Nome do Projeto
A utilização dos Sistemas de Informações Geográficas no Planejamento Urbano e Regional
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/11/2021 - 27/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto de ensino pretende dar continuidade ao projeto "Sistemas de Informações Geográficas como ferramenta de Planejamento Urbano e Regional", que foi encerrado em abril de 2020. O objetivo é complementar o material didático produzido no projeto anterior e elaborar novos conteúdos sobre Sistemas de Informações Geográficas (SIG), enfocando a sua utilização como ferramenta de Planejamento Urbano e Regional. Os conteúdos abordados se referem a procedimentos de geoprocessamento que auxiliam na elaboração de mapas temáticos, na manipulação e análise de dados que possam ser espacializados e georreferenciados. O material produzido pretende apoiar as disciplinas práticas de estudos urbanos, especificamente as disciplinas de Planejamento Urbano e Planejamento Regional do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, bem como, dar suporte a trabalhos de pós-graduação, pesquisa e extensão que necessitam da utilização de SIG para a realização de análise espacial e para a construção de mapas temáticos.

Objetivo Geral

O projeto de ensino pretende contribuir com as disciplinas práticas de estudos urbanos e regionais, a partir da elaboração de material didático para dar suporte à utilização de Sistemas de Informações Geográficas nos estudos e exercícios de planejamento urbano e regional, propostos nas disciplinas da graduação e pós-graduação.

Justificativa

As disciplinas de Planejamento Regional e de Planejamento Urbano utilizam o SIG para a realização dos exercícios práticos e desenvolvem conteúdo sobre o assunto, por isso identifica-se uma necessidade de sistematizar o conhecimento produzido e abordado, além de facilitar e ampliar o acesso dos alunos, professores e pesquisadores a um material de consulta específico para esta área de conhecimento.
Os Sistemas de Informações Geográficas são uma importante ferramenta de planejamento urbano e regional, sendo muito utilizada na prática profissional nessa área, tanto no setor público como no setor privado. Assim, o conhecimento teórico e prático sobre SIG é fundamental para a formação e atuação dos arquitetos e urbanistas, que estão habilitados a trabalhar com Planejamento Urbano e Regional. As disciplinas de Planejamento Urbano e de Planejamento Regional da FAUrb abordam conteúdos de SIG e realizam atividades práticas utilizando o SIG como ferramenta de planejamento. A partir da prática didático-pedagógica nessas disciplinas foi possível observar que: 1) há interesse, curiosidade e empenho por parte do alunos em aprender e desenvolver habilidades sobre este conteúdo; 2) devido à complexidade do tema (não pela dificuldade, mas pela amplitude dos assuntos) e a utilização prática de SIG na disciplina, identifica-se a necessidade de um material de apoio que acompanhe o aluno ao longo do semestre, facilitando a consulta a qualquer momento; 3) os materiais disponíveis sobre o assunto apresentam enfoques diversificados, dada a variedade de aplicações possíveis dessa ferramenta, dificultado o acesso a conteúdos específicos voltados para o Planejamento Urbano e Regional.
Nesse sentido, a proposta de elaboração de material didático que contemple os conteúdos sobre SIG desenvolvidos nas disciplinas e necessários à prática profissional na área Planejamento Urbano e Regional são fundamentais para o maior aproveitamento da ferramenta disponível e para possibilitar o fácil acesso e o aprofundamento do conhecimento nessa área.

Metodologia

A proposta de trabalho consiste primeiramente na análise do material produzido no projeto anterior para complementar os conteúdos abordados e definir a inserção de novos conteúdos. Em seguida, será feita a pesquisa e a organização dos conteúdos que irão compor o material didático para, então, elaborar estratégias de abordagem desses conteúdos, definindo a produção do material. Ao final, será feita a disponibilização do material didático em meio digital para ampla divulgação e consulta dos interessados.

Indicadores, Metas e Resultados

O principal resultado esperado pela realização do projeto de ensino é promover a ampliação e facilidade de acesso ao conhecimento fundamental sobre Sistemas de Informações Geográficas e a sua utilização em planos, projetos e demais atividades práticas na área de planejamento urbano e regional. Pretende-se ainda contribuir para a formação mais completa e atualizada do profissional que irá trabalhar nessa área, possibilitando o desenvolvimento do conhecimento em SIG - ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada nas atividades voltadas para o desenvolvimento e o planejamento de cidades e regiões.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA NETO DE FARIA2
ANA PAULA POLIDORI ZECHLINSKI4
GUSTAVO BENEDETTI SANTIAGO
MAURICIO COUTO POLIDORI2
THALIA DE PAULA GARCIA

Página gerada em 28/03/2024 21:09:06 (consulta levou 0.148902s)