Nome do Projeto
Educação Física em tempos de pandemia: conhecimento, prática pedagógica e formação
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/09/2021 - 25/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A pesquisa procura compreender o contexto da Educação Física brasileira em tempos de pandemia (causada pelo SarsCov-2). A partir de uma perspectiva teórica, procura refletir acerca dos impactos da pandemia na prática pedagógica docente, nas questões do conhecimento e na formação escolar e universitária no campo da Educação Física.

Objetivo Geral

Refletir acerca dos impactos da pandemia na prática pedagógica docente, nas questões do conhecimento e na formação escolar e universitária no campo da Educação Física.

Justificativa

Os tempos que vivemos são difíceis para as coisas do conhecimento, por consequência, para as instituições que o tem como princípio fundante: a escola e a universidade. Assim, esta investigação se justifica pelo fato de que a nova realidade que vemos emergir nestes tempos em que a pandemia ainda persiste, embora sinalize um período de esperança, em virtude da diminuição de óbitos e contágios, bem como, do avanço da vacinação, precisam de reflexão e de pensamento. A Educação Física é um campo do conhecimento ainda recente, que precisa qualificar seu lastro teórico-epistemológico através de estudos tais como este. Portanto, compreender a conjuntura na qual a Educação Física brasileira se edifica representa promover um movimento entre questões amplas e questões específicas, inerentes ao próprio campo, na direção de contribuir com o trabalho de professores e professoras, tanto na escola como na universidade. Afinal, o que aprenderemos depois destes quase dois anos de pandemia, fenômeno ainda em curso, que torna a vida mais difícil e incerta? O que a Educação Física, enquanto campo do conhecimento, irá amadurecer com isso? E os docentes, tanto na escola como na universidade, que impactos terão em seu trabalho? Enfim, são questões que se colocam como horizontes, justificativas consistentes para a produção desta investigação.

Metodologia

A pesquisa se desenvolverá através de duas abordagens:
a) um aprofundamento teórico a ser realizado na direção de compreender o contexto da Educação Física brasileira em tempos de pandemia. A partir de uma perspectiva teórica, procura refletir acerca dos impactos da pandemia na prática pedagógica docente, nas questões do conhecimento e na formação escolar e universitária no campo da Educação Física. Esta parte da investigação será realizada por meio de uma pesquisa descritivo-bibliográfica.
b) uma pesquisa de campo, realizada por meio de um Trabalho de conclusão de curso intitulado A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO SARS-COV2, que conta com o trabalho realizado pela estudante do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF, Giulia dos Santos Silva Garcez. A pesquisa, de natureza descritivo-exploratória, irá realizar uma sequência de entrevistas semi-estruturadas com docentes da Educação Física escolar, na direção de compreender a sua atuação ao longo deste período nada fácil para o trabalho docente.

Indicadores, Metas e Resultados

A pesquisa, considerando seus objetivos, apresenta algumas metas, conforme a seguir:
- produção de um artigo científico que possa caracterizar o contexto da Educação Física brasileira em tempos de pandemia. A partir de uma perspectiva teórica, irá refletir acerca dos impactos da pandemia na prática pedagógica docente, nas questões do conhecimento e na formação escolar e universitária no campo da Educação Física;
- produção de um artigo científico que aprofunde a reflexão acerca da atuação dos professores de Educação Física no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia que vivemos;
- qualificar a discussão teórica sobre a prática pedagógica, a produção do conhecimento e sobre a formação (escolar e universitária), tomando como referência o trabalho de campos realizado na pesquisa de TCC, bem como, o aprofundamento teórico realizado na pesquisa descritivo-bibliográfica;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GIULIA DOS SANTOS SILVA GARCEZ
RICARDO REZER6

Página gerada em 19/04/2024 08:52:52 (consulta levou 0.158895s)