Nome do Projeto
Levantamento dos Bancos de Dentes Humanos (BDH) dos cursos de Odontologia no Brasil e sua percepção entre os acadêmicos de Odontologia da UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/09/2021 - 30/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente estudo tem por objetivo realizar um minucioso levantamento dos Bancos de Dentes Humanos (BDH) dos cursos de Odontologia no Brasil além de um estudo interno sobre a percepção dos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas sobre o BDH. Será realizada uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, utilizando um questionário eletrônico estruturado e autoaplicável como instrumento de coleta. Para traçar o panorama dos Bancos de Dentes Humanos (BDHs) em Instituições de Ensino Odontológico Brasileiras será utilizado o cadastro do e-MEC como instrumento inicial de coleta de dados dos cursos de Odontologia e posterior identificação dos BDHs em todas as instituições via contato telefônico/eletrônico aos seus coordenadores. Para aferição da percepção acadêmica e nível de informação a respeito do BDH na UFPel será empregado um questionário simplificado e estruturado com 13 perguntas, enviado via correspondência eletrônica a todos os acadêmicos do 6o ao 10o períodos da Faculdade de Odontologia da UFPel que já cursaram as disciplinas pré-clínicas. Os critérios estabelecidos para a pesquisa com os acadêmicos resumir-se-ão a um questionário abordando dois domínios: 1) conhecimento e compreensão, e 2) percepção acadêmica sobre a importância pedagógica e legal do BDH. Os dados qualitativos serão avaliados através da análise de seu conteúdo e os quantitativos através da análise descritiva usando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
Objetivo Geral
O presente estudo tem por objetivo realizar um estudo interno sobre a percepção dos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas sobre o BDH da sua instituição e adicionalmente realizar um minucioso levantamento dos Bancos de Dentes Humanos (BDH) dos cursos de Odontologia no Brasil.
Justificativa
A implementação de Bancos de Dentes Humanos extraídos nos cursos de
Odontologia se constitui em um processo importante para o desenvolvimento das atividades acadêmicas pré-clínicas e laboratoriais destes cursos no país. O panorama atual do número de Bancos de Dentes Humanos a nível de Faculdades de Odontologia no Brasil e seu funcionamento pleno ainda é pouco conhecido e divulgado na literatura vigente. Paralelamente o seu conhecimento amplo pelos alunos que o utilizam e divulgação interna dentro das próprias instituições mantenedoras torna-se imperiosa a nível acadêmico e administrativo.
Odontologia se constitui em um processo importante para o desenvolvimento das atividades acadêmicas pré-clínicas e laboratoriais destes cursos no país. O panorama atual do número de Bancos de Dentes Humanos a nível de Faculdades de Odontologia no Brasil e seu funcionamento pleno ainda é pouco conhecido e divulgado na literatura vigente. Paralelamente o seu conhecimento amplo pelos alunos que o utilizam e divulgação interna dentro das próprias instituições mantenedoras torna-se imperiosa a nível acadêmico e administrativo.
Metodologia
METODOLOGIA
1. Mapeamento Banco de Dentes
Metodologicamente este estudo será constituído primeiramente pelo mapeamento dos Bancos de Dentes Humanos nas Faculdades de Odontologias do Brasil e em um segundo momento por uma pesquisa descritiva com delineamento transversal, ou seja, apresentar as características de uma população específica sem a manipulação dos seus dados.
Para o mapeamento de todos os cursos de Odontologia do Brasil será inicialmente identificado o cadastro de todos os cursos de Odontologia ativos no país, através da plataforma eletrônica do MEC (e-mec). A partir do levantamento inicial dos cursos de Odontologia no Brasil entre as Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, serão tabuladas algumas informações requeridas neste projeto como estado de origem, contato telefônico e correio eletrônico da instituição.
A partir desta etapa inicial concluída será realizado o contato individual, primeiramente via telefone institucional e alternativamente por correspondência eletrônica, de cada instituição a partir das ferramentas de contato disponíveis no cadastro do e-MEC. O objetivo será identificar a existência ou não de um BDH ou Biobanco ativo no curso de Odontologia da IES, alimentando desta forma a planilha de execução desta primeira parte da pesquisa.
2. Percepção acadêmica sobre o BDH
Para a segunda parte da pesquisa será realizado um estudo interno sobre a percepção de um determinado grupo de acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas sobre o BDH. Para a constituição da população alvo serão incluídos todos os alunos matriculados entre o 6o e 10o semestres da Faculdade de Odontologia da UFPel e que constem nos registros do Colegiado do Curso de Odontologia da UFPel, compreendendo os egressos de disciplinas pré-clínicas onde utilizaram dentes naturais oriundos do BDH. Quantificar-se-á para este estudo um total de aproximadamente 225 acadêmicos cadastrados e matriculados com estas características.
Preliminarmente o projeto será cadastrado na Plataforma Brasil com vistas a ser avaliado e analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FO-UFPel. Todos os participantes voluntários serão convidados a responder um questionário, após ciência do Projeto de Pesquisa a que participarão, devendo obrigatoriamente assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice A), garantindo a sua inteira confidencialidade de dados, logo após a aprovação do projeto pelo Comitê local de Ética em Pesquisa. Todos os questionários serão respondidos de forma anônima e individual.
Para a aferição da percepção acadêmica e nível de informação a respeito do BDH, um instrumento de coleta de dados (questionário) eletrônico estruturado e autoaplicável será enviado via correspondência eletrônica a todos os acadêmicos do 6o e 10o períodos da população alvo (Apêndice B). Os critérios estabelecidos para a pesquisa com os acadêmicos resumir-se-ão a um questionário abordando dois domínios: 1) conhecimento e compreensão, e 2) percepção acadêmica sobre a importância pedagógica e legal do BDH. O questionário será composto por 13 perguntas relacionadas a cada um dos seus domínios. As questões serão apresentadas com respostas dicotômicas ou com afirmativas acompanhada por uma escala numérica de classificação, com os pontos “0” representando “importância total” e “5” representando “nenhuma importância”. A escala numérica de confiança será agrupada em duas categorias, "baixa importância" e "alta importância", com base na mediana dos dados.
Os dados qualitativos serão avaliados através da análise de seu conteúdo e os quantitativos através da análise descritiva usando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
1. Mapeamento Banco de Dentes
Metodologicamente este estudo será constituído primeiramente pelo mapeamento dos Bancos de Dentes Humanos nas Faculdades de Odontologias do Brasil e em um segundo momento por uma pesquisa descritiva com delineamento transversal, ou seja, apresentar as características de uma população específica sem a manipulação dos seus dados.
Para o mapeamento de todos os cursos de Odontologia do Brasil será inicialmente identificado o cadastro de todos os cursos de Odontologia ativos no país, através da plataforma eletrônica do MEC (e-mec). A partir do levantamento inicial dos cursos de Odontologia no Brasil entre as Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, serão tabuladas algumas informações requeridas neste projeto como estado de origem, contato telefônico e correio eletrônico da instituição.
A partir desta etapa inicial concluída será realizado o contato individual, primeiramente via telefone institucional e alternativamente por correspondência eletrônica, de cada instituição a partir das ferramentas de contato disponíveis no cadastro do e-MEC. O objetivo será identificar a existência ou não de um BDH ou Biobanco ativo no curso de Odontologia da IES, alimentando desta forma a planilha de execução desta primeira parte da pesquisa.
2. Percepção acadêmica sobre o BDH
Para a segunda parte da pesquisa será realizado um estudo interno sobre a percepção de um determinado grupo de acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas sobre o BDH. Para a constituição da população alvo serão incluídos todos os alunos matriculados entre o 6o e 10o semestres da Faculdade de Odontologia da UFPel e que constem nos registros do Colegiado do Curso de Odontologia da UFPel, compreendendo os egressos de disciplinas pré-clínicas onde utilizaram dentes naturais oriundos do BDH. Quantificar-se-á para este estudo um total de aproximadamente 225 acadêmicos cadastrados e matriculados com estas características.
Preliminarmente o projeto será cadastrado na Plataforma Brasil com vistas a ser avaliado e analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FO-UFPel. Todos os participantes voluntários serão convidados a responder um questionário, após ciência do Projeto de Pesquisa a que participarão, devendo obrigatoriamente assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice A), garantindo a sua inteira confidencialidade de dados, logo após a aprovação do projeto pelo Comitê local de Ética em Pesquisa. Todos os questionários serão respondidos de forma anônima e individual.
Para a aferição da percepção acadêmica e nível de informação a respeito do BDH, um instrumento de coleta de dados (questionário) eletrônico estruturado e autoaplicável será enviado via correspondência eletrônica a todos os acadêmicos do 6o e 10o períodos da população alvo (Apêndice B). Os critérios estabelecidos para a pesquisa com os acadêmicos resumir-se-ão a um questionário abordando dois domínios: 1) conhecimento e compreensão, e 2) percepção acadêmica sobre a importância pedagógica e legal do BDH. O questionário será composto por 13 perguntas relacionadas a cada um dos seus domínios. As questões serão apresentadas com respostas dicotômicas ou com afirmativas acompanhada por uma escala numérica de classificação, com os pontos “0” representando “importância total” e “5” representando “nenhuma importância”. A escala numérica de confiança será agrupada em duas categorias, "baixa importância" e "alta importância", com base na mediana dos dados.
Os dados qualitativos serão avaliados através da análise de seu conteúdo e os quantitativos através da análise descritiva usando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
Indicadores, Metas e Resultados
O benefício de participar da pesquisa relaciona-se ao fato que os resultados serão incorporados ao conhecimento científico e posteriormente a situações de ensino-aprendizagem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIO MARCOS GONCALVES DUARTE | |||
DOUGLAS BENDER STOPASSOLA | |||
JOSUE MARTOS | 3 | ||
JULIA RODRIGUES BURKERT | |||
JÉSSICA ÉLLEN GOMES ALVES | |||
LARA KRUSSER FELTRACO | |||
LAURA BARRETO MORENO | |||
LAURA LOURENÇO MOREL | |||
LETICIA DA SILVA PIRES | |||
LUCAS JARDIM DA SILVA | |||
LUIZA SOUZA SCHMIDT | |||
NATALIA BRITO SOARES | |||
ROSIANE PEREIRA DE OLIVEIRA DA COSTA |