Nome do Projeto
Praticando, disseminando e desmistificando na/a Engenharia de Controle e Automação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/09/2021 - 25/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Um dos grandes problemas enfrentados por alunos, professores, universidades e empresas é a dificuldade da equalização dos interesses, devido à ausência de “parceria” entre estes grupos. Os estudantes têm a dificuldade em visualizar as abordagens obtidas em sala de aula com a realidade das empresas. Devido a esse problema muitos alunos se desmotivam e evadem do ambiente universitário. É interessante questionar em termos práticos, a efetividade das disciplinas obrigatórias de um curso superior para a formação do aluno. Com relação à empresa, também é fundamental evidenciar a necessidade de uma aproximação com a universidade, aumentando interação entre as empresas e a instituição. A Produção Audiovisual é um segmento que envolve a área de produção artística, cultural e multimídia para a circulação em diversos meios de comunicação. A divulgação do curso de Engenharia de Controle e Automação e das ações de ensino, pesquisa e extensão do curso tem como objetivo apresenta-las à comunidade externa. A apresentação dessas ações será realizada através de um portal online no qual serão fornecidas informações das ações e do desenvolvimento dos projetos realizados pelo curso. Em resumo, este projeto de extensão tem como objetivo criar um elo de comunicação e de informações dinâmicas voltadas para a Comunidade, que muitas vezes está sendo representada por empresas.

Objetivo Geral

Esta atividade de extensão tem como objetivo a integração do ensino e da pesquisa em consonância com a comunidade, visando apresentar soluções para problemas correlacionados na aplicação das áreas do curso de Engenharia de Controle e Automação, organizando e acompanhando ações que visem a interação e integração da universidade (alunos) com empresas (comunidade), gerando benefícios para ambas.
A necessidade do desenvolvimento de um portal de informações que possa atender os anseios e curiosidades da Comunidade, expondo as ações realizadas pelo curso de Engenharia de Controle e Automação e estreitando a comunicação entre a universidade e a comunidade.
Este projeto tem com objetivo divulgar e visibilizar o curso de Engenharia e Controle e Automação, os projetos e ações que são realizadas no laboratório de trabalho do curso para a comunidade em geral, como empresas e população e também intermediar algumas ações com a comunidade, podendo ser representada por empresas da região.


Justificativa

Em um mundo que esta focado cada vez mais pela mediação de imagens veiculadas por meios eletrônicos, torna-se fundamental pensar os mecanismos que estabelecem essa presença na vida em sociedade. Este projeto de extensão tem por finalidade educar o olhar da comunidade para as áreas do curso, por meio da apresentação de informações audiovisuais e a promoção de debates, buscando com isso desenvolver e divulgar o curso, em encontros promovidos com a comunidade.
Há baixa divulgações do curso e dos trabalhos realizados pelo curso de Engenharia de Controle e Automação. Com essa baixa visibilidade da comunidade externa e interna acredita-se que a divulgação das nossas ações são menores ainda para a comunidade externa. Isso demanda uma ações para o reconhecimento dos trabalhos que são realizados pelo curso de Engenharia de Controle e Automação da UFPel.

Metodologia

Serão construídos alguns meios de informações e de divulgações no qual serão apresentados os projetos realizados pelo curso, o desenvolvimento e os resultados obtidos, assim como as metodologias utilizadas em cada projeto, de ensino, pesquisa e extensão.
A cada postagem de informação serão encaminhadas, também, divulgações em grupos de redes sociais sobre as postagens para que os interessados possam acessar o site deste projeto em busca das informações que eles tenham interesse. Pretende-se também construir um ambiente de interação entre o curso e a comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Apresentar as ações que são desenvolvidas pelo curso de Engenharia de Controle e Automação e os trabalhos que são realizados nos laboratórios, e com isso espera-se fomentar o interesse dos alunos da UFPel e da comunidade externa, inclusive empresas da região.
Espera-se, também, demonstrar à comunidade externa ações e trabalhos que são realizados por Engenheiros de Controle e Automação e a formação que a UFPel oferece nesta área.
Por fim, espera-se demonstrar às empresas da região a capacidade técnica, do curso de Engenharia de Controle e Automação, existente dentro da UFPel e, com isso, tentar estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos com a comunidade, permitindo o diálogo entre ambos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARISTON SOUZA MONTEIRO
CAMILA PERGENTINO ALMEIDA
CARLOS EDUARDO ESPINOSA9
CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES2
Claudia de Jesus Azambuja
DANIEL WILSON DA SILVA BATISTA
EDUARDO WALKER2
ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA2
ESTHER DA COSTA LESSA
ISADORA CAMARGO DO AMARAL
JOHN BRENO SANTOS FREITAS
LUCAS MARQUEZAN
LUCIANO ANACKER LESTON2
MARCELO LEMOS ROSSI2
MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY3
PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD
SIGMAR DE LIMA2
SUÉLEN DE OLIVEIRA FIGUEIREDO GARCIA2
VINICIUS AVILA EICHENBERG

Página gerada em 24/04/2024 13:03:25 (consulta levou 0.238922s)