Nome do Projeto
III Congresso Internacional Punição e Controle Social: Workshop Justiça Criminal e Questões Sociais no Sul Global
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/11/2021 - 26/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Cultura
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
O III Congresso Internacional Punição e Controle Social – Workshop Justiça Criminal e Questões Sociais no Sul Global pretende reunir profissionais, docentes e pesquisadoras e pesquisadores sobre a justiça criminal e as questões sociais e humanas em experiências históricas e perspectivas a partir do sul global. A proposta é unir contribuições na tentativa de prosseguir no debate sobre a conjectura da justiça criminal (e seus atores) na contemporaneidade, como também no reflexo às questões sociais diante das desigualdades, vulnerações e violências que envolvem diferentes jurisdições e contextos, no âmbito da América Latina e África, mas também em outras dimensões d(e)o Sul.

Objetivo Geral

Busca reunir pesquisadores e profissionais em torno do workshop Justiça Criminal e Questões Sociais no Sul Global, como também aprofundar a problemática em torno da justiça criminal e dos direitos humanos.

Justificativa

O desenvolvimento de espaços produtivos para o estudo e a pesquisa sobre tal problemática permite aprofundar uma perspectiva comparada com certa coesão cultural. Isso porque as nações latino-americanas e africanas apresentam traços característicos que permitem esse estudo comparativo, seja desde um enfoque geográfico regional ou a partir dos vários pontos de semelhança existentes entre elas (experiência colonial, língua – espanhol e português –, sujeição aos interesses econômicos das grandes potências etc.). Aproximando-se da realidade social, é possível trazer ao ambiente acadêmico e científico a discussão de técnicas e a solidificação de parcerias que contemplem as reais demandas da sociedade e, a partir da compreensão das mesmas, compor mecanismos capazes de promover a transformação social.

Metodologia

Os grupos de trabalho estão estruturados a partir da interseção entre justiça criminal e questões sociais, assim indicados:

Justiça criminal e direitos humanos
Justiça criminal e atores
Justiça criminal e memória
Justiça criminal e perspectivas interdisciplinares

Também serão realizadas mesas e conferências com palestrantes nacionais e estrangeiros.

Indicadores, Metas e Resultados

O evento busca aproximar perspectivas internacionais com dimensões correlatas, como o enfrentamento da violência, a desigualdade social e o desrespeito aos direitos humanos. Além disso, propicia relações acadêmicas, científicas e interinstitucionais entres países a partir do Sul-Sul, imprescindível para refletir sobre políticas públicas regionais e locais tendo como base as vivências e experiências próximas e com impacto social, político e jurídico na comunidade.

Página gerada em 28/03/2025 23:01:54 (consulta levou 0.123302s)