Nome do Projeto
Basquetebol em Cadeira de Rodas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 22/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O Projeto "Basquetebol em Cadeira de Rodas" oportuniza o acesso à prática esportiva orientada a jovens e adultos com deficiência. Suas atividades iniciaram em 2010 e hoje atende a vinte alunos/atletas. A partir da operacionalização de duas turmas com características distintas, o projeto desenvolve ações voltadas para o estímulo das capacidades físicas e motoras, melhora da autoestima e independência dos envolvidos. Ainda, em relação à turma de experientes, o projeto desenvolve atividades voltadas ao treinamento da modalidade e participação em competições.

Objetivo Geral

Possibilitar o acesso à prática esportiva orientada para pessoas com deficiência física;
Desenvolver atividades voltadas ao treinamento técnico e tático do basquetebol em cadeira de rodas; Oportunizar aos acadêmicos envolvidos a vivência da prática pedagógica com o basquetebol em cadeira de rodas.

Justificativa

O Projeto "Basquetebol em Cadeira de Rodas" é desenvolvido na ESEF/UFPel desde o ano de 2010, representando uma das poucas opções de acesso ao esporte para pessoas com deficiência física na região sul do estado. Desta forma, considerando:
- o compromisso da Universidade, através dos projetos de extensão, fomentar atividades voltadas à
população em geral;
- a possibilidade da Universidade apoiar a prática esportiva voltada para pessoas com deficiência física, visto a carência em nossa cidade e região deste tipo de trabalho;
- a excelente oportunidade de fomentar a pesquisa e prática pedagógica do esporte adaptado aos acadêmicos envolvidos,

É que se justifica esse projeto.

Metodologia

Os alunos são divididos em duas turmas conforme o nível de desempenho motor e cognitivo. A turma "iniciação" conta com alunos que possuem maiores limitações físicas ou cognitivas. A turma "treinamento" é composta por jovens e adultos que treinam e competem na modalidade formal do basquete em cadeira de rodas.
As atividades relacionadas ao projeto irão utilizar das seguintes estratégias metodológicas: a) Exercícios técnicos dos fundamentos elementares do desporto; b) Pequenos e grandes jogos relacionados à modalidade; c) Atividades recreativas; d) Palestras sobre temas relacionados ao esporte, saúde e qualidade de vida; e) Competições; f) Jogos de exibição da modalidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores mais relevantes ao trabalho são a assiduidade e envolvimento com as atividades. São esperados para o ano de 2017 o aumento do número de praticantes, bem como melhorias no desempenho físico e motor durante as atividades esportivas, bem como do grau de independência relacionado às atividades diárias. Especificamente quanto à turma "treinamento", espera-se evoluir nos aspectos técnicos e táticos que possibilitem melhor aproveitamento nos treinos e jogos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE CARRICONDE MARQUES4
MARINA DE OLIVEIRA DE MAGALHÃES
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR4

Página gerada em 29/03/2024 10:12:16 (atualização a cada 5 minutos)