Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Revisões Sistemática (GERS)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2021 - 01/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As revisões sistemáticas da literatura são consideradas o melhor nível de evidência para tomadas de decisões em questões sobre terapêutica. É um tipo de estudo que emprega métodos sistemáticos e definidos a priori a fim de responder uma pergunta específica de forma objetiva e imparcial. A aplicação prática da construção do conhecimento com rigor metodológico nas universidades por muitas vezes se concentra na pós-graduação apresentando um distanciamento com a graduação. Integrar os alunos neste processo e compartilhar a metodologia para a construção deste conhecimento permitirá uma aproximação da ciência com a prática nos serviços de saúde. O conhecimento mais aprofundado sobre a elaboração de revisões sistemáticas pode servir como base para os estudantes de graduação possibilitando que estes ampliem sua habilidade para analisar criticamente estudos já existentes, bem como capacitá-los para a interpretação e análise de dados. A instrumentalização dos participantes com esta metodologia poderá, além de incentivar a produção de novo conhecimento na área, permitir aplicar esta ciência nos cuidados em saúde. Sendo assim, o presente projeto visa promover um espaço para a produção, acumulação e a disseminação de conhecimento científico, direcionado a estudantes de graduação e os inserindo no processo de qualificação da prática profissional nos diversos âmbitos de atuação da Odontologia. Este projeto será desenvolvido por meio de reuniões remotas e presenciais, quando possível for, com a elaboração e desenvolvimento de revisões sistemáticas da literatura.

Objetivo Geral

Promover um espaço para a produção, acumulação e a disseminação de conhecimento científico na temática de revisões sistemáticas direcionado a discentes de graduação.

Justificativa

Nos últimos anos, a demanda por qualidade máxima do cuidado em saúde tem fortalecido a prática baseada em evidências (PBE) científicas. Conceitualmente, PBE é o uso consciente, explícito e criterioso da melhor e mais atual evidência de pesquisa na tomada de decisões clínicas sobre o cuidado com o indivíduo. Pesquisas desenvolvidas de forma criteriosa fornecem certezas para auxiliar na tomada de decisão clínica. Os achados científicos são mais robustos quando diferentes estudos investigam os efeitos de uma intervenção e fornecem dados que suportam as mesmas conclusões. Nesse sentido, a revisão sistemática é o método mais adequado e atual para resumir e sintetizar evidências sobre a eficácia e os efeitos de intervenções, evitando vieses e possibilitando uma análise mais objetiva dos resultados, e, assim, facilitando uma síntese conclusiva sobre determinado assunto. A revisão sistemática da literatura é considerada o melhor nível de evidência para tomadas de decisões em questões sobre terapêutica. A partir do fortalecimento da prática baseada em evidência científica de qualidade nos cuidados em saúde e da importância de compartilhar o conhecimento entre docentes e discentes, surgiu a necessidade de criar um Grupo de Estudos em Revisões Sistemáticas (GERS) a fim de garantir a interlocução entre o conhecimento científico e a prática profissional, integrando docentes e discentes da graduação e pós-graduação.

Metodologia

O projeto será desenvolvido por meio de encontros remotos e presenciais na Faculdade de Odontologia realizando ações de natureza essencialmente de ensino e de pesquisa. Será composto por discentes de graduação. Alunos da pós-graduação atuarão como monitores das atividades e supervisão do projeto. As atividades propostas no ambiente remoto serão realizadas via ambiente e-aula UFPel. O projeto terá dois ciclos de execução e, cada ciclo com duas etapas de realização. A primeira etapa será realizada no primeiro semestre de execução do projeto e objetivará a introdução da temática, discussão, construção e publicação do protocolo de revisão sistemática. A segunda etapa será realizada no segundo semestre e terá o objetivo de desenvolver a revisão sistemática proposta, e discutirá a temática em uma visão mais aprofundada. Após um ano, inicia-se um novo ciclo com novos ingressantes no projeto. Aqueles que desejarem permanecer serão envolvidos nas atividades propostas, como apresentação e discussão de tema, e na monitoria dos participantes novos do projeto. Modificações no cronograma serão realizadas de acordo com a demanda apresentada.
De maneira geral, mensalmente serão realizados três encontros remotos e um encontro presencial (quando possível for) com duração de 1h e 30m cada para a discussão da metodologia de elaboração de revisões sistemáticas, desde a construção e publicação do protocolo de pesquisa, bem como o desenvolvimento da revisão sistemática em si, publicação e divulgação do artigo científico. Serão convidados a participar pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação de outras instituições envolvidos nesta temática. Por este motivo, no intuito de ampliar a interação e a troca de conhecimento com os convidados, os encontros remotos permanecerão no projeto mesmo com o retorno das atividades presenciais, uma vez que presencialmente não teríamos a oportunidade de contar com a colaboração de pesquisadores de fora da cidade. Após cada encontro, uma atividade em torno da temática abordada será proposta.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta 1: Difusão do conhecimento acerca do planejamento e execução de revisões sistemáticas por meio de seminários remotos e presenciais.
Indicador: número de seminários realizados e número de presentes nesta atividade.

Meta 2: Produção de evidência científica de qualidade por meio da execução de revisões sistemáticas pelos participantes do projeto.
Indicador: número de protocolos e revisões sistemáticas desenvolvidos pelo grupo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS1
FRANCINE DOS SANTOS COSTA
MARIANA GONZALEZ CADEMARTORI4
NATHALIA RIBEIRO JORGE DA SILVA
OTAVIO PEREIRA D AVILA1
SARAH ARANGUREM KARAM
STEFFANI SERPA

Página gerada em 29/05/2022 05:45:01 (consulta levou 0.082295s)