Nome do Projeto
Estudos da linguagem e da língua sob uma perspectiva da interação verbal
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/07/2021 - 31/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto visa a criar oportunidade para pesquisar e refletir sobre noções e conceitos básicos da linguagem (via língua), por meio de abordagens do texto e do discurso, enquanto conhecimento necessário à interação nas práticas sociais. Cabe dizer que esse conhecimento é fundamental à formação acadêmica, tanto do futuro professor quanto do futuro bacharel produtor e revisor de textos. Os encontros serão quinzenais ou mensais, na modalidade on-line, até serem liberadas as aulas presenciais, nos quais os textos previamente selecionados e lidos serão discutidos. A coordenadora do projeto organizará a logística desses encontros, estabelecendo os textos a serem lidos, como os prazos. Juntamente com os estudos teóricos, haverá atividades práticas voltadas ao exercício profissional de cada aluno engajado na pesquisa, seja licenciando, seja bacharel. Nessas condições, este projeto funciona como atividade que complementa os conhecimentos sobre a linguagem/língua que são desenvolvidos nas diferentes disciplinas, ao longo dos cursos. Podemos dizer que a relevância desta pesquisa está na sua meta de criar espaço para que o acadêmico se torne um sujeito autônomo em seus estudos e crítico diante das informações com as quais ele vai se defrontar ao longo de sua vida, seja no meio acadêmico ou fora dele. É de suma importância que o estudante tenha a experiência em um projeto de pesquisa afim com seu interesse, pois essa oportunidade será um grande diferencial na sua formação inicial.

Objetivo Geral

Pesquisar e refletir sobre noções e conceitos básicos da linguagem/língua, através de abordagens do texto e do discurso, enquanto conhecimento necessário à interação no meio social, tanto na perspectiva da formação escolar e acadêmica, quanto na atuação profissional (na licenciatura e no bacharelado).

Justificativa

Este projeto de pesquisa é relevante, uma vez que vai criar oportunidades para os estudantes da linguagem engajados (enquanto futuros professores ou bacharéis) a desenvolverem suas capacidades de uso da língua, seja lendo, seja escrevendo, nas mais diversas instâncias sociais. Em síntese, este estudo é uma atividade (teórica e prática) complementar às aprendizagens já desenvolvidas nas disciplinas dos cursos voltadas ao domínio do uso da linguagem e seu efeito no interlocutor.

Metodologia

Este projeto de pesquisa caracteriza-se por ser um trabalho aplicado, isto é, uma interação entre o estudo/leitura e a reflexão sobre teorias do texto e do discurso e sua efetiva realização no campo de trabalho/atuação, tanto na prática escolar (de ensino), quanto no ato de produzir e revisar textos.
Para reforçar a ideia de que almejamos formar profissionais da linguagem que sejam pesquisadores, investigadores e críticos frente ao conhecimento, o presente projeto funcionará através de encontros quinzenais ou mensais (na modalidade on-line), dependendo da necessidade, nos quais serão discutidos os textos previamente selecionados e lidos. Além disso, o acadêmico deverá elaborar um subprojeto na área do projeto guarda-chuva, produzindo atividades que poderão ser aplicadas no ensino, na escola, ou como bacharel.
PROGRAMA DE ESTUDOS: Será determinado um programa de estudos comum a todos os membros do grupo que servirá de base teórica ao projeto. Além desse núcleo comum, cada participante será orientado a realizar leituras específicas de acordo com seus interesses. Os estudos ocorrerão a partir de material teórico selecionado e de diversos materiais linguísticos (textos/gêneros textuais) que circulam em nossa sociedade. Haverá um cronograma para a leitura e discussão dos textos teóricos, que vai se moldando e ajustando com o transcorrer dos encontros, fornecendo subsídios para que cada participante desenvolva seu próprio subprojeto. O coordenador ficará responsável por sistematizar a efetivação do programa, organizando e divulgando o material a ser estudado, os prazos e os métodos indicados às discussões e às atividades práticas.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto de pesquisa tem como objetivo criar oportunidades para que os acadêmicos dos cursos de Letras possam refletir sobre o processo de construção de sentidos, aperfeiçoando sua capacidade no domínio e no uso da língua materna, seja na prática da leitura, seja no exercício da escrita. Para tanto, faz-se necessário o conhecimento de uma concepção clara e objetiva de linguagem e de língua, enquanto texto e discurso, bem como do processo de ensino (do objeto a ensinar e do objeto para ensinar), no caso específico dos acadêmicos das licenciaturas.
Além de proporcionar conhecimento sobre as teorias supracitadas, este estudo também objetiva organizar e oferecer alguns eventos, incluindo cursos, oficinas, palestras, seminários de aperfeiçoamento e atualização voltados aos profissionais da língua portuguesa, em especial, aos professores do ensino básico da região, bem como a redatores e revisores que já atuam no mercado de trabalho. É uma tentativa de aproximar o meio acadêmico com o contexto social, especialmente o escolar, espaço em que as teorias linguísticas devem ser postas em prática para que sejam úteis e funcionais na interação cotidiana.
IMPACTOS
Resultados e produtos esperados:
Indicadores de resultados ao final do projeto:
* Construção de subprojetos que atendam às diferentes necessidades de pesquisa no campo de estudos da linguagem/língua (ensino de língua, na escola, e bacharéis em redação e revisão de textos);
* Diminuição de distâncias entre o pensamento científico (as teorias sobre a linguagem) e a prática do ensino de língua na sala de aula;
* Criação de espaço onde o profissional possa instrumentalizar-se com base nas teorias do texto e do discurso, tanto no ensino de língua(gem) quanto como bacharel. No caso da licenciatura, espera-se o conhecimento e o domínio de estratégias de ensino de língua, na tentativa de auxiliar e enriquecer as investigações científicas no decorrer das investigações teóricas. A teoria e a ação profissional (docente) cotidiana voltadas à melhoria da qualidade da formação e do ensino de língua no meio escolar;
* Publicação de artigos em periódicos da área;
* Apresentação de trabalhos produzidos em eventos da área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE NEUSCHRANK
ANA CAROLINA MEDEIROS DE VITA SOARES
CLEIDE INES WITTKE10
MILENA MORETTO
SANDRA MARIA LEAL ALVES

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