Nome do Projeto
Musicando: Iniciação Musical Através da Prática Coletiva de Instrumentos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Os alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFPel ministrarão aulas práticas de instrumentos (violão, percussão e escaleta) e teoria musical para alunos de escolas públicas da comunidade pelotense, criando condições para um trabalho de musicalização, aprendizado de instrumentos musicais e contribuindo para a formação geral de todos os envolvidos.

Objetivo Geral

Realizar um trabalho de musicalização no contexto da escola púbica de Pelotas.

Justificativa

A ONG 'ANJOS E QUERUBINS' TEVE SEU INÍCIO EM 2001 NA COMUNIDADE DO GETÚLIO VARGAS. EM SUA TRAJETÓRIA, INICIALMENTE TEVE POR BASE O TEATRO E A PERCUSSÃO E RECEBEU 16 PRÊMIOS DE DESTAQUES, VENCENDO FESTIVAIS E PRÊMIOS TÉCNICOS ATÉ O ANO DE 2005, EM QUE TAMBÉM RECEBEU O 1º PRÊMIO DE INCLUSÃO CULTURAL DO GRUPO RBS-TV E FOI O 5º MELHOR PROJETO NO PAÍS COM O PRÊMIO HEBERT DE SOUZA (O BETINHO DA ANNABB/DF). EM 2006 COMEÇARAM OS FESTIVAIS DE MÚSICA, ONDE MAIS UMA VEZ RECEBEU PRÊMIOS DE MELHOR MÚSICA EM DUAS DAS TRÊS EDIÇÕES DO COEP/RS E MELHOR INTERPRETE. E EM 2008, COM O FIM DOS FESTIVAIS, INICIARAM OS INTERCÂMBIOS CULTURAIS DA CARAVANA ANJOS E QUERUBINS, SENDO CINCO INTERCÂMBIOS NACIONAIS E UM RECENTE CONVITE PARA O PRIMEIRO INTERCÂMBIO INTERNACIONAL EM CABO VERDE NA ÁFRICA, COMPONDO HOJE O PROJETO SEXTO CONTINENTE NA ÁFRICA. EM 2017, O GRUPO RECEBE O TITULO DE UTILIDADE PUBLICADA EM SESSÃO SOLENE DA CAMARA MUNICIPAL DE PELOTAS E TEM O CONVITE PARA PROMOVER MAIS INTERCÂMBIOS CULTURAIS E REALIZAR OFICINAS MUSICAIS E INTERVENÇÕES CULTURAIS EM DIFERENTES ESTADOS DO PAÍS.
ATUALMENTE O PROJETO ESTÁ EM FASE DE EXPANSÃO, ATENDENDO OUTROS BAIRROS E ARTICULANDO NOVAS PARCERIAS INSTITUCIONAIS. O SENHOR BEN HUR ALVES FLORES, PROCUROU A UFPEL, ATRAVÉS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA PARA PROPOR UMA PARCERIA E DE IMEDIATO PERCEBEMOS QUE ESSA COLABORAÇÃO AMPLIFICA TANTO AS AÇÕES DA ONG QUANTO A CONTRIBUIÇÃO EXTENSIONISTA DA UFPEL. NESSE SENTIDO, O PLANEJAMENTO INICIAL PREVÊ A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA PARA ATUAR NA MUSICALIZAÇÃO DE JOVENS EM FASE ESCOLAR E EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL DE DUAS ESCOLAS PELOTENSES.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais com duração de uma hora em cada escola. As aulas acontecerão em salas destinadas a essas atividades nas escolas: Escola Estadual Félix da Cunha, Escola Municipal Francisco Carúccio e também no Centro de Artes. Serão ministradas aulas coletivas e em caráter teórico/prático, com turmas de em média 10 alunos. Haverá tempo reservado para reuniões semanais do coordenador com os alunos da UFPel, com a finalidade de preparar os alunos e auxiliar na elaboração das atividades e materiais didáticos a serem utilizados nas aulas. Também reservaremos tempo para uma reunião mensal mais abrangente, com todos os envolvidos (representantes da ONG, das escoas e equipe da UFPel), para acompanhamento geral, reflexão, avaliação e planejamento de atividades.

Indicadores, Metas e Resultados

Formar 4 turmas, desenvolver repertório para apresentações públicas, atingir 80 pessoas diretamente (entre alunos e comunidade escolar), participar de intercâmbio cultural, aproximar a comunidade escolar da instituição UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEN HUR ALVES FLORES
BRENDA POSTINGHER BRUGALLI
FERNANDA SILVEIRA DAS NEVES
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES6
MARIANA DA COSTA RIBEIRO
PAULA ANDREA GARZÓN BOCANEGRA
RAFAEL VERAS ZORZOLLI

Página gerada em 30/06/2022 21:51:42 (consulta levou 0.089162s)