Nome do Projeto
Laboratório de ensino na/da EJA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/07/2021 - 28/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Devido à suspensão das aulas presenciais e a dificuldade de encontros presenciais para desenvolvimento de material didático optamos por desenvolver a proposta de criar material didático, com apoio das histórias e das memórias dos discentes, e da experiência e observações nas disciplinas TPP VIII e PE VIII. Elas foram ofertadas de maneira remota no ano de 2021 referente ao período letivo de 2020/2. Caso a conjuntura mude seguiremos com encontros híbridos para os próximos períodos. No momento os encontros serão de forma remota. O projeto também será ofertado para quem tem interesse em realizar o estágio na EJA.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto de ensino é a elaboração de material didático que auxilie os discentes na solução dos problemas práticos apresentados nos estágios de observação e de regência, ou outra disciplina que envolva a EJA, seja de maneira remota, híbrida e/ou presencial.

Justificativa

Partindo das discussões entre a supervisora de estágio em EJA e os discentes constatou-se a escassez de material para trabalhar com o público da EJA. O material utilizado, em sua maior parte, é infantilizado. Nossa proposta é a criação de material didático para ser utilizado pelos próprios alunos nas atividades que envolvem a prática da docência na EJA, principalmente no estágio de regência, alinhado à proposta do curso de Pedagogia.

Metodologia

A metodologia a ser empregada é:
1. Identificação das principais dificuldades dos discentes nas disciplinas voltadas à observação e regência e outras voltadas à EJA;
2. Revisão da bibliografia existente a fim de identificar materiais de apoio e aprofundar os estudos em EJA;
3. Elaboração de material didático a ser disponibilizado em formato digital para o estágio de regência dos discentes da mesma.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a melhora do desempenho dos discentes nas disciplinas de estágio de observação e regência, bem como a oferta de material didático adequado à EJA.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA MORTAGUA DOS SANTOS
ANA HELLEN QUINTEIROS
ANDRÉA FONSECA DA SILVA
BRUNA FURTADO TOMASCHEWSKI DUARTE
CIBÉLIA ALVES PETIZ
CLAUDIA BARBOSA PEREIRA SOUSA
DIEGO DOMINGOS GOULART
ELIZÂNGELA FURTADO SOARES
FRANCIELE GOUVEIA LIMA
GUACIRA SILVA DOS SANTOS
GUARACY PADILHA CORRÊA
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO3
INAJARA PONTES MOTA
JULIANA DE AFFONSO OLIVEIRA
LURIAN DE SOUZA SIQUEIRA
LURIELEN LETTNIN DA CUNHA
LUÉZI MÜLLER MÜLLER
MARIA ELIZABETE TEIXEIRA MACHADO
TAINÁ GONÇALVES DOMINGUES
VALDOIR SIMÕES CAMPELO
VANESSA DA SILVA BORGES
VIRGÍNIA DOS SANTOS
ÁDRIA FERREIRA TEIXEIRA

Página gerada em 28/04/2024 22:07:26 (consulta levou 0.145966s)