Nome do Projeto
DIABETES MELLITUS GESTACIONAL: CARACTERÍSTICAS E REPERCUSSÃO SOBRE A SAÚDE DO RECÉM-NASCIDO
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/12/2021 - 28/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Projeto a ser desenvolvido na Maternidade do Hospital Escola da UFPEL visando avaliar a prevalência de Diabetes mellitus gestacional (DMG) entre as puérperas e o impacto desta sobre a saúde dos nascidos vivos no período de 1º de janeiro de 2022 a 30 de junho de 2023 .

Objetivo Geral

Avaliar a prevalência de DMG entre as puérperas e as medidas de controle glicêmico utilizadas durante a gestação, assim como estimar a ocorrência de alterações metabólicas, respiratórias, cardiovasculares, ortopédicas, e de malformações dos seus filhos.

Justificativa

Tendo em vista o aumento dos casos de DMG e o fato da maternidade do HEUFPEL ser um serviço de referência para as gestantes com este diagnóstico, é relevante conhecer a prevalência dos principais desfechos perinatais e neonatais afetados por esta importante morbidade gestacional.

Muitos destes efeitos adversos são atribuídos a um pobre controle metabólico durante a gestação e inadequado cuidado materno e neonatal. Os dados obtidos poderão servir como base para propor possíveis estratégias de controle e manejo, ao identificar como a doença se caracteriza, além da identificação precoce das principais afecções que o neonato poderá apresentar.

Metodologia

Estudo observacional de delineamento transversal cuja população alvo serão as gestantes com DMG internadas na maternidade do HEUFPEL e seus conceptos.

Para o cálculo do tamanho amostral foram utilizados os seguintes parâmetros: prevalência estimada de DMG 20%, margem de erro de 1,5 pontos percentuais, nível de confiança de 95% e acréscimo de 10% para perdas. A amostra estimada é de 805. O cálculo foi realizado por meio do programa Epi Info 7.0. Nascem aproximadamente 900 bebês a cada ano no HEUFPEL, e o período de avaliação, será suficiente para obter a referida amostra.

Como instrumento de coleta de dados será utilizada uma planilha para registro de dados extraídos dos prontuários das mães e dos bebês. As variáveis coletadas serão:
-Idade materna (anos completos)
-Cor materna (branca, preta, amarela, parda, indígena)
-Escolaridade (em anos completos)
-Ocupação
-Consultas de Pré-Natal (número de)
-Diagnóstico de DMG
-Esquema de tratamento da gestante (dieta, hipoglicemiante oral, insulina,
ignorado)
-Realização de ecocardiograma fetal (sim, não, ignorado)
-Sexo do RN (masculino/feminino)
-Peso do RN
-Idade gestacional
-Alterações do RN
-Tratamento (sim/não)
-Evolução (alta hospitalar, óbito, ignorado)

A coleta de dados será realizada pelas pesquisadoras, duas médicas do Programa de Residência Médica em Pediatria e uma graduanda do curso de Medicina, por meio de avaliação dos prontuários médicos.

Os dados serão digitados no programa Epi Info e, posteriormente, será feita análise estatística com o programa Spss 21.0. Será realizada análise descritiva da amostra e análise bivariada entre fatores socioeconômicos e demográficos com o desfecho DMG. Será realizada análise descritiva das principais afecções dos neonatos. Serão obtidas as Razões de Prevalência Brutas (RP), considerando significativas as associações em que o valor de p for inferior a 0,05. Será utilizado o Teste do Qui-quadrado para as análises.

O coordenador será responsável pelas despesas com material de consumo (papel e cartucho de impressão). Não haverá outras fontes de financiamento.

O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

As atividades serão desenvolvidas conforme o cronograma abaixo:
Atualização do projeto: Dez 2021;
Revisão Bibliográfica: Jan 2022-Dez 2023;
Coleta de dados: Mar 2022-Jun 2023
Digitação dos dados: Mai 2022-Ago 2023
Análise de dados: Mai 2023-Ago 2023
Elaboração de artigos científicos: Set 2023-Dez 2023

Indicadores, Metas e Resultados

A prevalência de DMG entre as puérperas será de cerca de 20% e seus filhos apresentarão maior número de intercorrências neonatais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILE RODRIGUES PEREIRA
Carolina Damé Osório Lopes
DANIELA DANIELSKI CASTANHEIRA
ELAINE PINTO ALBERNAZ1
ISABELA CORRÊA TRAVIZI
VINNI ALVARENGA LIMA

Página gerada em 23/04/2024 21:36:27 (consulta levou 0.126496s)