Nome do Projeto
Serviço Ambulatorial itinerante a animais sob maus-tratos em parceria entre UFPel e Prefeitura de Rio Grande, RS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2021 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
O Serviço Ambulatorial à animais sob condições de maus-tratos em parceria entre UFPel e Prefeitura do município de Rio Grande, RS visa fornecer atendimento clínico ambulatorial à animais oriundos de ambientes de desigualdade social (baixa renda) e/ou sob condições de maus-tratos, fornecer capacitação à recursos humanos vinculados à Prefeitura de Rio Grande, vivência e treinamento em serviço para o desenvolvimento profissional de acadêmicos de diversas áreas da Universidade Federal de Pelotas (e.g. Veterinária, Zootecnia, Agronomia), desenvolvendo conscientização social com intuito de evitar maus-tratos e promover bem-estar animal.

Objetivo Geral

O projeto visa promover assistência médico veterinária à equinos de proprietários carentes e/ou em condição de desigualdade social que habitam no município de Rio Grande e retiram destes o seu sustento, bem como promover conscientização social com intuito de evitar maus-tratos;

Justificativa

A atuação do médico veterinário é fundamental na interação humano-animal e na sociedade, tanto nas áreas da saúde, segurança pública e social. Seu papel é de constatar a ocorrência de maus-tratos à animais e, se as cinco liberdades dos mesmos são respeitadas, promovendo assim, seu bem-estar e segurança. Segundo o comitê de bem-estar de fazenda Farm Animal Welfare Committee (1993), foram estabelecidas cinco liberdades aos animais que atestam seu bem-estar. São elas: livre de fome e sede, livre de desconforto, livre de enfermidades e injúria, livre para expressar seu comportamento natural e livre de medo e estresse. A legislação lista 26 práticas de maus-tratos, como atos de abuso ou crueldade, manter animais em lugares anti-higiênicos, obrigá-los a trabalhos excessivos ou superior à sua força, golpear, ferir ou mutilar os animais domésticos, abandonar animal enfermo, ferido, extenuado ou mutilado, não dar comida e água diariamente, negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido, entre outros. Apesar de sansões impostas aos que realizam crueldade, ainda são frequentes atos de abuso e maus-tratos. Portanto, o convênio entre Universidade Federal de Pelotas-UFPel e Prefeitura do município de Rio Grande visa fornecer assistência médico veterinária clínico ambulatorial à animais oriundos de ambientes de desigualdade social (baixa renda) e/ou sob condições de maus-tratos, capacitação à recursos humanos vinculados à Prefeitura de Rio Grande, proporcionando vivência e treinamento em serviço para o desenvolvimento profissional de acadêmicos de diversas áreas da Universidade Federal de Pelotas (e.g. Veterinária, Zootecnia, Agronomia), desenvolvendo conscientização social com intuito de evitar maus-tratos e promover bem-estar animal.

Metodologia

• Metodologia
• Identificação;
• Monitoramento de peso dos animais;
• Programa de vacinação contra enfermidades de notificação obrigatória;
• Anamnese e exame físico dos animais;
• Exames laboratoriais (hemograma completo, bioquímico, citologia, biópsia, OPG, cultura e antibiograma);
• Exames radiográficos, ultrassonográficos e de endoscopia;
• Exames cardiológicos (eletrocardiograma, ecocardiograma e holter)
• Avaliação e tratamento odontológico;
• Procedimentos cirúrgicos eletivos;
• Acompanhamento pós-operatório;
• Atividades terapêuticas, fisioterápicas e outros métodos alternativos;
• Procedimentos ginecológicos;
• Treinamento de recursos humanos vinculados à Prefeitura de Rio Grande;
• Produção de material técnico informativo (cartilha) de manejo básico nutricional, ortopédico (casqueamento e ferrageamento) e de bem estar à equinos.
Sobre o serviço em parceria
O Serviço de parceria entre DCV/UFPel e a Prefeitura da cidade de Rio Grande será executado quinzenalmente, no Centro de atendimento ambulatorial do Camping Municipal do Cassino, em Rio Grande.
O que será realizado?
Será oferecido cuidados em saúde de rotina, bem como avaliação e tratamento de animais com danos físicos ou enfermos e serão incluídos. O serviço de saúde de rotina fornecido incluirá: vacinação para enfermidades obrigatórias, controle de peso, controle de endo e hemoparasitas, consulta nutricional e odontologia. Além dos cuidados de saúde de rotina, o serviço ambulatorial oferecerá avaliação de transtornos musculoesqueléticos, podologia (casqueamento e ferrageamento), serviços reprodutivos, avaliação de condições clínicas (respiratórias, cutâneas, neurológicas, gastrointestinais, cardiológicas e oftálmicas) e serviços de cirurgia eletivas à campo (castração, reparo de laceração, remoção de massa, etc.) com acompanhamento pós-operatório.
Ainda serão fornecidos esclarecimentos quanto a carga de trabalho limite, em função dos parâmetros físicos e metabólicos, onde serão investigados indicadores musculares como: ácido láctico e as enzimas creatina quinase (CK), aspartato-aminotransferase (AST) e lactato desidrogenase (LDH), com propósito de preservar a saúde do animal, com intuito de impedir sobrecarga de trabalho, evitando assim maus-tratos e melhores condições de bem-estar animal.

Indicadores, Metas e Resultados

• Excelentes perspectivas no contexto educacional, proporcionando uma gama de informações de aprendizagem em saúde animal;
• Treinamento de recursos humanos lhes proporcionando confiança em conhecimentos de medicina interna, conduta social e conscientização a ao bem estar animal;
• Uso mais racional dos animais de tração, lhes proporcionado melhor qualidade de vida;
• Redução dos índices de maus tratos;
• Benefício social;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALÉXIA FREIRE SOUTO
ANGELO DOS ANJOS BERWALDT
BRUNA DA ROSA CURCIO2
CARLA AUGUSTA SASSI DA COSTA GARCIA
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA2
CAROLINA BICCA NOGUEZ MARTINS
CHARLES FERREIRA MARTINS2
GINO LUIGI BONILLA LEMOS PIZZI
HELOÍSA SCHEFFER DE SOUZA
KARINA HOLZ
LEANDRO AMERICO RAFAEL2
LOUISE MACIEL FERNANDES
MARIELE KATIUSCIA DE ANDRADE DURING
MARINA COELHO DE MELLO
PAULA MOREIRA DA SILVA
PRISCILA FONSECA RIBEIRO
RUAN JORDAN CASTELLI PAIM
TAINARA DITADI

Página gerada em 25/04/2024 13:35:45 (consulta levou 0.195024s)