Nome do Projeto
Rede de comunicações Sinapse
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/09/2021 - 19/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Projeto Rede de Comunicações Sinapse, criado pelos alunos da graduação da Faculdade de Medicina há 10 anos como um jornal impresso com objetivo objetivo de divulgar projetos, ações fomentar discussões. É um conjunto de ações que visa fortalecer a comunicação e a integração dos alunos, docentes e técnicos diante da realidade da Faculdade de Medicina divulgando temas diversos internos e externos a faculdade.

Objetivo Geral

Levar informações referentes à saúde e acontecimentos da universidade aos graduandos, residentes, professores e comunidade.

Justificativa

Entrevistas, reflexões e informações veiculadas em jornais oferecem espaço e substrato ao posicionamento da comunidade acadêmica perante fatos relacionados à atividade médica. O jornal é palco para a expressividade e comunicação entre acadêmicos, professores e residentes da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Contornando adversidades relacionadas ao currículo médico, bem como fornecendo oportunidades, notícias e fomentando a prática reflexiva.

Metodologia

Haverá uma edição do Jornal por semestre. O Jornal Sinapse é gratuito, assim é acessível. Nas edições, as informações baseiam-se em três pilares: cultural, informativo e científico. Busca-se também divulgar projetos e ligas acadêmicas. Estrutura: cada edição conta com a base das seguintes sessões: editorial, "O que aconteceu", "Vai acontecer", "Ligas acadêmicas", "Entrevista exclusiva", "Crônica e Reflexão", "Saúde Mental", “Saúde Pública”, “Especialidades”, “Estilo de vida”, “Promoção de saúde”, "Atualidades e avanços médicos", "História da Medicina e da UFPel", "Resumo de artigo científico ou entidade clínica", "Casos clínicos", "Humor" e "Matérias de colaboradores". Formatação: os textos são enviados em tamanho máximo de 2 páginas digitadas no Word com letra Arial 12 ou texto completo com, no máximo, 4800 caracteres com espaçamento normal, justificado, com cada início de parágrafo delimitado por um espaço, ao final do texto são acrescentadas as fontes e após as fontes são acrescentadas as imagens. Para possibilitar a impressão serão realizados parcerias com instituições locais na forma de patrocínios. A contribuição de docentes e técnicos administrativos também será estimulada para viabilizar o andamento. 
De forma concomitante, se realizará colunas semanais nas redes sociais a fim de aumentar a visibilidade e impacto do Jornal, contanto com posts, vídeos e lives. 
Entre os participantes, há prioridade por comunicação virtual. Nessas reuniões a presença é obrigatória para todos os membros. Será realizado também reuniões com especialistas em Jornalismo, diagramação, bem como saúde no geral. Prevê-se a realização de recursos de vídeo para facilitar a comunicação e atrair leitores.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores serão avaliados pela realização das atividades propostas e feedback da comunidade alvo. Espera-se que haja comunicação entre os alunos através da leitura do Jornal e aproveitamento do conhecimento para fomentar discussões e reflexões sobre diversas temáticas da área da Medicina. Busca-se que os integrantes produzam textos cumprindo prazos e consolidando conhecimentos. Busca-se a troca de informações de maneira democrática e ética, com maior abertura a divulgação de atividades de ligas acadêmicas e de eventos que ocorrem nos arredores da UFPel, através da publicação de duas edições do Jornal por semestre, garantindo ampla visibilidade de oportunidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA PEREIRA DE SOUZA
BEATRIZ FLORIAM FOLTRAN
BRUNNA MACHADO MEDEIROS
CECILIA FERNANDES LOREA1
FERNANDO HENRIQUE TONSIG DIZOTTI
HENRIQUE GEROMEL MENEGHETTI
Kellen Crizel da Rocha
LIVIA SARAIVA CARRICONDE
LUCAS PINTO BENDER
MARIANA GOUVÊA SILVEIRA
NATALIA RODRIGUES FAGUNDES
RAYANE GONCALVES DE OLIVEIRA
THALES FILIPE DELMONICO AGUIAR
VALTER ANDRE MACHADO MINHO JÚNIOR
VINICIUS KAISER QUEIROZ
VITÓRIA LUIZA WASSER FERREIRA DA PAZ

Página gerada em 25/04/2024 16:47:50 (consulta levou 0.139805s)