Nome do Projeto
A máscara na pedagogia do teatro
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/10/2021 - 15/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto propõe o estudo de diferentes práticas teatrais de uso da máscara, em diferentes tradições e pedagogias, na formação do ator/atriz e na criação cênica. Serão desenvolvidos estudos teóricos e práticos com ações de ensino, pesquisa e extensão, nas quais os alunos que forem colaboradores possam aprofundar suas referências e experiências com a máscara teatral, em diferentes propostas, e exercitar a atuação como ministrantes de oficinas de diferentes estilos de máscaras teatrais. Será desenvolvido em um Grupo de Estudos da Máscara Teatral, com ênfase no ensino e prolongamentos na pesquisa e extensão. Serão oferecidas oficinas de extensão em Máscara Neutra, Máscaras Expressivas, Meias-máscaras expressivas e a máscara de Clown e/ou Palhaço. Poderão ser organizadas outras ações, como aulas com professores convidados, processos criativos e apresentações de cenas, como pesquisa da linguagem da máscara em diferentes estéticas, assim como ações de ensino, como oficinas e seminários, aprofundando algum dos territórios teórico-práticos da máscara na pedagogia teatral.

Objetivo Geral

- Estudos sobre a máscara na pedagogia do teatro e desenvolvimento de oficinas e outras ações, nas quais sejam oferecidas diferentes práticas com a máscara teatral, para alunos e público em geral, propiciando a prática docente para os alunos colaboradores, e estimulando a produção de eventos, pesquisa e criação sobre a máscara teatral, como recurso pedagógico com variados desdobramentos.

Justificativa

O projeto A máscara na pedagogia do teatro justifica-se pela importância do jogo de máscaras na prática teatral e na formação do licenciando em teatro; funciona como complemento para a formação dos licenciandos, aprofundando conteúdos de outras disicplinas; permite diferentes abordagens e estilos, para públicos diversos, incluindo a comunidade em geral, com o uso da máscara como prática auto-investigativa. Desdobra-se em ações com ênfase em ensino, pesquisa e extensão, viabilizando contextos de prática docente supervisionada para os alunos colaboradores e possibilidades de investigação e atualização nos usos da máscara na criação e pedagogia teatral.

Metodologia

- Grupo de Estudos da Máscara Teatral: estudos, investigação prática e teórica dos usos da máscara teatral, criação e produção artística, pedagógica e científica.

- Oficinas de extensão: planejamento, divulgação e desenvolvimento.

- Palestras e apresentações: organização de conversas, trocas com convidados e apresentação de cenas.

Indicadores, Metas e Resultados

6 Oficinas de extensão em diferentes abordagens da Máscara Teatral - 90 alunos participantes.
1 Seminário de Pedagogia da Máscara.
Produções científicas e artísticas de alunos participantes e colaboradores.
6 Palestras com convidados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLISON LOURENCO DOS SANTOS
ANA LAURA BIANCHINI
Aline Francielle Garaluz
Aléxia Veiga Porto
Ana Paula das Neves
CAIO TAVARES PORCIUNCULA
CANDIDA REIS CANIELAS
CATARINA LEITE RASSIER
Carlos Matteus Agrello Avila
Dayanna Michelle Canon Perez
EDUARDA GARCIA BENTO
EDUARDA PEREIRA
ELIZA MARA LOZANO COSTA
Fabrício Fortes Vieira
GABRIEL DOS SANTOS FALKENBERG
GABRIEL HENRIQUE POSSIGNOLO GOMES
GILSON LEMOS SCHULZ
JAÍNE MOTTA SANTANA ABRAHAN
JORDAN BUCHOVITEZ DA SILVA
JORDANA DO AMARAL PIAS
KELVIN MARUM MACHADO
LUCAS BEZERRA FURTADO
Letícia Santos Rocha
Luciáh Pereira Tavares
MARCELA VARGAS BUSETTI
MARIA LUISA DOS ANJOS MONTEIRO
MARIA PAULA CARVAJAL AGUDELO
MATHEUS GOULART ALVES
MAURICIO MEZZOMO DIAS
MILENA DE CASTRO VAZ
MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN12
Mariliza Genesini Tavares
PETERSON CENTENO FARIAS
Pedro Marinho dos Santos Junior
Poliane Torres Megda
TAMIRIS ALMEIDA DA SILVA

Página gerada em 26/04/2024 23:26:23 (consulta levou 0.169397s)