Nome do Projeto
Laboratório de Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS) e Parlametria
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/09/2021 - 30/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Tecnologia da informação
Resumo
O MIDIARS (Laboratório de Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais) é um laboratório de caráter interdisciplinar, que visa unir ações de pesquisa, ensino e extensão na área de ciência de dados voltada para a mídia social e seu impacto na sociedade. Para tanto, busca desenvolver pesquisas e operacionalizar resultados em parcerias em ações de extensão com empresas, sociedade civil e organizações, oportunizando aos alunos a vivência de práticas importantes para sua inserção no mercado de trabalho e de pesquisa. Neste sentido, o laboratório busca também construir parcerias com empresas, sociedade civil e organizações para cursos, consultorias e trabalhos de desenvolvimento de tecnologias que foquem a (1) compreensão do impacto da mídia social, suas apropriações e dos discursos da mídia social sobre a sociedade; (2) o desenvolvimento de tecnologias e produtos sobre essas práticas e apropriações; (3) o desenvolvimento de métodos e construções metodológicas para ciência de dados e (4)a educação e construção de conhecimento.
Neste âmbito, o grupo irá colaborar com o projeto Parlametria por seis meses, através de uma parceria de desenvolvimento de quatro estudos sobre discursos e parlamentares na mídia social. O Parlametria é um projeto que busca usar dados para a compreensão cidadã, no sentido de auxiliar a população a perceber posições e discursos dos parlamentares em discussões-chave e votações importantes. Neste sentido, o MIDIARS irá contribuir com estudos sobre os discursos dos parlamentares sobre três temas-chave na mídia social e um estudo sobre o congresso nacional e sua posição na mídia social. O objetivo da proposta é estreitar relações com as ONGs representadas no projeto Parlametria (https://parlametria.org/home), trocar conhecimentos e semear uma parceria mais ampla, inclusive com mais bolsas e maior possibilidade de participação dos alunos.
Objetivo Geral
Dentre os objetivos do projeto, estão:
(1) Produção e desenvolvimento de quatro pesquisas sobre mídia social e discurso, a partir de ciência de dados, no projeto Parlametria;
(2) Produção e desenvolvimento de tecnologias sobre a mesma temática, a partir do trabalho de pesquisa.
(3) A formação de recursos humanos para o desenvolvimento dessas atividades.
(4) O desenvolvimento científico e tecnológico com impactos para a sociedade através da ciência de dados.
(5) A atuação em divulgação científica e assessoria.
(6) Integração entre ensino e pesquisa, proporcionando aos alunos e participantes do laboratório vivências nas três áreas.
(7) Desenvolvimento de métodos e abordagens de pesquisa.
(1) Produção e desenvolvimento de quatro pesquisas sobre mídia social e discurso, a partir de ciência de dados, no projeto Parlametria;
(2) Produção e desenvolvimento de tecnologias sobre a mesma temática, a partir do trabalho de pesquisa.
(3) A formação de recursos humanos para o desenvolvimento dessas atividades.
(4) O desenvolvimento científico e tecnológico com impactos para a sociedade através da ciência de dados.
(5) A atuação em divulgação científica e assessoria.
(6) Integração entre ensino e pesquisa, proporcionando aos alunos e participantes do laboratório vivências nas três áreas.
(7) Desenvolvimento de métodos e abordagens de pesquisa.
Justificativa
O MIDIARS vem atuando há quatro anos dentro da UFPEL, no desenvolvimento de ciência de dados e modos de compreensão das conversações políticas na mídia social. Neste âmbito, desenvolvemos vários softwares e métodos de abordagem para esses trabalhos. Durante 2020, realizamos um monitoramento e investigação das desinformação sobre a pandemia de COVID-19 no Brasil, que resultou em um relatório técnico que serviu de base para a discussão de implementação de políticas públicas de combate à infodemia no RS e no Brasil pelo Ministério Público Federal. Por conta deste estudo, fomos contatados pelo Parlametria (representado pela ASSOCIAÇÃO DADO CAPITAL), que tem parcerias com várias universidades brasileiras (incluindo UNIFESP e UFMG) para atuar conjuntamente no mapeamento dos discursos dos parlamentares voltados à temas de interesse da sociedade civil. Esta parceria representa um primeiro passo para a colocação do conhecimento desenvolvido em pesquisa no mercado e uma oportunidade excelente para que os alunos e pesquisadores do laboratório possam compreender como mobilizar o conhecimento adquirido na Universidade dentro do mercado de trabalho. A parceria representa um período de seis meses, mas que, após esse, poderá ser renovada por um valor maior e mais tempo, representando, também, uma oportunidade de criação de mais bolsas de graduação e pós graduação, compra de equipamento e ampliação da atuação do laboratório, o que, em um momento de total escassez de verbas para as áreas de Sociais e Humanas, é precioso.
Metodologia
A proposta de atuação do MIDIARS no projeto compreende o desenvolvimento de quatro estudos, um sobre a posição geral dos deputados na mídia social, e três sobre os discursos relacionados à temas-chave da esfera pública, como o Marco Temporal, a questão da demarcação das terras indígenas, reforma tributária e etc.
A partir desta proposta, o MIDIARS ficará responsável por:
(1) Levantamento de referencial bibliográfico para preparação dos estudos;
(2) Desenvolvimento de abordagem metodológica de coleta de dados públicos no Facebook, Instagram e Twitter;
(3) Coleta de dados através das ferramentas do laboratório;
(4) Análise dos discursos presentes nas ferramentas, utilizando-se análise de discurso, análise de conteúdo e análise de redes sociais. (Combinações metodológicas desenvolvidas pelo laboratório.)
(5) Produção de relatórios de pesquisa para entrega e reuniões para discutir os resultados.
A partir desta proposta, o MIDIARS ficará responsável por:
(1) Levantamento de referencial bibliográfico para preparação dos estudos;
(2) Desenvolvimento de abordagem metodológica de coleta de dados públicos no Facebook, Instagram e Twitter;
(3) Coleta de dados através das ferramentas do laboratório;
(4) Análise dos discursos presentes nas ferramentas, utilizando-se análise de discurso, análise de conteúdo e análise de redes sociais. (Combinações metodológicas desenvolvidas pelo laboratório.)
(5) Produção de relatórios de pesquisa para entrega e reuniões para discutir os resultados.
Indicadores, Metas e Resultados
Dentre os indicadores e metas estão:
(1) Produção de quatro pesquisas de discurso em mídia social focados na atuação dos parlamentares brasileiros do Congresso Nacional;
(2) Criação de relatórios para discussão dos trabalhos com os membros do Parlametria;
(3) Definição de estratégias para pesquisas futuras.
(4) Divulgação científica da parceria e dos resultados.
(1) Produção de quatro pesquisas de discurso em mídia social focados na atuação dos parlamentares brasileiros do Congresso Nacional;
(2) Criação de relatórios para discussão dos trabalhos com os membros do Parlametria;
(3) Definição de estratégias para pesquisas futuras.
(4) Divulgação científica da parceria e dos resultados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GABRIELA SANTOS PEREIRA | |||
GIÉLE SODRÉ LEMOS | |||
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO | |||
RAQUEL DA CUNHA RECUERO | 10 | ||
TAIANE DE OLIVEIRA VOLCAN | |||
THIAGO MORALES LEHN |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
ASSOCIAÇÃO DADO CAPITAL | R$ 36.000,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339020 - Auxílio Financeiro a Pesquisador | R$ 30.180,00 |
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 5.820,00 |