Nome do Projeto
Mateada do PPGBBio
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2022 - 11/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), teve início no ano de 2011, com curso de mestrado e posteriormente, em 2015, teve sua primeira turma do curso de doutorado. Sua criação veio da necessidade de formação de mestres e doutores em Bioquímica, uma vez que existiam somente três Programas de Pós-Graduação (PPG) nesta área em instituições públicas do Rio Grande do Sul. O PPGBBio está articulado com atividades de ensino, pesquisa e extensão, previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para atender demandas locais, regionais, nacionais e internacionais. O programa concentra suas atividades dentro das linhas de pesquisa de Bioensaios, Toxicologia e Substâncias Bioativas. Em consonância com as demandas regionais, o programa busca oferecer formação à profissionais de diversas áreas como Farmácia, Química, Biomedicina, Biologia, Biotecnologia, Odontologia, entre outras. Em 2021, o PPGBBio completa 10 anos, e como forma de comemoração e meio de divulgação do programa, o projeto “Mateada do PPGBBio” tem como objetivo a apresentação da pós-graduação aos discentes de graduação da UFPel, e demais interessados, unindo divulgação científica à difundida cultura das rodas de chimarrão, de forma remota.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Apresentar o Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) para discentes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e demais interessados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover a divulgação do PPGBBio;
- Divulgar as linhas de pesquisa do PPGBBio;
- Apresentar os grupos de pesquisa do PPGBBio e a relevância dos estudos desenvolvidos por estes;
- Divulgar como ocorre o ingresso regular no PPGGBio e as áreas de atuação;
- Atrair discentes em potencial para ingressar no PPGBBio.

Justificativa

O PPGBBio tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, que estejam atualizados e instrumentalizados para enfrentar o desafio de participar ativamente do processo ensino-aprendizagem e da construção de conhecimento com base em evidências. Para tanto, é necessário o ingresso de um número crescente de discentes que estejam cientes de tamanha oportunidade e em consonância com tal meta. Ademais, ressalta-se a importância da divulgação científica e a mostra de trabalhos que estão sendo feitos dentro da universidade, e seus grupos de pesquisa, para sua própria comunidade acadêmica, bem como demais interessados. O presente projeto pretende apresentar as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo PPGBBio, dando ênfase a aspectos relevantes como a valorização das fontes naturais de matérias-primas, o desenvolvimento de novos fármacos e materiais, o desenvolvimento de métodos de análise e a caracterização de substâncias, entre outros, que podem ser estudados em modelos experimentais in vitro e in vivo. Com a execução deste projeto pretende-se divulgar a interdisciplinaridade do curso, assim como destacar as possibilidades profissionais aos potenciais ingressantes. Além disso, é de suma importância que os discentes de graduação compreendam o funcionamento de um programa de pós-graduação, desde o processo de seleção, linhas de pesquisa e como a escolha de ingressar na pós-graduação pode impactar no seu futuro profissional.

Metodologia

Em decorrência da pandemia ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2, os encontros entre PPGBBio e discentes de graduação ocorrerão de maneira remota semestralmente, por meio de plataformas de reunião on-line. Serão desenvolvidas palestras e conversas acerca da abrangência e relevância do PPGBBio, com a coordenação, professores, orientadores e discentes. A proposta do projeto “Mateada do PPGBBio” é utilizar a cultura da roda de chimarrão para aproximar o PPGBBio dos discentes de graduação, de forma descontraída, convidando-os a preparar seu chimarrão e conversar sobre divulgação científica, carreira, projetos, grupos e linhas de pesquisa, entre outras pautas relacionadas ao Programa de Pós-Graduação. A divulgação do evento será por meio das redes sociais e página oficial do PPGBBio.

Indicadores, Metas e Resultados

Como frutos desta ação extensionista, espera-se difundir a cultura científica nos cursos de graduação e, desta forma, ampliar o interesse dos graduandos em conhecer, e até mesmo ingressar em grupos de pesquisa inseridos no PPGBBio. O ingresso desses acadêmicos no meio científico poderá impactar de maneira significativa as suas carreiras profissionais, envolvendo especialmente as atividades de iniciação científica. Almeja-se ainda um aumento no interesse destes discentes em seguir uma pós-graduação, o que poderá ser acompanhado pelo incremento no número de inscritos nos processos seletivos para os cursos de mestrado e doutorado em Bioquímica e Bioprospecção. Espera-se que as ações deste projeto contribuam para difusão científica na comunidade da UFPel e demais interessados, bem como para o crescimento e a consolidação do PPGBBio.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Caren Aline Ramson da Fonseca
ETHEL ANTUNES WILHELM5
JAINI JANKE PALTIAN
JULIA DA SILVA CHAVES
MARCIA FOSTER MESKO5

Página gerada em 25/04/2024 11:51:12 (consulta levou 0.306126s)