Nome do Projeto
Apresentação de Seminários: A Aprendizagem em Bioquímica e Neurofarmacologia Através de uma Metodologia Ativa
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2021 - 30/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
A utilização de metodologias ativas como ferramentas pedagógicas auxiliam no processo de formação de um discente. Nesse sentido, compreende-se que a elaboração e apresentação de seminários podem promover a pesquisa e a discussão sobre temas diversificados, assim como possibilitar o surgimento de debates em grupo. Além disso, a implementação dessa prática de ensino pode proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências consideradas importantes no âmbito acadêmico e profissional, como a habilidade de comunicar-se em público, criticidade e capacidade organizacional. Sendo assim, levando em consideração o papel dos seminários na aprendizagem dos discentes, bem como a relevância de estudar tópicos de Bioquímica e Neurofarmacologia, tendo em vista que estão entre as principais áreas de pesquisa no Brasil, os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que integram o Laboratório de Bioquímica e Neurofarmacologia Molecular (LABIONEM), são incentivados a elaborar seminários semanais, a fim de apresentar os resultados de experimentos executados durante o estágio, bem como expor artigos científicos que possam ser relacionados às atividades laboratoriais exercidas pelo grupo de pesquisa. Para isso, serão realizados encontros virtuais através da plataforma e-PROJETO, enquanto perdurar a necessidade de distanciamento social em decorrência da covid-19, e posteriormente encontros presenciais. Dessa forma, a cada encontro, um discente será responsável pela apresentação de um artigo científico publicado em revistas internacionais relacionado aos temas mencionados. Em seguida, ocorrerá o direcionamento de uma discussão acerca do assunto relatado, buscando o esclarecimento de dúvidas e considerações sobre o trabalho apresentado. Com isso, entende-se que a implementação dos seminários como uma abordagem de ensino viabiliza a análise no que se refere ao desenvolvimento e evolução da didática e oratória dos acadêmicos, além de propiciar o maior contato com produções científicas internacionais, resultando no progresso do grupo de pesquisa LABIONEM integralmente, bem como da própria UFPEL.
Objetivo Geral
Promover encontros virtuais e, futuramente, presenciais para a consolidação de conhecimentos acerca das áreas de Bioquímica e Neurofarmacologia através da apresentação de artigos científicos pelos alunos integrantes do Laboratório de Bioquímica e Neurofarmacologia Molecular (LABIONEM) e, por consequência, aprimorar a formação acadêmica dos discentes.
Justificativa
Tendo em vista o papel da universidade no desenvolvimento de capacidades, como a criticidade e a criatividade para a solução de problemas práticos, são indispensáveis estratégias de aprimoramento ao processo de aprendizagem. Dessa forma, se destaca a importância de promover e incentivar a busca pela associação dos conhecimentos obtidos durante a prática laboratorial, com a teoria abordada em artigos científicos. Isso ocorre através da implementação de alternativas que visem otimizar o compreendimento dos discentes, a fim de contribuir para o crescimento profissional e acadêmico.
Sendo assim, o seminário acadêmico tem como objetivo oportunizar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, do pensamento crítico e de habilidades de comunicação e oratória.
Sendo assim, o seminário acadêmico tem como objetivo oportunizar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, do pensamento crítico e de habilidades de comunicação e oratória.
Metodologia
Inicialmente, os seminários seriam realizados presencialmente, mas seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais órgãos sanitários, o projeto será realizado em um formato remoto com a utilização de softwares para encontros virtuais. Futuramente, pretende-se realizar encontros presenciais, seguindo uma metodologia semelhante.
Os artigos científicos serão apresentados pelos alunos de iniciação científica e de pós-graduação do LABIONEM. Os encontros serão semanais e contarão com a apresentação de um artigo a cada reunião. A escolha do artigo a ser apresentado caberá ao apresentador, mas deve estar relacionado com as atividades desenvolvidas pelo grupo ou com os temas de bioquímica ou neurofarmacologia.
Ademais, ao final de cada apresentação, deve-se promover uma discussão sobre os tópicos explanados, a fim de incentivar o pensamento crítico dos discentes acerca de cada apresentação.
Os artigos científicos serão apresentados pelos alunos de iniciação científica e de pós-graduação do LABIONEM. Os encontros serão semanais e contarão com a apresentação de um artigo a cada reunião. A escolha do artigo a ser apresentado caberá ao apresentador, mas deve estar relacionado com as atividades desenvolvidas pelo grupo ou com os temas de bioquímica ou neurofarmacologia.
Ademais, ao final de cada apresentação, deve-se promover uma discussão sobre os tópicos explanados, a fim de incentivar o pensamento crítico dos discentes acerca de cada apresentação.
Indicadores, Metas e Resultados
A efetividade das atividades executadas pelo projeto será avaliada através da análise das discussões realizadas semanalmente e a partir da evolução dos alunos em relação a oratória e didática, bem como a seleção dos tópicos abordados durante as apresentações efetuadas.
Além disso, os participantes poderão ser consultados através do preenchimento de formulários, a fim de determinar a relevância do conhecimento obtido durante as discussões, além de permitir a avaliação da contribuição do projeto no desenvolvimento de competências como a criticidade, capacidade organizacional, habilidades com pesquisa em bases de dados confiáveis, entre outros.
Além disso, os participantes poderão ser consultados através do preenchimento de formulários, a fim de determinar a relevância do conhecimento obtido durante as discussões, além de permitir a avaliação da contribuição do projeto no desenvolvimento de competências como a criticidade, capacidade organizacional, habilidades com pesquisa em bases de dados confiáveis, entre outros.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE PETER KRUGER | |||
ALINE SILVEIRA GONÇALVES | |||
ALITTA ARAÚJO FERREIRA | |||
ANDRIÉLI SIEMIONKO LACERDA | |||
Amália Gonçalves Alves | |||
BRUNA RAFAELA PIZZI | |||
BRUNA ROBERTA ANDREOLA | |||
CAMILA SIMÕES PIRES | |||
CESAR AUGUSTO BRUNING | 2 | ||
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA | |||
CRISTIANI FOLHARINI BORTOLATTO | 2 | ||
DANIELA DE BITTENCOURT MAIA | |||
DIANER NÖRNBERG STRELOW | |||
EVELYN MIANES BESCKOW | |||
Ediandra Tissot Castro | |||
GABRIELA RUSCH | |||
GUSTAVO D'AVILA NUNES | |||
INES LACO DE ASSIS | |||
Juliana de Moraes da Silva | |||
KAUANE NAYARA BAHR LEDEBUHR | |||
KELLEN BOHLKE THUROW | |||
KÉTILA TELEKEN GROLLI | |||
LARISSA SANDER MAGALHÃES | |||
LETÍCIA DEVANTIER KRÜGER | |||
LUCIANE DA SILVA GONÇALVES | |||
MARCELO HEINEMANN PRESA | |||
MARCIA JUCIELE DA ROCHA | |||
MARCOS PIZZATTO DE AZEREDO | |||
MARIANA PARRON PAIM | |||
NARRYMAN PINTO ZUGE | |||
NATALIA GONCALVES TAVARES | |||
Pabliane Rodrigues Garcia | |||
PÂMELLA DA COSTA | |||
RAFAELA GONÇALVES RIBEIRO LUCAS | |||
RAYANE GONCALVES DE OLIVEIRA | |||
ROMULO DAS NEVES MACIEL | |||
SUELEN DE SENA RODRIGUES | |||
TAIS DA SILVA TEIXEIRA RECH | |||
THAÍS SILVA DE ALMEIDA | |||
TÁCIA KATIANE HALL | |||
Vitória Velho Martins |