Nome do Projeto
Trabalho docente e saúde: um estudo com professoras de Educação Infantil do sul do Brasil
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/09/2021 - 06/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Trata-se do estudo teórico-metodológico de um conjunto de pesquisas sobre trabalho docente e saúde do professorado das escolas públicas municipais de 16 cidades do sul do Rio Grande do Sul, a saber: Arroio Grande, Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cristal, Jaguarão, Herval, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul e Turuçu. No total, foram realizadas 4 (quatro) pesquisas financiadas pelo CNPq, entre os anos de 2007 e 2019, assim intituladas: CONSTITUIÇÃO DAS DOENÇAS DA DOCÊNCIA (DOCENÇAS), desenvolvida entre junho de 2007 e outubro de 2009; A PRODUÇÃO DO MAL-ESTAR DOCENTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PELOTAS –, realizada entre junho de 2010 e outubro de 2012; TRABALHO E SAÚDE DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL, desenvolvida entre março de 2014 e março de 2016; TRABALHO E GÊNERO: Estudo sobre a relação entre trabalho docente e a saúde das professoras de educação infantil das escolas públicas municipais da região sul do Rio Grande do Sul, desenvolvida entre agosto de 2016 e setembro de 2020. Nesse sentido, será oportunizado a um grupo de alunas do Curso de Pedagogia, que já acompanhou algumas dessas pesquisas, o aprofundamento teórico sobre o tema trabalho e saúde, bem como os usos metodológicos na coleta e na análise de dados que foram utilizados nas pesquisas.

Objetivo Geral

Estudar a aplicação teórica e metodológica utilizada nas pesquisas sobre trabalho docente e saúde das professoras de educação básica.

Justificativa

Proporcionar às estudantes do Curso de Pedagogia atualização e aprofundamento dos procedimentos teórico-metodológicos utilizados nas pesquisas relacionadas ao trabalho docente e a saúde do professorado. Entende-se como necessário que as futuras professoras tenham maior conhecimento de sua futura profissão, bem como adquiram uma base para entender metodologias quantitativas e a qualitativas de investigação em seu campo profissional.

Metodologia

Leituras das pesquisas realizadas e dos artigos delas derivados, com ênfase nos procedimentos metodológicos e na construção e uso das teorias para compreensão dos problemas de pesquisa.
Discussão sobre a construção do problema das pesquisas e das metodologias utilizadas.
Exercício de análise de alguns dados das pesquisas, com ênfase no Modelo Demanda-Controle e em entrevistas semiestruturadas.
Elaboração de novos problemas de pesquisas relacionados ao tema do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores serão baseados na qualidade da discussão sobre as pesquisas estudadas. As metas serão medidas pela elaboração de pequenos textos envolvendo as metodologias e os referenciais teóricos utilizados nas investigações estudas. Os resultados previstos dizem respeito ao esboço escrito de novos problemas de pesquisa derivados da temática trabalho docente e saúde.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JARBAS SANTOS VIEIRA12
JENNIFER CRUZ BAUER
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ
MARISTELA DA SILVA FERREIRA
NICÉIA SILVA MENDES
Natalie Rickes Venzke

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