Nome do Projeto
Laboratório de ensino na/da EJA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/07/2021 - 28/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Devido à suspensão das aulas presenciais e a dificuldade de encontros presenciais para desenvolvimento de material didático optamos por desenvolver a proposta de criar material didático, com apoio das histórias e das memórias dos discentes, e da experiência e observações nas disciplinas TPP VIII e PE VIII. Elas foram ofertadas de maneira remota no ano de 2021 referente ao período letivo de 2020/2. Caso a conjuntura mude seguiremos com encontros híbridos para os próximos períodos. No momento os encontros serão de forma remota. O projeto também será ofertado para quem tem interesse em realizar o estágio na EJA.
Objetivo Geral
O objetivo deste projeto de ensino é a elaboração de material didático que auxilie os discentes na solução dos problemas práticos apresentados nos estágios de observação e de regência, ou outra disciplina que envolva a EJA, seja de maneira remota, híbrida e/ou presencial.
Justificativa
Partindo das discussões entre a supervisora de estágio em EJA e os discentes constatou-se a escassez de material para trabalhar com o público da EJA. O material utilizado, em sua maior parte, é infantilizado. Nossa proposta é a criação de material didático para ser utilizado pelos próprios alunos nas atividades que envolvem a prática da docência na EJA, principalmente no estágio de regência, alinhado à proposta do curso de Pedagogia.
Metodologia
A metodologia a ser empregada é:
1. Identificação das principais dificuldades dos discentes nas disciplinas voltadas à observação e regência e outras voltadas à EJA;
2. Revisão da bibliografia existente a fim de identificar materiais de apoio e aprofundar os estudos em EJA;
3. Elaboração de material didático a ser disponibilizado em formato digital para o estágio de regência dos discentes da mesma.
1. Identificação das principais dificuldades dos discentes nas disciplinas voltadas à observação e regência e outras voltadas à EJA;
2. Revisão da bibliografia existente a fim de identificar materiais de apoio e aprofundar os estudos em EJA;
3. Elaboração de material didático a ser disponibilizado em formato digital para o estágio de regência dos discentes da mesma.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se a melhora do desempenho dos discentes nas disciplinas de estágio de observação e regência, bem como a oferta de material didático adequado à EJA.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA MORTAGUA DOS SANTOS | |||
ANA HELLEN QUINTEIROS | |||
ANDRÉA FONSECA DA SILVA | |||
BRUNA FURTADO TOMASCHEWSKI DUARTE | |||
CIBÉLIA ALVES PETIZ | |||
CLAUDIA BARBOSA PEREIRA SOUSA | |||
DIEGO DOMINGOS GOULART | |||
ELIZÂNGELA FURTADO SOARES | |||
FRANCIELE GOUVEIA LIMA | |||
GUACIRA SILVA DOS SANTOS | |||
GUARACY PADILHA CORRÊA | |||
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO | 3 | ||
INAJARA PONTES MOTA | |||
JULIANA DE AFFONSO OLIVEIRA | |||
LURIAN DE SOUZA SIQUEIRA | |||
LURIELEN LETTNIN DA CUNHA | |||
LUÉZI MÜLLER MÜLLER | |||
MARIA ELIZABETE TEIXEIRA MACHADO | |||
TAINÁ GONÇALVES DOMINGUES | |||
VALDOIR SIMÕES CAMPELO | |||
VANESSA DA SILVA BORGES | |||
VIRGÍNIA DOS SANTOS | |||
ÁDRIA FERREIRA TEIXEIRA |