Nome do Projeto
Revista Cincerro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/03/2022 - 08/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A Revista Cincerro é um projeto de uma revista on-line para a produção e divulgação de artigos com conteúdo técnico-científico, escritos de forma didática e que será disponibilizado para todos os públicos, incluindo alunos, pesquisadores, produtores e profissionais. Este projeto é proposto pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande do Sul, Brasil. O NUPEEC é um grupo multidisciplinar constituído por professores, pesquisadores, pós-graduandos, residentes e graduandos, envolvendo os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Biotecnologia, Biologia e Farmácia, coordenado pelo Professor Dr. Marcio Nunes Corrêa. O nome do projeto traz consigo a missão da revista, uma vez que o “cincerro” fora largamente utilizado na pecuária como um instrumento de comunicação e que servia como uma espécie de guia. Assim, a Revista Cincerro se propõe a ser uma plataforma para comunicar o conhecimento produzido no meio acadêmico e fora dele com o público-alvo, tornando-se uma ferramenta de ensino e extensão. A veiculação dar-se-á de forma on-line com publicações trimestrais, trazendo informações de qualidade sobre os tópicos mais relevantes para a pecuária, como sanidade animal, nutrição, reprodução, manejo, gestão e mercado. A Revista Cincerro será produzida pelos integrantes do NUPEEC, que atuarão com redatores e editores e realizarão as atividades de marketing e design da revista. Dessa forma, o projeto também será uma oportunidade aos participantes da equipe, que irão desenvolver diversas habilidades, como a escrita e pensamento crítico, além das chamadas “soft skills”, como a comunicação, organização, flexibilidade e resiliência.

Objetivo Geral

Produzir e divulgar conteúdo técnico-científico relacionado à pecuária, levando ao público informações relevantes e que possam contribuir para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e, dessa forma, ser um interlocutor entre pesquisadores e produtores/profissionai.

Justificativa

O agronegócio brasileiro se destaca mundialmente por seu volume de exportações, correspondendo a 30% do PIB total, em 2020, segundo dados do Cepea/CNA. Entretanto, muitos produtores rurais ainda utilizam técnicas rudimentares, o que acarreta em baixa produtividade. A dificuldade de acesso à informação era antes a principal causa desse fenômeno, porém os avanços das tecnologias de informação, com destaque para a internet, possibilitaram que mesmo nos confins e rincões do país, produtores rurais pudessem adquirir conhecimentos que não possuíam. Todavia, em contrapartida aos diversos aspectos positivos que internet e as redes sociais trazem consigo, é notório que as pessoas são, diariamente, bombardeadas com uma enxurrada de informações, que, em muitos casos, contém erros e inverdades. Embora muitas vezes disseminadas de forma inconsciente, estas podem trazer grandes prejuízos para aqueles que as tomam como verdades. Dessa forma, plataformas que produzam conteúdo fidedigno, idôneo e de qualidade se fazem necessárias no presente cenário, contribuindo para que o público receba informações relevantes e corretas. A Revista Cincerro, portanto, foi concebida como um projeto que engloba pesquisa, ensino e extensão e que terá a missão de integrar alunos, pesquisadores, profissionais e produtores, divulgando a produção científica e tornando-a mais acessível ao público geral.

Metodologia

A revista terá uma periodicidade trimestral, contendo cinco artigos por edição e ficará disponível no site do NUPEEC, com acesso livre para todos os interessados. As principais pautas a serem abordadas serão sanidade animal, reprodução, nutrição, manejo, sistemas de produção, inovação, e mercado. Além disso, serão realizadas entrevistas com produtores, pesquisadores e profissionais que atuem nas diferentes áreas do agronegócio. Os membros do NUPEEC serão responsáveis pela produção dos artigos, design gráfico e marketing. A divulgação da revista e dos artigos será realizada por meio de redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta será levar conhecimento técnico-científico relacionado à pecuária, tornando-o mais acessível para o público geral. As métricas utilizadas para medir o sucesso da Revista serão o número de visitas da página, tempo de permanência, recorrência, além dos compartilhamentos nas redes sociais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA AUGUSTA SASSI DA COSTA GARCIA
EDERSON DOS SANTOS
LEONARDO MARINS
MARCIO NUNES CORREA2

Página gerada em 28/03/2024 16:53:59 (consulta levou 0.125042s)