Nome do Projeto
Atendimento Oftalmológico a Acadêmicos de Medicina
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2021 - 30/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A visão é o nosso sentido de maior relevância. Dessa forma, a saúde ocular está diretamente relacionada à qualidade de vida, o que significa que o indivíduo deve apresentar uma boa capacidade visual para que possa desempenhar o seu papel na comunidade. Problemas oftalmológicos implicam no comprometimento de suas funções, decorrendo em restrições ocupacionais, econômicas, sociais e psicológicas. Considerando a necessidade e a importância do autocuidado para profissionais da saúde muitos acadêmicos do curso de medicina, quando passavam na disciplina de oftalmologia, detectavam suas próprias dificuldades e solicitavam ajuda. Assim, o projeto de extensão “Atendimento Oftalmológico a Acadêmicos de Medicina” agrega o aprendizado de oftalmologia com o atendimento dos próprios alunos. A ideia vislumbra oportunizar aos nossos estudantes, além de tratamento médico especializado, um aprendizado técnico empático e o desenvolvimento de profissionais socialmente responsáveis e comprometidos com a saúde global.

Objetivo Geral

Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos em Oftalmologia através de atendimento médico especializado entre próprios estudantes.

Justificativa

As atividades contribuirão para a sedimentação do conhecimento oftalmológico dos envolvidos e proporcionará maior engajamento docente/discente, o que enriquecerá o currículo do graduando e sedimentará os aprendizados para a futura vida profissional dos estudantes. É necessário aprofundar os conhecimentos teórico-práticos de forma empática a fim de proporcionar aos alunos um melhor entendimento de que a saúde oftalmológica.
Constatando a necessidade propiciar o atendimento oftalmológico aos acadêmicos de medicina da UFPel e a importância de estimular o cuidado com os olhos, criou-se esse projeto que leva de maneira gratuita apoio aos nossos estudantes.
Visamos também, melhor rendimento e aprendizado acadêmico, contribuindo assim para a vida profissional dos envolvidos.

Metodologia

A metodologia do projeto baseia-se no atendimento médico oftalmológico em conjunto aos estágios curriculares obrigatórios.
Os alunos de medicina interessados no atendimento oftalmológico devem se inscrever com a secretária responsável e preencher um breve questionário.
O atendimento será oferecido a qualquer aluno que esteja cursando a faculdade de Medicina da UFPel.
As consultas serão realizadas no ambulatório de oftalmologia da UFPel pelos alunos do oitavo semestre da faculdade de Medicina que estão passando pela cadeira de oftalmologia, e pela prática da mesma, acompanhados pelo professor responsável.
Os atendimentos são sem fins lucrativos e de caráter filantrópico.
Eles contarão com abertura de prontuário médico no sistema e o registro de consulta.
Além do exame oftalmológico, discussões serão incitadas para o enriquecimento geral e como forma de atrair o interesse pelo tema.
O espaço é aberto para qualquer demanda trazida pelos alunos, como casos oftalmológicos, dúvidas e questionamentos.
No final do projeto, a ficha de inscrição será avaliada, buscando traçar um perfil das necessidades oftalmológicas dos nossos acadêmicos.
Uma análise crítica deverá ser realizada em busca do real impacto do projeto na formação médica e pessoal.
Os atendimentos serão realizados nas sextas-feiras, com um máximo de 1 aluno atendido por dia.

Indicadores, Metas e Resultados

Os nossos indicadores de sucesso do projeto será a adesão dos alunos, tanto como pacientes, quanto como “médicos”.
Nossas metas e resultados esperados são:
- Auxiliar na busca da saúde, da motivação e da participação dos alunos.
- Ampliar a qualificação acadêmica.
- Facilitar o acesso à Oftalmologia.
- Atendimento de acadêmicos que necessitam de cuidados oftalmológicos.

Esperamos que os assuntos abordados auxiliem na elaboração de conceitos de qualidade de vida e saúde oftalmológica e que auxiliem na qualificação acadêmica bem como facilite o acesso à especialidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ FLORIAM FOLTRAN
PEDRO HENRIQUE EVANGELISTA MARTINEZ
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1
TATIANA KAUFFMANN PAPALEO6

Página gerada em 29/03/2024 05:16:42 (consulta levou 0.144580s)