Nome do Projeto
Ação de conscientização ao Dia Mundial do Diabetes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/11/2021 - 12/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia crônica, estando relacionada a vários fatores de predisposição. A Organização Mundial da Saúde classifica a Diabetes mellitus em DM tipo 1, DM tipo 2, DM gestacional e outros tipos específicos de diabetes, sendo a DM tipo 2 a mais prevalente, representando 90 a 95% dos casos da doença (Mol et al., 2013). Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, dados do IDF (Internacional Diabetes Federation) de 2019 mostram que o Brasil possui 16,8 milhões de pessoas com diabetes, sendo o país da América da Latina com maior número de pessoas acometidas por essa patologia. No ranking mundial, aparece em quinto lugar (SBD, 2021). Estes dados alarmantes são decorrentes não apenas do maior envelhecimento da população, mas ao crescente número de pessoas obesas e ao aumento do sedentarismo (Costa et al. 2017). A Diabetes está relacionada a quadros de complicações agudas que levam ao aumento da morbimortalidade dos indivíduos afetados, sendo considerada um problema de saúde pública (Mol et al. 2013).

Objetivo Geral

Realizar ações presenciais e remotas com a comunidade em função do Dia Mundial do Diabetes para alertar os pacientes sobre os cuidados necessários para controlar a doença, promover o uso racional de medicamentos, e contribuir para a melhoraria da qualidade de vida.

Justificativa

Diabetes é um problema de saúde pública, por ser uma condição crônica e de elevada morbimortalidade, possuir origem multifatorial e apresentar prevalência crescente em todo o mundo. Por esta razão, os indivíduos diabéticos são um importante grupo de interação dos profissionais farmacêuticos, que auxiliam na prevenção e nas medidas de controle da doença quando estabelecida, farmacológicas ou não farmacológicas. A conscientização da população para prevenir o desenvolvimento da doença ou a para controlá-la é ainda a única forma de se buscar a queda dos números de casos e da morbimortalidade, e para melhorar a qualidade de vida da população. Assim, considera-se importante a realização deste projeto de extensão com intuito de proporcionar conscientização e disseminar informações de cuidados a saúde aos pacientes diabéticos. A importância da realização de tal projeto também está atrelada ao fato de que, durante o período pandêmico, vários projetos e redes de apoio tiveram seu cancelamento, deixando a população alvo sem assistência. O envolvimento de alunos em uma atividade como esta, em uma data de relevante importância, possibilita uma experiência de singular aprendizado.

Metodologia

Ao longo da semana do dia 08 a 12 de novembro serão enviadas, via whatsApp, aos clientes da farmácia de manipulação parceira, cards educativos e vídeos curtos para a promoção e prevenção da doença e promoção do uso racional de medicamentos. Também serão utilizadas as redes sociais da farmácia, como canal de educação em saúde.
A ação presencial está prevista para ocorrer no dia 12 de novembro, sexta-feira que antecipa o Dia Mundial do Diabetes, no período das 09:00 h às 18:00h.
A articulação da ação está sendo realizada em conjunto com uma Farmácia de Manipulação, parceira do Curso de Farmácia em projetos e estágios. A Farmácia cederá um espaço de convivência aberto para a realização da ação, além de um profissional farmacêutico que irá auxiliar no acolhimento das pessoas e nas atividades programadas.
A ação contará com o envolvimento de, aproximadamente, dez (10) alunos, na forma de rodízio de grupos de 3-4 alunos (três a quatro alunos). Para participar, o aluno terá que possuir, pelo menos, uma dose da vacina contra a COVID-19. Todos os participantes terão que utilizar, obrigatoriamente, máscara por todo o período do evento. Haverá álcool gel disponível para uso de todos.
As atividades que serão realizadas durante a ação serão:
- Medida de glicemia capilar;
- Distribuição de panfletos, com informações uteis, como modo correto de aplicação da insulina, medidas a serem adotadas em episódios de hipoglicemia e cuidado com o pé diabético;
- Conversas com os indivíduos sobre os temas dos panfletos, de forma a possibilitar maior detalhamento e proporcionar acolhimento;
- Distribuição de amostras de creme hidratante para cuidado do pé diabético.

Indicadores, Metas e Resultados

As ações visam conscientizar mais de 500 pessoas da comunidade de forma remota e 150 pessoas em atividades presenciais, assistidas pela farmácia parceira, na região central do município. As intervenções farmacêuticas sobre a importância do cuidado em saúde, voltadas à prevenção e ao controle do diabetes, têm como meta a redução de riscos relacionados com a progressão da doença a longo prazo. A promoção do uso racional de medicamentos auxiliará na detecção de problemas relacionados à terapia e suas causas, sanando dúvidas e gerando autocuidado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO GABRIEL VERGARA
BERENICE LOPES BARCELOS
BRUNA VOIGT RODRIGUES
BRUNA WEEGE DA SILVEIRA MARTINS
GABRIELA GONCALVES PINHO
GIANA DE PAULA COGNATO6
ISABELLE GUIMARÃES HAX
JOSE MARIO BARICHELLO4
JULIANA BIDONE6
JULIANE FERNANDES MONKS DA SILVA6
KAROLAI DE CAMPOS FEIJO
MOARA DE CARDOZO DAQUINO
NAILE NUNES VAGHETTI
ROSIANE VERGARA LEMOS
RUI CARLOS MEDEIROS ALVES SOBRINHO
TAMIRES MORAES ALVES

Página gerada em 19/04/2024 03:17:09 (consulta levou 0.168030s)