Nome do Projeto
Gestão On Page de processos biológicos e administrativos na pecuária leiteira
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2021 - 01/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Diante do atual cenário mundial, crescente crescimento econômico e do conceito de pecuária leiteira 4.0, o desenvolvimento de novas biotecnologias com informatização dos dados e processos administrativos, biológicos e operacionais contribui com a inovação e melhoramento dos setores produtivos, concentrando esforços nos processos gerenciais e tecnológicos com o intuito de facilitar a tomada de decisão pelos gestores das fazendas. Onde o gerenciamento e planejamento sobre os custos de produção leiteira têm sido utilizados com maior ênfase para analisar o sucesso das propriedades. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramentas de gestão On Page que favoreça a organização dos processos (biológicos, administrativos e operacionais) resultando numa melhor interpretação de dados, e desta forma, tornando as decisões mais práticas e assertivas.

Objetivo Geral

O objetivo deste trabalho é utilizar ferramentas de gestão On Page que favoreçam a organização de processos biológicos e administrativos, resultando numa melhor obtenção de resultados em função de tomadas de decisão mais práticas e assertivas.

Justificativa

A cadeia produtiva do leite é uma das principais atividades econômicas do país, sendo o Brasil o terceiro maior produtor de leite a nível mundial, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos. Em 2019, a produção bruta chegou a quase R$ 35 bilhões de litros, ocupando a sétima posição dentre os produtos agropecuários nacionais, graças a adoção de novas biotecnologias que auxiliam na maximização da produção, com melhorias sendo feitas à genética, reprodução, nutrição, manejo pecuário e bem-estar animal.
Uma das situações frequentes nos sistemas de produção, é o tempo entre uma biotecnologia ser conhecida e adotada sistematicamente de rotina. Um exemplo positivo disto, é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo, uma biotecnologia reprodutiva extremamente utilizada nos dias atuais, mas que para ser implantada, passou por uma série de pesquisas para que os resultados fossem comprovados e replicados nos sistemas de produção, pois, um dos principais motivos para aplicação tardia desta e de outras tecnologias, é a ausência de métodos de gestão assertivos. Isto demonstra, a necessidade de tecnologias de gestão eficientes que comprovem o resultado e se tornem ferramentas aplicáveis nos processos produtivos, gerando eficiência produtiva as propriedades.
Atualmente, na pecuária leiteira 4.0 é de suma importância o desenvolvimento de estratégias de manejo e gestão específicas durante o ciclo produtivo, para como em qualquer empresa, realizar o levantamento de informações confiáveis e úteis para uma gestão eficiente e tomada de decisões mais assertivas. Além disso, diante do atual cenário mundial e do crescente crescimento econômico, o desenvolvimento de novas biotecnologias com automação de processos e dados, contribui com a inovação e melhoramento dos setores produtivos, concentrando esforços nos processos gerenciais e tecnológicos com intuito de maximização de lucros e diminuição dos custos.
Em vista do exposto, o gerenciamento e planejamento sobre os custos de produção leiteira têm sido utilizados com maior ênfase para analisar a proficuidade da atividade leiteira, dado que, os custos de produção estão interligados com a produtividade, e o planejamento associado a avaliação e possível redução de custos, resultará em otimização da cadeia produtiva. A partir disso, é possível organizar os processos produtivos, encontrar e descrever os pontos críticos, investindo em tecnologia, softwares e programas com soluções viáveis e identificáveis que proporcionam resultados concretos e de impacto para o gestor do sistema produtivo da fazenda.

Metodologia

Para desenvolvimento e otimização da ferramenta de gestão, será realizado o acompanhamento e mapeamento de todos os processos envolvidos (em formato de checklists) durante o ciclo produtivo da vaca leiteira, com avaliações de todos os processos e custos associados (em planilhas de Excel e otimização através do software da Microsoft - Power BI) de uma propriedade leiteria em sistema Compost bar com cerca de 380 vacas em lactação, com 3 ordenhas diárias, realizadas com intervalo de 8 horas, localizada no interior do Rio Grande do Sul.
A propriedade desenvolve atividades voltadas à agricultura, pecuária de corte e pecuária de leite. Atualmente é uma das maiores produtoras de leite do estado do Rio Grande do Sul. Para desenvolvimento da pecuária leiteira, possui um sistema de criação Compost Barn, que possui uma parceria firmada com Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que permite o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa voltados para a área da bovinocultura de leite.
A partir dos resultados encontrados nos mapeamentos dos procedimentos adotados, serão detectados os principais pontos críticos que interferem na produtividade e que podem ser melhorados, contextualizando com a literatura atual sobre as principais tecnologias disponíveis para a gestão da informação na pecuária leiteira e as ferramentas biotecnológicas que vem sendo adotadas na prática. Com o intuito de auxiliar no desenvolvimento do software/ferramenta de gestão On Page aplicável nos sistemas produtivos, seguindo as seguintes etapas:
• Categorização do ciclo produtivo;
• Volume de Produção;
• Faturamento;
• Custo;
• Metas;
• Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
• Gestão On Page.
Tanto para a condução dos procedimentos quanto para a análise técnica dos resultados, estará disponível toda a equipe do NUPEEC, composta por professores doutores em Veterinária, Zootecnia, Biotecnologia e Farmácia, além de médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos e farmacêuticos que realizam pós-graduação (mestrado e doutorado) junto à equipe e pesquisadores vinculados. Todos os integrantes da equipe, bem com os trabalhos realizados, podem ser conhecidos através dos sites https://wp.ufpel.edu.br/nupeec/.

Indicadores, Metas e Resultados

- A meta deste projeto é até o final do mestrado, ter desenvolvido um modelo de gestão On Page, capaz de ser replicável em sistemas de produção.
- Criação de software especifico de gestão On Page, para aplicação prática dos modelos desenvolvidos.
A partir do mapeamento dos processos e construção da ferramenta de gestão On Page, procura-se auxiliar os produtores na tomada de decisões gerenciais para melhor uso de recursos, eficiência, produtividade, qualidade, lucratividade e sustentabilidade da produção agropecuária.
A pecuária leiteira moderna está associada ao aumento da eficiência produtiva, controle e gerenciamento rápido, confiável e eficiente de todas as atividades de sua propriedade, tornando a tomada de decisão mais assertiva.
Impactos esperados:
• Mapear dados dos processos produtivos, transformando dados biológicos em números para tomada de decisão.
• Automatizar os controles gerenciais das propriedades.
• Desenvolver uma metodologia de gestão On Page da propriedade leiteria, que auxilie os gestores na tomada de decisão.
• Desenvolvimento de software, para aplicação dos modelos desenvolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTÔNIO AMARAL BARBOSA
EDERSON DOS SANTOS
EDERSON DOS SANTOS
EDUARDO GULARTE XAVIER
LEONARDO MARINS
LUDGERO REHERMANN LOUREIRO DA SILVA
MARCIO NUNES CORREA10

Página gerada em 28/03/2024 22:32:45 (consulta levou 0.130529s)