Nome do Projeto
PATAFÍSICA: Mediadores do imaginário
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/05/2017 - 15/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O Projeto/grupo Patafísica: mediadores do imaginário é formado por (volta de) 10 mediadores, alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais, e também alunos dos Bacharelados de Cinema de Animação e Design Gráfico, que propõem uma mediação artística previamente estudada e elaborada, que estimula a produção de sentido durante a experiência da exposição. Os mediadores do imaginário, ou os Patafísicos como são chamados, exploram a criação e o fazer, propõem reflexões e instigam a interrogação. Mais do que informar os dados da obra e buscar sustentar uma "verdade" do objeto artístico, a mediação patafísica busca interceder/mediar as relações entre os três principais atores dessa relação: mediador, obra e público, construindo fazeres que envolvem lembranças e memórias de cada visitante. Assim, a experiência de mediar leva em consideração todo repertório de vivência envolvida a cada mediação. Pois, entendem por mediação artística a experiência estética de cada visitante que ao tomar a imagem/obra para si tem seu conteúdo reestabelecido, atualizado na experiência. O grupo atua especialmente na galeria de arte do Centro de Artes/UFPel A Sala - Rua Alberto Rosa, 62 - assim como, em eventos acadêmicos/culturais, trabalhando na mediação artística e/ou na formação de mediadores, visando a ampliação da ideia de mediação artística.

Objetivo Geral

Explorar a criação e o fazer, propondo reflexões e instigando a partir da experiência artística.
Além de informar dados do objeto artístico, a mediação patafísica busca interceder/mediar as relações entre mediador, obra e público, construindo criações que envolvem lembranças e memórias.
Assim, a experiência de mediar leva em consideração todo repertório de vivência envolvida a cada mediação. Entender por mediação artística a experiência estética de cada visitante que ao tomar a imagem/obra para si tem seu conteúdo reestabelecido, atualizado na experiência.
Criar e promover a mediação artística como uma experiência artística prática na busca de uma vivência que relacione o exposto na galeria de arte A SALA (CA/UFPel) com o que foi articulado, criado por cada visitante, e assim, gerar sentidos.

Justificativa

O projeto justifica-se na medida que pretende promover as visitações em espaços expositivos de arte, aproximando a comunidade da arte. Através da mediação artística, entre obra de arte e público, busca trazer o repertório de vida de cada visitante, tornando o espaço expositivo um lugar acolhedor, na medida que articula a acolhe sua experiência artística. Operando, dessa forma, acreditamos promover um púbico sensível a arte, produtor de imagens, de sentidos.

Metodologia

Elaborar propostas de mediação artística que sejam receptivas e que repercutam nos visitantes. Pensadas enquanto práticas artísticas e de acordo com a exposição apresentada na Galeria A SAL, as mediações buscam ampliar as possibilidades de pensá-la. Abaixo seguem os tópicos metodológicos:
-Reuniões semanais para estudo, reflexão e discussão sobre mediação artística e avaliações das mediações realizadas.
- Preparação e definições. Estudo do conteúdo da exposição e definição da forma da mediação. Definição da proposição artística/mediação artística experienciada e adaptada no grupo de mediadores.
- A mediação. Realização das proposição artística durante as mediações agendadas com os grupos de visitantes (predomínio da comunidade escolar), bem como a realização de registros em forma de escrita e imagem (foto e vídeo) das proposições realizadas nas mediações.
- Reflexão e discussão. Avaliação das proposições de mediação e dos resultados (imagens produzidas na experiência, e pelos registros da experiência).

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto espera proporcionar mais um espaço de experiências artísticas, a galeria A Sala. Visa encontrar nas mediações a comunidade em geral, principalmente escolas, ao redosr do Centro de Artes, bem como escolas nas quais alunos egressos atuem como professores.
O projeto também visa oportunizar espaços de formação para os bolsistas e estudantes colaboradores da graduação e pós-graduação dos curso do Centro de Artes (ou não), ativando esses espaços, da mediação e do grupo por exemplo, de forma colaborativa, critica e criativa através da participação dos estudantes, professores e artistas que atuam na Galeria A Sala.
Igualmente, busca promover o estudo, reflexão e prática de atividades envolvidas na atuação do profissional de artes, em especial o mediador(a), enriquecendo a formação do estudante do Centro de Artes.
Bem como procura ampliar e intensificar a participação dos discente, docentes e funcionários do Centro de Artes à Galeria A Sala, em especial atuar de forma intensa na disciplina de Mediação Artística: experiências poeticoeducativas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MARTINS DE ABREU
ANDRÉ MARTINS ZIEGLER
ANDY HELLEN MARQUES REAL
BRUNA LOPES SILVA
CAROLINA CORREA ROCHEFORT10
CAROLINA MESQUITA CLASEN
FELIPE FLORENTINO DIAS DE OLIVEIRA
HAYDEE BEATRIZ ESCUDERO
HELCIO SILVA OLIVEIRA
HELENA DOS SANTOS MOSCHOUTIS
HELENE GOMES SACCO2
HENRIQUE TORRES DE SOUZA
JACSON WESTPHALEN PIOVESAN
JÚLIA PETIZ PORTO
KARINA GALLO
LUANA REIS SILVINO
MARIANA PACHECO MAZZETTI
RENATA CORRÊA JOB
YURI MORRONI

Página gerada em 29/03/2024 10:53:28 (consulta levou 0.178258s)