Nome do Projeto
Desenvolvimento de um aplicativo como ferramenta auxiliar no controle da manutenção de tratores agrícolas voltado para agricultores familiares
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/10/2021 - 19/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A agricultura familiar é caracterizada historicamente por ser uma classe resistente aos avanços tecnológicos, mas dinâmica e adaptável quando expressada a sua capacidade de se manter em condições de extrema dificuldade. Os tratores agrícolas são máquinas que auxiliam nas tarefas diárias, atendendo as demandas de acionamento a implementos e, também, servindo para aumento de produtividade. Quando se está fazendo uso de um equipamento o qual tem um alto custo de aquisição, existe a necessidade de se fazer o correto uso operacional e ter-se cuidados básicos com manutenções preventivas, para assim, minimizar prejuízos futuros, com manutenções urgentes e corretivas. Com isso, o objetivo deste trabalho é elaborar um aplicativo que auxilie os agricultores familiares a realizarem inspeções e manutenções preventivas de tratores agrícolas. O trabalho consistirá em realizar-se uma amostragem estratificada, onde os grupos serão separados em famílias que possuem suas atividades voltadas para cultura de grãos e de frutíferas. Após seleção, estes serão abordados para auxiliarem disponibilizando informações pertinentes e que julguem importante para suas tarefas diárias envolvendo tratores agrícolas e manutenções. As considerações dos agricultores serão analisadas e posterior o aplicativo será estruturado e criado. O desenvolvimento e conteúdo técnico do aplicativo serão avaliados pelos mesmos agricultores selecionados, por meio de uma pesquisa de satisfação simples e interativa. Espera-se obter resultados que auxiliem a gestão dos tratores agrícolas cuja finalidade é minimizar as manutenções corretivas e, assim, conseguir-se diminuir o tempo de máquina parada, consequentemente, melhorando a gestão do seu equipamento e aumentando a produtividade das suas atividades.

Objetivo Geral

Criar um aplicativo para o controle de manutenções, com ferramentas para monitorar e instigar as manutenções de tratores agrícolas, que seja de fácil utilização pelos agricultores.

Justificativa

Um dos principais impasses hoje, quando o assunto é mecanização agrícola, refere-se a manutenção das máquinas agrícolas, em especial o trator agrícola. A manutenção se faz necessária para que o rendimento das máquinas seja mantido e estas continuem desempenhando suas tarefas de modo adequado, sem proporcionar perdas de tempo por quebras ou outros problemas.
Embora adquirir um trator esteja mais fácil devido a disponibilidade de crédito, atenção especial deve ser dada na hora de efetivar-se a compra, visto ser necessário garantir que este equipamento trará um maior rendimento operacional com eficiência de trabalho ligado a um menor custo com manutenções (ABREU, 2014).
De encontro a este pensamento é necessário além de políticas de investimento, também uma abordagem técnica sobre o tema manutenção de tratores visto que, a realização das tarefas mecanizadas no campo necessitam ser realizadas dentro de espaços de tempo estanques ao longo do ciclo produtivo de uma cultura. Não se podendo contar com o equipamento, por falta de manutenção adequada, os serviços podem vir a não ser realizados na época apropriada, gerando prejuízos ao processo produtivo.
Outro ponto de avaliação é o custo com as manutenções que se tem no ciclo de vida dos equipamentos, onde a falta de conhecimento no que se refere as manutenções preventivas e preditivas, consideradas de baixo custo, acabam por sua vez, resultando em uma manutenção corretiva, normalmente de maior custo ao agricultor e com perda de tempo de trabalho da máquina.
Culturalmente, devido ao pensamento de diminuir custos, os pequenos agricultores acabam caindo cada vez mais na necessidade de realizar manutenções corretivas. Tal fato ocorre principalmente pela falta de informação e descuido com os procedimentos básicos necessários.
Outro fator condicionante para a inadequada ou não realização das manutenções preventivas e preditivas, vem a ser a linguagem dos manuais técnicos de operação e manutenção disponibilizados pelos fabricantes, os quais oferecem um material com informações importantes, mas muitas vezes com uma linguagem técnica, que dificulta a compreensão por parte dos agricultores, principalmente os familiares.
As manutenções corretivas, por mau funcionamento ou a falha de um componente do trator, muitas vezes ocorre pela não realização por parte do agricultor das manutenções preventivas e preditivas, acontecendo via de regra quando o agricultor está utilizando o mesmo. Tal fato leva a que o trator permaneça um determinado tempo parado, sem executar suas tarefas, prejudicando o planejamento do proprietário.
Para se evitar ou diminuir este risco se faz necessário a execução das manutenções preventivas e preditivas, as quais além de reduzirem a possibilidade de não se poder contar com a máquina quando se necessita, também são de custo inferior as manutenções corretivas.
As manutenções preventivas são planejadas e programadas para reduzir o risco de quebra dos equipamentos, melhorando as suas condições de uso, além de reduzir a depreciação das máquinas. Geralmente ocorrem pouco tempo antes das manutenções corretivas, o que resulta em um custo menor.
A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico dos equipamentos, por meio de inspeções e análises técnicas. Trata-se de um processo que possibilita uma maior confiabilidade quando o equipamento está sujeito a trabalho, reduzindo o número de paradas, por quebras de componentes. Assim como a preventiva, possuí um custo menor quando comparada a manutenção corretiva.
No sentido de melhorar a gestão da manutenção dos tratores agrícolas nas unidades familiares apresenta-se a ideia principal deste projeto que é uma abordagem de fácil acesso ao agricultor para este tema.

Metodologia

Devido a necessidade de aprimoramento de controle e conhecimento dos agricultores familiares, para a obtenção de informações importantes sobre manutenções e inspeções preventivas, inicialmente buscar-se-á selecionar responsáveis pelas famílias para, por meio de um questionário obter-se informações balizadoras ao desenvolvimento da proposta. A estratégia de seleção será via de amostragem aleatória estratificada por grupos e subgrupos.
Tendo a disposição uma listagem dos agricultores familiares na região de Pelotas, a qual será buscada junto a Emater - RS, serão estabelecidos subgrupos de agricultores que dispõem de tratores para suas atividades agrícolas diárias. A seguir, serão gerados dois grupos para os quais o estrato de geração de renda para as famílias será dividi entra a cultura de grãos e produção de frutíferas,.
Com os grupos gerados, será utilizada a equação com base da estimativa da proporção populacional, no sentido de obter-se o tamanho da amostra (quantidade de agricultores a serem entrevistados), conforme abaixo (LEVIN, 1987):
n=(N.p.q.(Z_(α/2))²)/(p.q.(Z_(α/2) )^2+(N-1).E²)
onde,
n = Tamanho da amostra;
N = Tamanho da população;
p = Porcentagem com qual o fenômeno se verifica, estimativa;
q = Porcentagem complementar (100 – p);
Z_(α/2)= Valor crítico que corresponde ao grau de confiança desejado;
E² = Erro máximo permitido.

Após selecionado o número de entrevistados, será executado um contato prévio para obtenção de informações com respeito a viabilidade de aplicação do questionário. Essa decisão visa compreender se os agricultores estão à disposição de colaborar e participar do projeto. Se o agricultor estiver envolvido e a disposição, serão realizadas as confirmações de modelo de trator disponível e cultura cultivada, além de algumas perguntas de fácil entendimento sobre a manutenções de seus tratores.
Neste primeiro contato busca-se otimizar as informações coletadas, utilizando-as para elaboração do aplicativo. A confecção do aplicativo terá o intuito de conscientizar de maneira prática e clara, lembretes da necessidade de manutenções e inspeções diárias para uso otimizado do seu trator.
Selecionados os agricultores alvo da pesquisa será elaborado um questionário no sentido de se obter as informações necessárias a montagem do aplicativo.
Posteriormente a elaboração do aplicativo, conforme plano de ação implementado no projeto, serão realizadas visitas técnicas visando a orientação e disponibilização do mesmo, a um determinado grupo de agricultores, aos quais se chamará de grupo controle.
As informações referentes ao número de horas para troca de alguns componentes, como por exemplo óleo, filtro e outros, serão obtidas por meio do manual do operador do trator. Caso ocorra a ausência deste, as informações serão coletadas junto ao concessionário responsável pela venda do trator. No sentido de “alimentar” o aplicativo.
Por fim, a validação do aplicativo se dará via uma pesquisa de satisfação tendo-se como base de avaliação do conteúdo e dos recursos disponíveis, que visa proporcionar informações sobre a usabilidade do aplicativo.

Indicadores, Metas e Resultados

O assunto de manutenções de tratores agrícolas está no foco das propriedades familiares, isso devido alto custo que se tem devido à má gestão das manutenções. Com a criação deste aplicativo espera-se que o acesso as informações básicas de inspeções e manutenções preventivas e preditivas auxiliem os agricultores familiares junto a gestão das manutenções do trator, tornando o negócio rural familiar mais rentável financeiramente.
A meta é contar com um aplicativo de controle de manutenção, com ferramentas para monitorar e instigar as manutenções de tratores agrícolas, que seja acessível e de fácil utilização pelos agricultores.
Desta forma o agricultor conseguirá ter controle do custo real que as manutenções do seu equipamento estão gerando, conseguindo fazer previsões de compra de óleo, filtros e peças em épocas nas quais os valores dos produtos não estejam em alta, ou ainda, possíveis promoções que os concessionários venham a fazer.
A renovação/troca destes tratores por parte dos agricultores familiares ocorre com uma frequência pequena, porém, almeja-se que se houver a necessidade de venda que o aplicativo proporcione ao agricultor vendedor uma credibilidade com um histórico de todas as manutenções realizadas no trator. Ou seja, irá representar uma maior credibilidade com argumentos de vendas, quando estiverem a frente dos possíveis compradores. Este impacto é significante quando desse pensa nos agricultores familiares e sua cultura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELO VIEIRA DOS REIS1
ANTONIO LILLES TAVARES MACHADO2
FABRICIO ARDAIS MEDEIROS1
LAURETT DE BRUM MACKMILL
MAURO FERNANDO FERREIRA1
MICHEL LOPES PAGNOSSIN
ROBERTO LILLES TAVARES MACHADO2

Página gerada em 25/04/2024 19:49:47 (consulta levou 0.172204s)