Nome do Projeto
Revalorização de resíduos poliméricos através da produção de blendas contendo materiais biodegradáveis
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2021 - 30/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A busca de novos materiais tem sido uma constante na história da humanidade. Do mesmo modo, soluções ao problema do descarte de resíduos poliméricos, causadores de graves e preocupantes problemas ambientais e de saúde pública, têm sido almejadas há muitos anos. Nesse contexto, o projeto de pesquisa em questão visa contribuir para o avanço e desenvolvimento na área de Ciência e Tecnologia e Engenharia de Materiais, bem como ao avanço da Pesquisa e Desenvolvimento da Química Ambiental e Ecologia, abordando aspectos de fundamental importância nos dias de hoje, o reaproveitamento de resíduos poliméricos e a sustentabilidade. O presente projeto visa o estudo do processo degradativo de blendas poliméricas compostos de polímero termoplástico/polímero biodegradável (com ênfase no amido termoplástico que é abundante), sendo a fase termoplástica um polímero reciclado, como forma de reciclagem e revalorização de resíduos sólidos.

Objetivo Geral

Analisar o processo degradativo das blendas através de estudo da perda de massa em solo controlado.

Justificativa

Atualmente, o crescimento elevado do consumo e o descarte inadequado de materiais poliméricos têm agravado problemas relacionados aos resíduos sólidos urbanos (RSUs). O ideal seria que 100% de todos os materiais poliméricos utilizados no Brasil e no mundo fossem reciclados, ajudando no desenvolvimento sustentável. Porém, o cenário real é bem diferente por esbarrar em inúmeras dificuldades, o que gera graves problemas ambientais, de saúde pública, governamentais e econômicos.
Dentre os materiais poliméricos pós-consumo causadores de sérios problemas ambientais e de saúde pública estão os polímeros termoplásticos como o polietileno de alta densidade (HDPE) e o polipropileno (PP), materiais vastamente utilizados especialmente em embalagens em geral. Já o poliestireno expandido (EPS), o qual é constituído de cerca de 5% de poliestireno (PS) em sua forma expandida (EPS), mais conhecido pela marca comercial Isopor®, é largamente utilizado como embalagens, principalmente para alimentos e eletrodomésticos em geral.
O presente projeto vem de encontro a esse grave problema mundial da disposição final de resíduos sólidos urbanos, através a revalorização de resíduos poliméricos como o HDPE, PP e EPS, buscando uma forma viável de reutilização destes materiais, através da produção de blendas poliméricas polímero termoplástico/amido termoplástico como forma de reciclagem e busca dos melhores parâmetros que acelerem a degradação da fase termoplástica.

Metodologia

Todas as blendas poliméricas já foram produzidas durante o período de realização do projeto de pesquisa de mesmo título (código 10132). As próximas etapas serão analisar o processo degradativo das blendas através de estudo da perda de massa em solo controlado, de acordo com a norma ASTM G-160.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a adição da fase amido termoplástico tenha influenciado o processo degradativo das fases termoplásticas analisadas, através do aumento das perdas de massa de todas as blendas em relação aos polímeros termoplásticos puros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIULA DANIELLI BASTOS DE SOUSA5
GABRIELA OLIVEIRA CAMPOS
PEDRO HENRIQUE SANTALIESTRA E SILVA

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 1.631,55Coordenador

Página gerada em 20/04/2024 09:46:46 (consulta levou 0.277346s)