Nome do Projeto
Avaliação do impacto das mudanças climáticas sobre os aspectos ambientais do município de Canguçu/RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/12/2021 - 30/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
As mudanças climáticas deverão repercutir, em algum grau, efeitos em todas as localidades do Planeta. Tais efeitos apresentam aspectos positivos e também negativos. Compreender como a segurança alimentar e hídrica, o turismo, os transportes, a geração e fornecimento de energia, a defesa civil, o setor agrícola, a saúde, e muitas outras questões, podem ser afetadas pelas mudanças climáticas é de enorme relevância, pois possibilita propor ações mitigadoras, protetivas e até exploradoras dos impactos observados. O município de Canguçu-RS, se não percebe agora, perceberá as mudanças climáticas. Um dos muitos exemplos é o impacto sobre a agricultura familiar, fortemente desenvolvida no município, e cujo perfil de produção agrícola está sujeito a muitas incertezas e riscos diante das condições ambientais, especialmente em situações de eventos climáticos extremos e adversos. Assim, tem-se como propósito a caracterização do impacto das mudanças climáticas sobre os aspectos ambientais do município de Canguçu-RS, com o intuito de proporcionar conhecimento suficiente para a devida tomada de decisões diante dos cenários climáticos futuros, e propor ações de enfrentamento às mudanças climáticas para o município.

Objetivo Geral

Caracterizar o impacto das mudanças climáticas sobre os aspectos ambientais do município de Canguçu-RS, e propor ações de enfrentamento às mudanças climáticas.

Justificativa

Obter informações que possam auxiliar na proposição de ações mitigadoras, protetivas e exploradoras do impacto das mudanças climáticas sobre os aspectos ambientais do município de Canguçu-RS.

Metodologia

Este projeto deve ter como ponto de partida a robusta revisão bibliográfica sobre os seguintes pontos mais abrangentes: do município de Canguçu-RS, do ponto de vista de seus aspectos ambientais, sociais e econômicos; da climatologia local; de variabilidade climática; de mudanças climáticas; de legislação ambiental; de recomendações e protocolos de ação de enfrentamento às mudanças climáticas; tendo-se em mente que as ações específicas do projeto podem exigir referencial teórico de tópicos específicos. As ações a serem implementadas provavelmente exigirão o levantamento de dados, como: meteorológicos; climatológicos, hidrológicos; hidrogeológicos; sociais e econômicos do município; de eventos que promovam a variabilidade climática para o local; dos cenários futuros diante das mudanças climáticas; de legislações ambientais específicas; recomendações e protocolos de enfrentamento às mudanças climáticas, orientadas por órgãos nacionais e internacionais. Os dados obtidos de forma gratuita serão processados estatisticamente e analisados a fim de se obter a identificação do comportamento médio das variáveis abordadas nas respectivas ações do projeto, permitindo a caracterização ambiental de susceptibilidade às mudanças climáticas e os impactos observados no local diante de tais mudanças. Após a caracterização de susceptibilidade serão planejadas formas de enfrentamento às mudanças climáticas e seus impactos para o município de Canguçu-RS. Os planos de enfrentamento que serão desenvolvidos e propostos devem ser claros, objetivos e de possível execução em curto, médio e longo prazo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se identificar os aspectos ambientais que serão impactados pelas mudanças climáticas, buscando-se inclusive quantificar e qualificar tais impactos, sempre que possível. Tais resultados podem ser obtidos na forma de mapas, cartas, tabelas, produção textual, produção de artigos técnico-científicos, entre outros. Após a caracterização ambiental impactada deve-se elaborar planos de enfrentamento às mudanças climáticas, com a expectativa de divulgação e ações junto à órgãos públicos e privados, e, com a comunidade local.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DÉBORA DE SOUZA SIMÕES3
LUCIANA BARROS PINTO1
NATALI DORNELLES PACHECO
PALOMA CARDOSO PEDROSO

Página gerada em 25/04/2024 19:05:09 (consulta levou 0.141247s)