Nome do Projeto
Designeria - Empresa Júnior de Design
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/03/2017 - 08/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Este projeto pretende organizar todas as ações desenvolvidas pela Designeria. A Designeria é a Empresa Júnior dos cursos de design da UFPEL, administrada por acadêmicos dos cursos de Design e coordenada, desde 2015, pela professora Drª. Helena de Araujo Neves. Trata-se de um projeto de extensão (que sempre contemplou ações de ensino e de pesquisa). A empresa visa a oferecer serviços de qualidade, com custo reduzido, que abranjam, dentre outras áreas, as de identidade visual; editorial; ilustração; webdesign; redes sociais e sinalização. Busca atender uma parcela do mercado (interno e externo à UFPel) que carece de trabalhos na área do Design e que não tem condições financeiras de contratar um escritório profissional. Portanto, tem como missão proporcionar uma experiência de gestão e de empreendedorismo aos estudantes, oferecendo, aos clientes, projetos de design de qualidade com preços acessíveis.
Objetivo Geral
A Designeria - Empresa Júnior de Design, pretende prestar à comunidade interna e externa à UFPel serviços de Design Gráfico e Digital com valores competitivos. Proporcionando, ao mesmo tempo, a divulgação e o conhecimento da área à comunidade e a possibilidade de os acadêmicos entrarem em contato com clientes reais experienciando a vivência profissional do mercado de trabalho, além de desenvolverem competências na gestão da própria empresa.
Justificativa
Este projeto integrado justifica-se uma vez que na Designeria ocorrem, de fato, ações de ensino, pesquisa e extensão. Grande parte dos trabalhos desenvolvidos caracteriza-se como extensão. Contudo, a relação da professora com os alunos integrantes do projeto - bem como a gestão dos projetos e processos - estão vinculados a ações de ensino. Assim como os cursos que os alunos ministram entre eles e também para a comunidade acadêmica. Ano passado recebemos uma bolsa de extensão e estamos produzindo artigos científicos para socializar as metodologias de projetos que utilizamos para criar soluções para os nossos clientes. Estamos, portanto, praticando a pesquisa junto aos integrantes da empresa.
Por fim, cabe destacar que a Empresa Júnior é um espaço de socialização riquíssimo para os acadêmicos dos cursos de design e é por isso que submeto este projeto de maneira integrada.
Por fim, cabe destacar que a Empresa Júnior é um espaço de socialização riquíssimo para os acadêmicos dos cursos de design e é por isso que submeto este projeto de maneira integrada.
Metodologia
Trata-se de um espaço extensionista, mas também de ensino-aprendizagem, uma vez que os trabalhos solicitados pelos clientes são executados pelos alunos e orientandos por uma professora integrante do quadro de professores do curso de Design. Contudo, projetos complexos são acompanhados, quando necessário, por demais docentes integrantes do curso – com o intuito de possibilitar ao aluno a aproximação da teoria à prática, além de entregar ao mercado um trabalho o mais profissional possível. No que se refere à pesquisa, tais clientes oportunizam ao aluno a investigação teórica sobre as temáticas atinentes ao trabalho que deverá ser executado. De mesmo modo, metodologias de projeto necessárias para a execução dessas tarefas são investigadas e, por vezes, mescladas, trazendo ao acadêmico a autonomia necessária para a resolução de problemas. Em casos de sucesso essas práticas são compartilhadas com o meio acadêmico.
Ao mesmo tempo em que a empresa divide o conhecimento que tem da área com a comunidade os alunos têm a possibilidade de exercitar, na prática, o contato com clientes reais – obtendo uma vivência profissional tão necessária para o seu futuro como designer. Além disso, são os próprios alunos que gerem a empresa bem como projetos solicitados à mesma – o que tem possibilitado uma sadia relação com outros cursos da UFPel que tenham experiência em gestão. Outro aspecto necessário que deve ser destacado é que a designeria é procurada de forma constante por diferentes cursos, unidades e pró-reitorias – ávidos por serviços da área do design – que podem ser desempenhados por tais acadêmicos que se empenham por desempenhar e entregar um trabalho profissional.
Ao mesmo tempo em que a empresa divide o conhecimento que tem da área com a comunidade os alunos têm a possibilidade de exercitar, na prática, o contato com clientes reais – obtendo uma vivência profissional tão necessária para o seu futuro como designer. Além disso, são os próprios alunos que gerem a empresa bem como projetos solicitados à mesma – o que tem possibilitado uma sadia relação com outros cursos da UFPel que tenham experiência em gestão. Outro aspecto necessário que deve ser destacado é que a designeria é procurada de forma constante por diferentes cursos, unidades e pró-reitorias – ávidos por serviços da área do design – que podem ser desempenhados por tais acadêmicos que se empenham por desempenhar e entregar um trabalho profissional.
Indicadores, Metas e Resultados
No último ano (mesmo com greve) conseguimos desenvolver uma média de 59 projetos. Pretendemos ultrapassar esses números ou ao menos manter essa média. Além disso, cabe destacar que os impactos que este projeto gera nos alunos e na comunidade como um todo são variados, tais como: o desenvolvimento de autonomia do aluno não só por solucionar problemas reais de mercado, mas também por defender seus projetos junto aos clientes; crescimento pessoal e profissional ao aprender a trabalhar em equipe e, além disso, como um acadêmico se tornar competente para coordenar uma organização empresarial; consciência social e profissional ao observar o quanto seus clientes crescem a partir de projetos desenvolvidos por acadêmicos da UFPel e, sob outro prisma, responsabilidade por lidar com a verba e a imagem de um cliente – que fica sob os seus cuidados; aprendizagem de conteúdos e aplicação prática – levando isso para a sala de aula e compartilhando com demais colegas, além de qualificar seus próprios trabalhos solicitados por seus professores; capacidade e criatividade para que, normalmente com muito pouca verba, auxiliar um cliente ao resolver um problema real de mercado lançando mão de conhecimentos que são compartilhados dentro de seu curso de graduação; organização de eventos levando conhecimentos variados do campo do design para os demais colegas; auxiliar, sobremaneira, pequenos empresários, assim como setores da própria universidade, com trabalhos competentes no que diz respeito à área do design. Pretendemos, assim, que esse projeto continue trazendo esses benefícios mencionados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA JÚLIA TESCHNER CARARA | |||
CAIO SILVERIO DOS SANTOS | |||
CAMILA SOARES CALDEIRA | |||
CAMILA SOARES CALDEIRA | |||
DOMENICA PINHEIRO FRANCISCO | |||
EDUARDO MENDES | |||
FELIPE TEIXEIRA BRANDÃO | |||
FÁBIO AUGUSTO PORTO DE LIMA | |||
GABRIEL ARENA CABRAL | |||
GABRIELA SARAIVA PIRES | |||
GUILHERME BUENO ALCÂNTARA | |||
HELENA DE ARAUJO NEVES | 23 | ||
INGRID FABÍOLA GONÇALVES | |||
ISABELA ALMEIDA NOGUEIRA | |||
JOANNA DE OLIVEIRA BORGES VOLOSKI | |||
JULIA LIMA DA SILVA | |||
LARISSA DE CARVALHO RAULINO | |||
LETÍCIA CRISTINA BENTO DOS SANTOS | |||
LUANA SERRA MACÊDO CORRÊA | |||
LUCAS DA CRUZ BASILIO | |||
LUIZA PINTO AZEVEDO | |||
MARCELLE DE LEMOS ULIANO | |||
NATÁLIA MARRONI MARQUES | |||
OSCAR PEREIRA JACQUOT GOULART | |||
PATRICIA LOPES DAMASCENO | |||
PEDRO MATHEUS | |||
RAFAEL AIRES THOFEHRN | |||
RODRIGO MORAES CALDEIRA | |||
THIAGO COSTA DA SILVA | |||
THUANY BUNILHA RIBEIRO | |||
VÍTOR ALEXANDRE WIEDERGRÜN |