Nome do Projeto
Estudos para o Mercado de Insumos e Produtos Agroindustriais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2021 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O potencial de mercado de um produto é um dos pontos fundamentais para a viabilidade de um empreendimento e normalmente é o ponto de partida na elaboração de projetos. Por isso, tipicamente nas metodologias de avaliação econômica convencionais o potencial de mercado é a primeira etapa a ser realizada e influencia diretamente outras etapas como a da localização do projeto bem como a escolha das tecnologias de produção. Outra preocupação deste projeto é como as informações necessárias (máquinas, equipamentos, veículos e outros utensílios) para a definição dos investimentos dos projetos e cálculo dos custos operacionais nos projetos de investimentos. A proposta deste projeto de ensino é criar e manter uma base de dados sobre: (a) o mercado de produtos e/ou oportunidades de negócio; (b) máquinas, equipamentos, veículos, etc., que possam ser utilizados na elaboração de projetos agropecuários/agroindustriais nos trabalhos acadêmicos dos(as) alunos(as) dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Veterinária e Engenharia Agrícola, que possuam componentes curriculares versando sobre a proposição e avaliação de projetos de empreendimentos agrícolas / agroindustriais.

Objetivo Geral

Criar e manter uma base de dados sobre mercado de produtos agrícolas, pecuários e agroindustriais e sobre os principais fabricantes de máquinas, equipamentos, insumos e matérias primas utilizados em projetos agrícolas / agroindustriais.

Justificativa

Os trabalhos acadêmicos de avaliação de projetos agropecuários/agroindustriais serão muito beneficiados por uma base de dados como essa. Tipicamente, um tempo relativamente grande é gasto pelos(as) estudantes nessa etapa que muitas vezes precisam garimpar dados na internet. A base de dados proposta pretende reunir, além de informações quantitativas, informações qualitativas a partir de site de notícias e/ou especialistas que atuem nos mercados de produtos agrícolas/agroindustriais. Com isso, os(as) alunos(as) podem obter com mais rapidez e confiança informações para o desenvolvimento dos seus trabalhos acadêmicos. Outra questão importante no desenvolvimento destes trabalhos acadêmicos é que os fabricantes de máquinas e equipamentos ou não fornecem informações para os(as) alunos(as) ou simplesmente demoram muito para disponibilizar os dados necessários. Isso gera incerteza e insegurança com a determinação das estimativas do valor dos investimentos e dos custos operacionais.

Metodologia

A avaliação quantitativa do potencial de mercado de um produto é realizada através da definição do consumo per capita e do seu preço. Estes parâmetros podem ser obtidos através de fontes secundárias (ou seja, estatísticas governamentais do IBGE, artigos científicos e pesquisas de mercado publicadas em sites de notícia e pesquisas de mercado já publicadas) e fontes primárias (consulta a especialistas: profissionais técnicos, extensionistas, pesquisadores, professores e levantamento de informações diretamente no mercado).
Informações de natureza qualitativa também poderão ser obtidas destas mesmas fontes que ajudarão os alunos segmentar melhor o mercado e a refinar quantitativamente o consumo per capita.
Informações de fabricantes de máquinas, equipamentos, insumos e matérias primas podem ser obtidas diretamente dos fabricantes ou do mercado.
Todas as informações (quantitativas e qualitativas) serão organizadas por produto e disponibilizadas através de um site específico a ser criado.

Indicadores, Metas e Resultados

Inicialmente o projeto concentrar-se-á no potencial de mercado dos produtos agroindustriais e, dependendo da quantidade de alunos participantes, espera-se estruturar ao final do primeiro ano uma base de dados do potencial de mercado para produtos agrícolas / agroindustriais pesquisável e acessível aos alunos.
Na sequência do projeto, também dependendo da quantidade de alunos participantes, pretende-se expandir a o número de produtos para o potencial de mercado e iniciar a uma base com informações sobre preço de matérias primas e insumos agroindustriais e especificações técnicas de máquinas e equipamentos para agroindústrias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARIO CONILL GOMES2
RAFAEL VIEIRA MONTECHIESI

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