Nome do Projeto
Sociologia e história em Henri Lefebvre
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/08/2021 - 05/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Esta proposta é a continuação de um projeto de pesquisa iniciado há alguns anos e que foca a obra de Henri Lefebvre. Tenho avançado em alguns aspectos da obra deste autor como sua teoria dos resíduos e da vida cotidiana, inclusive estabelecendo conexões com outros temas como as cidades e a discussão do uso de imagens como objeto sociológico. Pretende-se dar a continuidade na pesquisa aprofundando a influencia teórica e metodológica de Lefebvre nas ciências sociais e em especial na sociologia brasileira.

Objetivo Geral

Analisar as influencia de Henri Lefebvre nas ciências sociais brasileiras, entendo esta influência como possibilidades teóricas e metodológicas nas análises de sociedades como a brasileira
Analisar a contribuição de Henri Lefebvre ao pensamento de Marx à luz das transformações da sociedade contemporânea
Estabelecer um diálogo entre Henri Lefebvre e ostros autores que tratam sobre o espaço e a modernidade latino-americana
Analisar a teoria da modernidade de Henri Lefebvre, ao mesmo tempo que se recupera a crítica sociológica à modernidade presente na tradição que se origina em Florestan Fernandes e chega até nós na obra de José de Souza Martins

Justificativa

Esta pesquisa se justifica porque ainda falta explorar as diversas possibilidades teóricas e metodológicas do pensamento deste autor, pouco conhecido, e marginalizado; e cuja obra é apropriada de forma fragmentada por planejadores, geógrafos, etc. Por exemplo, estes últimos, se centram, principalmente nos aspectos do espaço da teoria do autor; porém pensamos que a obra deve ser abordada como uma totalidade, com um fio condutor e um método. Talvez seja estranho prestar atenção num autor. porém trato a contribuição de Lefebvre como uma obra aberta, e por isso em diálogo com outros autores contemporâneos. Penso também que a obra de Lefebvre não foi esgotada. nem considerada como uma unidade ainda que repleta de contradições.

Metodologia

O método se fundamenta na análise da obra do autor em diálogo com autores contemporâneos e também na análise de pesquisas realizadas no Brasil que utilizam Lefebvre como referencial teórico. Num primeiro momento se sistematizará a teoria da modernidade, criticando-a, e relacionando-a, para contrasta-la com os aportes de outros que tomam a modernidade como objeto. A partir deste ponto se pretende iniciar o diálogo critico, mediado pelas contribuições de Florestan Fernandes e discípulos , no "debate" recente denominado de "pensamento decolonial".

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se mostrar há uma contribuição importante de Henri Lefebvre para compreender as sociedades contemporâneas, contribuição que não se há explorado de forma suficiente e desde a perspectiva da totalidade da obra, prestando atenção à unidade, mas não isenta de contradições, da teoria com a metodologia. Afirmei em outro momento que, apesar da "utilização" do pensamento de Lefebvre de parte de planejadores, arquitetos, geógrafos e urbanistas, é na sociologia sociologia que esse pensamento tem encontrado o campo mais fértil.
Como metas e indicadores pretende-se continuar participando em eventos científicos apresentando o resultados da pesquisa, o mesmo que na publicação de artigos e capítulos de livros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LAYLSON MOTA MACHADO
LUAN GOMES DOS SANTOS DE OLIVEIRA
SANDRO ARI ANDRADE DE MIRANDA
WILLIAM HECTOR GOMEZ SOTO8

Página gerada em 14/11/2024 23:50:12 (consulta levou 0.092580s)