Nome do Projeto
PATAFÍSICA: Mediadores do imaginário
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/05/2017 - 15/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O Projeto/grupo Patafísica: mediadores do imaginário é formado por (volta de) 10 mediadores, alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais, e também alunos dos Bacharelados de Cinema de Animação e Design Gráfico, que propõem uma mediação artística previamente estudada e elaborada, que estimula a produção de sentido durante a experiência da exposição.
Os mediadores do imaginário, ou os Patafísicos como são chamados, exploram a criação e o fazer, propõem reflexões e instigam a interrogação. Mais do que informar os dados da obra e buscar sustentar uma "verdade" do objeto artístico, a mediação patafísica busca interceder/mediar as relações entre os três principais atores dessa relação: mediador, obra e público, construindo fazeres que envolvem lembranças e memórias de cada visitante. Assim, a experiência de mediar leva em consideração todo repertório de vivência envolvida a cada mediação. Pois, entendem por mediação artística a experiência estética de cada visitante que ao tomar a imagem/obra para si tem seu conteúdo reestabelecido, atualizado na experiência.
O grupo atua especialmente na galeria de arte do Centro de Artes/UFPel A Sala - Rua Alberto Rosa, 62 - assim como, em eventos acadêmicos/culturais, trabalhando na mediação artística e/ou na formação de mediadores, visando a ampliação da ideia de mediação artística.
Objetivo Geral
Explorar a criação e o fazer, propondo reflexões e instigando a partir da experiência artística.
Além de informar dados do objeto artístico, a mediação patafísica busca interceder/mediar as relações entre mediador, obra e público, construindo criações que envolvem lembranças e memórias.
Assim, a experiência de mediar leva em consideração todo repertório de vivência envolvida a cada mediação. Entender por mediação artística a experiência estética de cada visitante que ao tomar a imagem/obra para si tem seu conteúdo reestabelecido, atualizado na experiência.
Criar e promover a mediação artística como uma experiência artística prática na busca de uma vivência que relacione o exposto na galeria de arte A SALA (CA/UFPel) com o que foi articulado, criado por cada visitante, e assim, gerar sentidos.
Além de informar dados do objeto artístico, a mediação patafísica busca interceder/mediar as relações entre mediador, obra e público, construindo criações que envolvem lembranças e memórias.
Assim, a experiência de mediar leva em consideração todo repertório de vivência envolvida a cada mediação. Entender por mediação artística a experiência estética de cada visitante que ao tomar a imagem/obra para si tem seu conteúdo reestabelecido, atualizado na experiência.
Criar e promover a mediação artística como uma experiência artística prática na busca de uma vivência que relacione o exposto na galeria de arte A SALA (CA/UFPel) com o que foi articulado, criado por cada visitante, e assim, gerar sentidos.
Justificativa
O projeto justifica-se na medida que pretende promover as visitações em espaços expositivos de arte, aproximando a comunidade da arte. Através da mediação artística, entre obra de arte e público, busca trazer o repertório de vida de cada visitante, tornando o espaço expositivo um lugar acolhedor, na medida que articula a acolhe sua experiência artística. Operando, dessa forma, acreditamos promover um púbico sensível a arte, produtor de imagens, de sentidos.
Metodologia
Elaborar propostas de mediação artística que sejam receptivas e que repercutam nos visitantes. Pensadas enquanto práticas artísticas e de acordo com a exposição apresentada na Galeria A SAL, as mediações buscam ampliar as possibilidades de pensá-la. Abaixo seguem os tópicos metodológicos:
-Reuniões semanais para estudo, reflexão e discussão sobre mediação artística e avaliações das mediações realizadas.
- Preparação e definições. Estudo do conteúdo da exposição e definição da forma da mediação. Definição da proposição artística/mediação artística experienciada e adaptada no grupo de mediadores.
- A mediação. Realização das proposição artística durante as mediações agendadas com os grupos de visitantes (predomínio da comunidade escolar), bem como a realização de registros em forma de escrita e imagem (foto e vídeo) das proposições realizadas nas mediações.
- Reflexão e discussão. Avaliação das proposições de mediação e dos resultados (imagens produzidas na experiência, e pelos registros da experiência).
-Reuniões semanais para estudo, reflexão e discussão sobre mediação artística e avaliações das mediações realizadas.
- Preparação e definições. Estudo do conteúdo da exposição e definição da forma da mediação. Definição da proposição artística/mediação artística experienciada e adaptada no grupo de mediadores.
- A mediação. Realização das proposição artística durante as mediações agendadas com os grupos de visitantes (predomínio da comunidade escolar), bem como a realização de registros em forma de escrita e imagem (foto e vídeo) das proposições realizadas nas mediações.
- Reflexão e discussão. Avaliação das proposições de mediação e dos resultados (imagens produzidas na experiência, e pelos registros da experiência).
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto espera proporcionar mais um espaço de experiências artísticas, a galeria A Sala. Visa encontrar nas mediações a comunidade em geral, principalmente escolas, ao redosr do Centro de Artes, bem como escolas nas quais alunos egressos atuem como professores.
O projeto também visa oportunizar espaços de formação para os bolsistas e estudantes colaboradores da graduação e pós-graduação dos curso do Centro de Artes (ou não), ativando esses espaços, da mediação e do grupo por exemplo, de forma colaborativa, critica e criativa através da participação dos estudantes, professores e artistas que atuam na Galeria A Sala.
Igualmente, busca promover o estudo, reflexão e prática de atividades envolvidas na atuação do profissional de artes, em especial o mediador(a), enriquecendo a formação do estudante do Centro de Artes.
Bem como procura ampliar e intensificar a participação dos discente, docentes e funcionários do Centro de Artes à Galeria A Sala, em especial atuar de forma intensa na disciplina de Mediação Artística: experiências poeticoeducativas.
O projeto também visa oportunizar espaços de formação para os bolsistas e estudantes colaboradores da graduação e pós-graduação dos curso do Centro de Artes (ou não), ativando esses espaços, da mediação e do grupo por exemplo, de forma colaborativa, critica e criativa através da participação dos estudantes, professores e artistas que atuam na Galeria A Sala.
Igualmente, busca promover o estudo, reflexão e prática de atividades envolvidas na atuação do profissional de artes, em especial o mediador(a), enriquecendo a formação do estudante do Centro de Artes.
Bem como procura ampliar e intensificar a participação dos discente, docentes e funcionários do Centro de Artes à Galeria A Sala, em especial atuar de forma intensa na disciplina de Mediação Artística: experiências poeticoeducativas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA MARTINS DE ABREU | |||
ANDRÉ MARTINS ZIEGLER | |||
ANDY HELLEN MARQUES REAL | |||
BRUNA LOPES SILVA | |||
CAROLINA CORRÊA ROCHEFORT | 10 | ||
CAROLINA MESQUITA CLASEN | |||
FELIPE FLORENTINO DIAS DE OLIVEIRA | |||
HAYDEE BEATRIZ ESCUDERO | |||
HELCIO SILVA OLIVEIRA | |||
HELENA DOS SANTOS MOSCHOUTIS | |||
HELENE GOMES SACCO | 2 | ||
HENRIQUE TORRES DE SOUZA | |||
JACSON WESTPHALEN PIOVESAN | |||
JÚLIA PETIZ PORTO | |||
KARINA GALLO | |||
LUANA REIS SILVINO | |||
MARIANA PACHECO MAZZETTI | |||
RENATA CORRÊA JOB | |||
YURI MORRONI |