Nome do Projeto
Laboratório de Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS) e Parlametria
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/09/2021 - 30/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Tecnologia da informação
Resumo
O MIDIARS (Laboratório de Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais) é um laboratório de caráter interdisciplinar, que visa unir ações de pesquisa, ensino e extensão na área de ciência de dados voltada para a mídia social e seu impacto na sociedade. Para tanto, busca desenvolver pesquisas e operacionalizar resultados em parcerias em ações de extensão com empresas, sociedade civil e organizações, oportunizando aos alunos a vivência de práticas importantes para sua inserção no mercado de trabalho e de pesquisa. Neste sentido, o laboratório busca também construir parcerias com empresas, sociedade civil e organizações para cursos, consultorias e trabalhos de desenvolvimento de tecnologias que foquem a (1) compreensão do impacto da mídia social, suas apropriações e dos discursos da mídia social sobre a sociedade; (2) o desenvolvimento de tecnologias e produtos sobre essas práticas e apropriações; (3) o desenvolvimento de métodos e construções metodológicas para ciência de dados e (4)a educação e construção de conhecimento. Neste âmbito, o grupo irá colaborar com o projeto Parlametria por seis meses, através de uma parceria de desenvolvimento de quatro estudos sobre discursos e parlamentares na mídia social. O Parlametria é um projeto que busca usar dados para a compreensão cidadã, no sentido de auxiliar a população a perceber posições e discursos dos parlamentares em discussões-chave e votações importantes. Neste sentido, o MIDIARS irá contribuir com estudos sobre os discursos dos parlamentares sobre três temas-chave na mídia social e um estudo sobre o congresso nacional e sua posição na mídia social. O objetivo da proposta é estreitar relações com as ONGs representadas no projeto Parlametria (https://parlametria.org/home), trocar conhecimentos e semear uma parceria mais ampla, inclusive com mais bolsas e maior possibilidade de participação dos alunos.

Objetivo Geral

Dentre os objetivos do projeto, estão:
(1) Produção e desenvolvimento de quatro pesquisas sobre mídia social e discurso, a partir de ciência de dados, no projeto Parlametria;
(2) Produção e desenvolvimento de tecnologias sobre a mesma temática, a partir do trabalho de pesquisa.
(3) A formação de recursos humanos para o desenvolvimento dessas atividades.
(4) O desenvolvimento científico e tecnológico com impactos para a sociedade através da ciência de dados.
(5) A atuação em divulgação científica e assessoria.
(6) Integração entre ensino e pesquisa, proporcionando aos alunos e participantes do laboratório vivências nas três áreas.
(7) Desenvolvimento de métodos e abordagens de pesquisa.

Justificativa

O MIDIARS vem atuando há quatro anos dentro da UFPEL, no desenvolvimento de ciência de dados e modos de compreensão das conversações políticas na mídia social. Neste âmbito, desenvolvemos vários softwares e métodos de abordagem para esses trabalhos. Durante 2020, realizamos um monitoramento e investigação das desinformação sobre a pandemia de COVID-19 no Brasil, que resultou em um relatório técnico que serviu de base para a discussão de implementação de políticas públicas de combate à infodemia no RS e no Brasil pelo Ministério Público Federal. Por conta deste estudo, fomos contatados pelo Parlametria (representado pela ASSOCIAÇÃO DADO CAPITAL), que tem parcerias com várias universidades brasileiras (incluindo UNIFESP e UFMG) para atuar conjuntamente no mapeamento dos discursos dos parlamentares voltados à temas de interesse da sociedade civil. Esta parceria representa um primeiro passo para a colocação do conhecimento desenvolvido em pesquisa no mercado e uma oportunidade excelente para que os alunos e pesquisadores do laboratório possam compreender como mobilizar o conhecimento adquirido na Universidade dentro do mercado de trabalho. A parceria representa um período de seis meses, mas que, após esse, poderá ser renovada por um valor maior e mais tempo, representando, também, uma oportunidade de criação de mais bolsas de graduação e pós graduação, compra de equipamento e ampliação da atuação do laboratório, o que, em um momento de total escassez de verbas para as áreas de Sociais e Humanas, é precioso.

Metodologia

A proposta de atuação do MIDIARS no projeto compreende o desenvolvimento de quatro estudos, um sobre a posição geral dos deputados na mídia social, e três sobre os discursos relacionados à temas-chave da esfera pública, como o Marco Temporal, a questão da demarcação das terras indígenas, reforma tributária e etc.

A partir desta proposta, o MIDIARS ficará responsável por:
(1) Levantamento de referencial bibliográfico para preparação dos estudos;
(2) Desenvolvimento de abordagem metodológica de coleta de dados públicos no Facebook, Instagram e Twitter;
(3) Coleta de dados através das ferramentas do laboratório;
(4) Análise dos discursos presentes nas ferramentas, utilizando-se análise de discurso, análise de conteúdo e análise de redes sociais. (Combinações metodológicas desenvolvidas pelo laboratório.)
(5) Produção de relatórios de pesquisa para entrega e reuniões para discutir os resultados.

Indicadores, Metas e Resultados

Dentre os indicadores e metas estão:
(1) Produção de quatro pesquisas de discurso em mídia social focados na atuação dos parlamentares brasileiros do Congresso Nacional;
(2) Criação de relatórios para discussão dos trabalhos com os membros do Parlametria;
(3) Definição de estratégias para pesquisas futuras.
(4) Divulgação científica da parceria e dos resultados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA SANTOS PEREIRA
GIÉLE SODRÉ LEMOS
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO
RAQUEL DA CUNHA RECUERO10
TAIANE DE OLIVEIRA VOLCAN
THIAGO MORALES LEHN

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
ASSOCIAÇÃO DADO CAPITALR$ 36.000,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339020 - Auxílio Financeiro a PesquisadorR$ 30.180,00
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 5.820,00

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