizado o Intrinsic Motivation Inventory (IMI) (Ryan, 1982), reformulado para uso em contexto esportivo por McAuley, Duncan e Tammen (1989). Para realizar a análise dos dados da intervenção será utilizado o teste Anova two-way para medidas repetidas.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o Sport Education Model apresente efeito superior ao Método Tradicional no ensino do esporte para os três aspectos analisados. Importante destacar que este projeto se configura como a proposta de um estudo de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GABRIEL BARROS DA CUNHA | |||
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN | 4 |