Nome do Projeto
GPN nas redes sociais: Divulgação da ciência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/08/2021 - 12/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A divulgação da ciência tem como principal propósito transformar um conteúdo científico e de linguagem específica em um conteúdo de fácil compreensão que possa ser entendido pela população em geral. Para isso, o conteúdo deve ser claro e compreensível, podendo ser em forma de imagens, textos, vídeos ou áudios e sendo vinculado em diferentes meios, como as redes social Instagram e Twitter. Desta maneira, este projeto tem como objetivo promover o conhecimento científico, com enfoque na neurociência, de uma maneira acessível para a sociedade através das redes social Instagram e Twitter. As publicações serão organizadas semanalmente e distribuídas entre as segundas-feiras, quartas-feiras, sextas-feiras e domingos. Os quadros publicados incluirão “GPN em foco”, “Neuromitos” e “Notícias da semana''. Além disso, serão desenvolvidos conteúdos informativos sobre descobertas em neurociência e curiosidades na área. Cabe destacar que todos os conteúdos publicados possuirão embasamento em artigos e notícias científicas. A confecção da parte artística dos posts será realizada por meio da plataforma online de design gráfico Canva (https://www.canva.com/). Nós esperamos que a partir desse projeto possamos criar uma plataforma de divulgação de conteúdos científicos e conceder o acesso ao conhecimento científico para que os cidadãos tenham o conhecimento para entender e discutir assuntos que impactam a sociedade.
Objetivo Geral
Divulgar o conhecimento científico, com enfoque em neurociência, de uma maneira acessível à sociedade através das redes sociais.
Justificativa
A divulgação científica é uma ferramenta importante para a democratização e valorização do conhecimento produzido no meio acadêmico. Nesse sentido, as mídias digitais podem ser usadas para aproximar a sociedade da ciência através da disseminação de informações em uma linguagem acessível que contemple o entendimento de um público heterogêneo.
Metodologia
As publicações serão organizadas semanalmente e distribuídas entre as segundas-feiras, quartas-feiras, sextas-feiras e domingos. Os perfis no Instagram e Twitter incluirão os quadros “GPN em foco”, no qual explicaremos de maneira simplificada os estudos publicados pelo Grupo de Pesquisa em Neurobiotecnologia (GPN), “Neuromitos”, em que serão feitas perguntas nos stories as quais os seguidores poderão interagir respondendo-as por meio da utilização do recurso “enquete” e a pergunta será respondida no story subsequente, “Notícias da semana”, as quais serão selecionadas seis novidades científicas ocorridas na semana que abrangem as mais diversas áreas de conhecimento. Além disso, serão desenvolvidos conteúdos informativos sobre descobertas em neurociência e curiosidades na área.
Os conteúdos publicados possuirão embasamento em artigos e notícias científicas, os quais serão referenciados na legenda das postagens juntamente a um pequeno parágrafo explicativo sobre o assunto da publicação. A confecção da parte artística dos posts será realizada por meio da plataforma online de design gráfico Canva (https://www.canva.com/) que conta com um banco extenso de imagens e layouts personalizáveis de fácil acesso para a elaboração da arte. Antes da publicação, todos os posts serão submetidos à aprovação pela orientadora do projeto.
Reuniões periódicas serão realizadas entre os integrantes e a orientadora do projeto para o levantamento de ideias de novos conteúdos e estratégias de divulgação com o intuito de expandir o alcance do perfil e atingir um maior número de seguidores.
Os conteúdos publicados possuirão embasamento em artigos e notícias científicas, os quais serão referenciados na legenda das postagens juntamente a um pequeno parágrafo explicativo sobre o assunto da publicação. A confecção da parte artística dos posts será realizada por meio da plataforma online de design gráfico Canva (https://www.canva.com/) que conta com um banco extenso de imagens e layouts personalizáveis de fácil acesso para a elaboração da arte. Antes da publicação, todos os posts serão submetidos à aprovação pela orientadora do projeto.
Reuniões periódicas serão realizadas entre os integrantes e a orientadora do projeto para o levantamento de ideias de novos conteúdos e estratégias de divulgação com o intuito de expandir o alcance do perfil e atingir um maior número de seguidores.
Indicadores, Metas e Resultados
A plataforma do Instagram provém diversas métricas as quais podem ser utilizadas para acompanhar o progresso do perfil e o alcance das publicações.
Contas alcançadas: o total de perfis os quais recebem o conteúdo da página de diferentes modos, como publicações, stories, vídeos do IGTV, reels.
Impressões: a quantidade de vezes que um post foi visto (independente se foi mais de uma vez por uma mesma conta).
Interações com o conteúdo: como quantidade de curtidas, comentários, salvamento de posts, seja em publicações, stories, reels ou outro tipo de conteúdo.
Total de seguidores: total de seguidores da página, e a distinção por localidade, idade e gênero.
Contas alcançadas: o total de perfis os quais recebem o conteúdo da página de diferentes modos, como publicações, stories, vídeos do IGTV, reels.
Impressões: a quantidade de vezes que um post foi visto (independente se foi mais de uma vez por uma mesma conta).
Interações com o conteúdo: como quantidade de curtidas, comentários, salvamento de posts, seja em publicações, stories, reels ou outro tipo de conteúdo.
Total de seguidores: total de seguidores da página, e a distinção por localidade, idade e gênero.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIRTON SINOTT CARVALHO | |||
GIULIANA PETIZ ZUGNO | |||
LUCIELLI SAVEGNAGO | 8 | ||
PALOMA TABORDA BIRMANN | |||
RAFAELA ALVARO XAVIER |