Nome do Projeto
Acervo Popular de Ciências
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/09/2021 - 30/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Jovens e adultos
Resumo
Esse projeto tem como objetivo ações de extensão que visam a popularização e democratização do acesso à ciência. O projeto surgiu a partir da percepção da falta de instrumentos de apoio didático nas disciplinas de ensino de física de escolas públicas, carência que causa dificuldades perceptíveis no aprendizado de muitos fenômenos físicos por parte dos estudantes. Nesse projeto, temos como foco a tríade professor-alunos-conhecimento, em especial a ordem pedagógica, que está relacionada aos recursos didáticos e diferentes estratégias de ensino. A construção do conhecimento, em especial por crianças e adolescentes é matéria de estudo a muito anos, por exemplo trabalhos desenvolvidos por Piaget e Vigotsky, entre outros. Nesse sentido, se busca a compreensão do conhecimento científico produzido pela humanidade na busca de sua epistemologia. O mecanismo de construção do conhecimento, segundo Paiget, envolve conceitos de equilibração, desequilibração e reequilibração o qual foca na ideia de que qualquer novo conhecimento tem origem em um conhecimento anterior. O projeto “Acervo Popular de Ciência” está inserido nesse contexto, uma vez que busca-se criar um acervo de experimentos de baixo custo e deixá-los disponíveis para a comunidade escolar, principalmente professores da rede pública que poderão utilizá-los para complementar suas aulas, assim fomentando a compreensão de conceitos mais complexos por parte dos alunos, visto que, muitos relatam dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física. Entendendo que os professores muitas vezes encontram limites para escapar de um ensino tradicional (quadro e giz) por se depararem, muitas vezes em escolas da rede pública sem alternativas ou recursos além do básico para desenvolver o conhecimento. Através desse projeto pretende-se contribuir para o auxílio na compreensão de conceitos físicos utilizando experimentos como mecanismo motivador, entendendo que a utilização de experimentos é uma técnica que atrai o interesse dos alunos. O uso de experimentos pode ser uma possibilidade de transição dos modelos tradicionais de ensino para a construção de formas alternativas de ensinar Física aproximando os alunos e promovendo, assim como diz Paulo Freire, a educação como prática libertadora. A obtenção de conhecimento é importante para que não ocorra opressão dos indivíduos, o acesso ao conhecimento científico se faz necessário ainda mais em tempos em que o negacionismo se encontra em evidência. É fundamental conhecer a ciência, pois, assim, ela nos ajudará a entender com clareza os acontecimentos do universo, que são muitas vezes abstratos e de difícil compreensão. Diante da problemática de ensinar ciências, é possível perceber que é necessário a realização de projetos que oportunizem uma popularização do conhecimento científico. A inclusão social acontece, também, através da ciência no qual promover a divulgação do conhecimento científico, em atividades de extensão universitária, é uma forma de alcançar essa meta. Pretendemos organizar através de projeto um banco de experimentos de Física, de preferência com baixo custo e material didático auxiliar, que possam ser utilizados e reproduzidos (experimentos e material) por alunos e professores como ferramenta de sala de aula e que facilitem o processo de ensino aprendizagem.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto, no contexto de ciência popular, é criar um acervo de experimentos de baixo custo para deixá-los disponíveis nas escolas, ainda, nesse projeto, pretende-se oferecer atividades didáticas que complementem as atividades em sala de aula, permitindo também o amplo acesso de estudantes e professores ao material produzido.

Um dos objetivos do projeto é elaborar e divulgar experimentos de física e material de apoio didático relacionado aos mesmos que possam ser apresentados e utilizados em sala de aula despertando o interesse pela ciência e proporcionando uma vivência no mundo científico da exploração e construção do conhecimento. Aos discentes dos Cursos de Física pretende-se capacitar os mesmos como agentes modificadores do conhecimento através de experiencias imersivas no ambiente escolar.

Justificativa

O projeto Acervo Popular em Ciência justifica-se devido a grande necessidade de metodologias de ensino, em especial aquelas que visem a complementação do ensino formal em sala de aula, trazendo para o cotidiano da sala de aula e do estudante atividades que demonstrem que o conhecimento científico permeia nosso dia a dia.
Uma das perguntas mais comuns durante o ensino de física em sala de aula é: "professor, para que serve isso?". Tentando responder essa questão, no projeto pretende-se construir conjuntos de experimentos de baixo custo com o objetivo de demostrar na prática aplicações de conceitos de física. Juntamente com estes experimentos será proposto material complementar que envolva a descrição detalhada de conceitos e demonstração dos experimentos.

Metodologia

A execução e desenvolvimento do projeto será realizada em ações de imersão em sala da aula e escolas, desenvolvimento de experimentos e material didático e aplicação dos experimentos e material nas escolas.

Durante a ação de imersão, a equipe envolvida no projeto desenvolverá um trabalho de campo nas diferentes escolas da região, coletando informações sobre as condições de aplicação do projeto, infraestrutura e como o projeto poderá ser inserido no método pedagógico das escolas que aceitarem participar do projeto.

A partir das informações obtidas na ação de imersão, a equipe participará da ação de planejamento de experimentos, construção e preparação do material de apoio didático.

Após a preparação do material, terá início a ação de aplicação. Nessa ação a equipe participará de atividades nas escolas parceiras, apresentando o material em sala de aula, como complemento às atividades desenvolvidas pela escola, bem como o treinamento de professores da rede de ensino para a utilização do material em sala de aula.
Embora a metodologia esteja dividida em ações, essas ações podem ocorrer simultaneamente uma vez que a medida que se tenham várias escolas participando do projeto cada ação individual ocorrerá em diferentes escolas.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o projeto espera-se conseguir um ambiente de ensino - aprendizado mediante a elaboração e realização de experimentos.

O impacto e sucesso do projeto será verificado mediante acompanhamento dos estudantes das escolas, bem como ações de pesquisa para medir a eficiência da metodologia desenvolvida no projeto.

Para os estudantes da rede, espera-se que os mesmos consigam uma melhor compreensão de conceitos físicos para além das tradicionais aplicação de equações, espera-se que o conhecimento se consolide como rotinas cotidianas, que os estudantes consigam perceber que estão imersos em um mundo científico cujo conhecimento é a base da sociedade moderna.

Para os alunos universitários o projeto surge como uma oportunidade de imersão nas rotinas escolares, o desenvolvimento e consolidação do conhecimento obtidos nos cursos de física através da elaboração de experimentos com objetivo de demonstrar conceitos físicos específicos. Ainda espera-se desenvolver capacidades de escrita e oratória uma vez que parte dos objetivos do projeto é a confecção de material de apoio didático e aplicação dos experimentos nas escolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE DIEHL5
FABIO TEIXEIRA DIAS5
FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIOR7
LUCAS AVILA PINHEIRO
MAURICIO FONSECA RODRIGUES

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