Nome do Projeto
Estímulo ao Aprendizado e Reforço Didático em Bioquímica e Fisiologia Vegetal
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/07/2021 - 29/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O projeto será desenvolvido sob a coordenação dos professores Dr. Luciano do Amarante (UFPel) e Dr. Junior Borella (FURG) e o aluno de doutorado Douglas Antônio Posso (Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal - UFPel), além de colaboradores. O projeto será iniciado no semestre letivo 2021/2, juntamente com o início das disciplinas no calendário acadêmico dos alunos de graduação em cursos de Biologia, Agronomia e afins na Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande. Considerando a interdependência de conteúdos entre as disciplinas de Bioquímica e Fisiologia Vegetal, a complexidade dos assuntos abordados e elevados índices de reprovação em ambas disciplinas, a presente proposta tem por objetivo aumentar o espaço para aprendizagem, abordando temas que possam reforçar o interesse nessas disciplinas, levando em consideração as dúvidas levantadas pelos alunos ao longo do desenvolvimento dos conteúdos específicos de Bioquímica e de Fisiologia Vegetal. O espaço para o desenvolvimento dos conteúdos de acordo com a demanda dos alunos envolvidos será criado por meio de encontros síncronos dos alunos das referidas disciplinas com o aluno de doutorado envolvido e colaboradores, sob a supervisão dos professores coordenadores que ministram as disciplinas nas duas áreas.

Objetivo Geral

Colaborar no aprendizado em conteúdos das disciplinas de Bioquímica e de Fisiologia Vegetal, por meio do reforço didático aos alunos que estarão cursando essas disciplinas, trabalhando conteúdos escolhidos pelos alunos por meio de consulta prévia ao longo do desenvolvimento das duas disciplinas.

Justificativa

Em decorrência da mudança ocasionada pela pandemia do corona vírus, a brusca alteração para o sistema de ensino EAD, e as dificuldades inerentes às disciplinas de bioquímica e anatomorfofisiologia vegetal, em virtude de seus conceitos e aplicabilidades, demanda uma maior interação dos professores com os alunos.
Aulas que durariam de 2 a 4 horas em sala de aula, muitas vezes se limitam a encontros síncronos de uma hora, limitando a exposição de dúvidas dos alunos ao professor e detalhamento de conteúdos por parte do professor de forma a atender demandas individuais dos alunos, tanto pelo tempo disponível recomendado, tanto pela participação dos alunos nos encontros síncronos.
Atualmente observa-se um aumento do número de estudantes com aprendizagem visual, devido aos adventos da internet, porém muitas vezes somente a disponibilização de vídeoaulas e materiais didáticos digitais associados à limitada participação dos alunos em encontros síncronos, sejam aulas ou espaço para esclarecimento de dúvidas, não garante um aprendizado consistente. Ainda a não procura por meios mais demorados de meios de aprendizagem como livros e textos (muitas vezes longos), por parte de estudantes da dita geração, não garante um nível satisfatório de aproveitamento desses conhecimentos por parte dos mesmos.

Metodologia

Um grupo de estudo será criado por meio do aplicativo Telegram®, onde será divulgado o link para acesso à aula semanal, a qual será ministrada pelo Google Meet®, ambos gratuitos e acessados pela internet.
No grupo do Telegram, será levantado semanalmente o assunto que será abordado, com uma semana de antecedência à aula, de acordo com a necessidade e dúvidas questionadas pelos alunos. A interação com os mesmos será realizada de forma assíncrona por meio do aplicativo Telegram.
Tanto os encontros síncronos e assíncronos serão ministrados e administrados pelo doutorando participante e colaboradores (encontros síncronos) por ele convidados, via assessoramento dos professores responsáveis por esta proposta.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se despertar e desenvolver um maior interesse dos alunos com os conteúdos das disciplinas abordadas e ainda um maior engajamento por parte dos alunos nas aulas com os professores responsáveis, visando um melhor desempenho dos alunos nas disciplinas, aumentando-se com isso o índice de aprovação nas disciplinas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENISE DOS SANTOS COLARES DE OLIVEIRA1
DOUGLAS ANTÔNIO POSSO
JUNIOR BORELLA
LUCIANO DO AMARANTE1

Página gerada em 18/04/2024 23:19:31 (consulta levou 0.132301s)